Buscar

O que é Científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O texto "O que é Científico", escrito por Rubem Alves, traz algumas ilustrações para tentar esclarecer esta dúvida. Faça a leitura de seu primeiro capítulo e:
1º - Faça um breve resumo, recontando a história com suas palavras.
2º - Ao final, responda você mesmo a pergunta: O que é científico? , considerando a reflexão sugerida pelo texto.
 1 - A história se passa em uma aldeia de Índios, onde existe um rio com criaturas místicas. Os habitantes do lugar criavam lendas onde tais criaturas possuíam poderes, porém nunca haviam conseguido contato com essas criaturas, até que um dia em que um habitante dessa aldeia inventou uma rede de pesca e conseguiu capturar essas criaturas ( peixes).
 Este habitante se destacou em meio aos habitantes daquele lugar, pois o mesmo conseguiu prover um serviço muito importante para aquelas pessoas ( pescar),  os outros habitantes começaram a imita-lo e também desenvolveram redes de pesca. 
 Com o tempo os fabricantes de rede de pesca formaram uma comunidade que se interessava apenas por isso ( fabricar redes e pescar peixes). Falavam apenas disso, e viviam apenas para isso,  rejeitando assim, tudo que não tivesse a ver com peixes ou com o que não podia ser pego com suas redes, para eles o que não fosse rede não era real, pois a rede podia pescar peixes, que os alimentavam, fertilizava o campo, fazia matar e curavam doenças. Porém ainda haviam muitas outras coisas que não podiam ser pegas pela rede, pois estavam fora do rio.
2 - Cientifico é tudo aquilo que a ciência  é capaz de explicar e provar com suas teorias, a rede que podia pescar os peixes significa a ciência na metáfora de Rubens Alves,  porém existem outras coisas que a ciência não é capaz de provar ou explicar, que na metáfora é representada pelas coisas que estavam fora do rio e a rede não podia pegar, mas não é porque a ciência não pode explicar algo que isso se torna menos real, só não é cientifico.

Outros materiais