A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Seleção por competências (POT)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Psicologia Organizacional e do Trabalho | 3º Período
 @psicodidata
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
A seleção por competências é o processo de seleção de candidatos para um cargo, com base em situações passadas e que permitem predizer possíveis comportamentos na próxima atuação profissional. Nessa seleção a entrevista comportamental se faz de grande importância, já que permite analisar o perfil integral do candidato.
O primeiro processo da seleção por competências compreende divulgar amplamente o processo fora e dentro da empresa e treinar a gerência para a realização de entrevistas, para que as perguntas e questionamentos tenham um melhor direcionamento.
Já na entrevista, as perguntas precisam ser direcionadas às experiências passadas do candidato, de modo que o mesmo consiga transpor detalhes e transparência ao respondê-las. Tais perguntas são necessárias pois irão permitir predizer as características comportamentais do candidato e verificar se as mesmas se alinham ao cargo almejado na empresa.
Além disso, utilizar termos como: descreva, relate, explique permite ainda um maior panorama ao entrevistador sobre a conduta do candidato, permitindo que ele infira seu modo de agir perante contextos, sempre levando em contas suas ações e seus resultados.
Cabe ressaltar que o condutor da entrevista só deve explanar superficialmente sobre o cargo, sem se ater ao que a empresa busca, já que isso pode dar margem ao mesmo para responder e reagir conforme ao que lhe é esperado, sem espontaneidade.
Um bom entrevistador, é antes de tudo, alguém que domine técnicas e saiba conduzir o processo de modo obter as respostas dos candidatos da forma mais preditiva possível. 
Ao fim do processo, cabe por fim, a escolha de 3 a 5 candidatos com características em conformidade com o cargo para o envio ao requisitante, em sua escolha final.
2