A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Exercícios transporte pela Membrana

Pré-visualização | Página 1 de 1

Exercícios transporte pela Membrana
01) (UCS/2019) Em diversas espécies de animais, o intestino delgado é o principal local de absorção de água, íons e nutrientes.
Esse processo envolve uma série de mecanismos de transportes de substâncias para dentro e para fora das células que compõem a parede intestinal.
Em relação aos processos de transporte transmembrana, é correto afirmar que
A) a membrana celular é permeável às moléculas hidrofílicas, consequentemente, as gorduras se difundem livremente pela membrana
B) a água é capaz de atravessar a membrana celular e, normalmente, se desloca em direção ao ambiente mais concentrado em solvente.
C) a glicose, importante molécula nutriente, somente consegue entrar nas células intestinais por meio de uma proteína transportadora. *******
D) os íons sódio são importantes constituintes dos líquidos intra e extracelular e atravessam livremente a membrana plasmática, por serem moléculas pequenas e sem carga.
E) a bomba de sódio-potássio tem papel fundamental no processo absortivo do intestino, colocando o potássio para fora das células intestinais e o sódio para dentro.
(Fupac/2012) A figura abaixo mostra 3 tipos de transporte (1, 2 e 3) através da membrana plasmática. Analise-a.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número que indica a passagem de O2 da água para as brânquias de um peixe e o transporte de glicose para o interior das células do corpo humano.
A) 1 e 1
B) 1 e 2 *****
C) 2 e 1
D) 2e 3
E) 3 e 2
 Em 1 tem-se um caso de difusão simples, uma vez que a substância passa pela bicamada lipídica. Esse processo ocorre, por exemplo, com gás O2 e gás CO2.
Em 2 tem-se um caso de difusão facilitada, pois, ocorre passagem de material do meio mais concentrado para o menos concentrado (portanto, transporte passivo), com auxílio de uma proteína transportadora. Esse tipo de transporte ocorre, por exemplo, com aminoácidos e glicose. Em 3 tem-se um caso de transporte ativo, em que a substância passa do meio menos concentrado para o meio de maior concentração, o que exige gasto de ATP.
Resp.: B
A figura abaixo trata-se de uma representação esquemática da passagem de partículas de soluto através da
membrana plasmática. Sobre o assunto, assinale o que for incorreto.
01) O transporte ativo, representado em Ⓓ, ocorre através da membrana plasmática, com gasto de energia, ou seja, ocorre contra o gradiente de concentração.
02) Em Ⓐ, Ⓑ e Ⓒ podemos observar exemplos de transporte pela membrana plasmática sem gasto de energia, tendendo a igualar a concentração da célula com a do meio externo, ou seja, acontece a favor do gradiente de concentração.
04) Em Ⓒ, está representada a difusão facilitada. Neste processo, algumas proteínas da membrana, ou permeases, atuam facilitando a passagem de certas substâncias. Podemos citar, como exemplo, o transporte de glicose em células do fígado.
08) A difusão facilitada corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão menos concentradas para uma região de maior concentração, como demostrado por Ⓓ. Neste tipo de transporte, faz-se uso de energia para passagem de substâncias do meio intracelular (hipotônico) para o meio extracelular (hipertônico).
16) Na osmose, representada em Ⓐ, partículas, íons e proteínas podem atravessar a membrana por simples difusão, com o objetivo da manutenção das concentrações em equilíbrio entre os meios intra e extracelular.