A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
59 pág.
Admin de Conflitos e as Técnicas de Negociação

Pré-visualização | Página 11 de 15

de cada pessoa.
( ) Os conflitos sempre existirão nas empresas, pois as pessoas sempre geram conflitos.
( ) A mediação de conflitos compete somente aos gestores.
Nota: 10.0
A - V – V – F – F. 
B - F – V – V – F. 
Você acertou!
O conflito em si não é patológico nem destrutivo. Pode ter consequências funcionais e disfuncionais, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado (MOSCOVICI, 1999, p. 146). O conflito intrapessoal se dá em situações específicas de cada pessoa; os conflitos sempre existirão nas empresas, pois as pessoas sempre geram conflitos (Wachowicz, 2012, p. 15).
C - V – F – F – V. 
D - V – V – V – V.
Questão 5/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Caso ocorram muitas divergências na comunicação, é possível pedir que haja a figura de um mediador, ou seja, uma pessoa que atue de forma imparcial e que possa direcionar as conversas em tom amigável.
 
Sobre as características presentes no perfil do mediador, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I. Ser paciente, observador, respeitoso e ponderado.
II. Não deixar que as pessoas expressem suas mágoas, somente suas ideias e conflitos.
III. Ter flexibilidade, maturidade, intuição e autoconfiança.
IV. Saber usar de forma adequada as palavras e o momento de dizê-las.
Nota: 10.0
A - As afirmativas I e II são verdadeiras.
B - Somente a afirmativa IV é verdadeira.
C - As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Você acertou!
Ser paciente, observador, respeitoso e ponderado; ter flexibilidade, maturidade, intuição e autoconfiança, saber usar de forma adequada as palavras e o momento de dizê-las; e deixar que as pessoas expressem suas mágoas, ideias e conflitos (Wachowicz, 2012, p. 80).
D - Somente a afirmativa II é verdadeira.
Questão 6/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do trecho a seguir.
Segundo Moore (1998, p. 29), o conceito de mediação é geralmente definido como a interferência em uma ___________ ou em um ___________ de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de __________ limitado ou não autoritário e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um __________, mutuamente aceitável com relação às questões em disputa.
Nota: 10.0
A - negociação; conflito; decisão; acordo.
Você acertou!
Segundo Moore (1998, p. 29), o conceito de mediação é geralmente definido como a interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de decisão limitado ou não autoritário e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo, mutuamente aceitável com relação às questões em disputa. (Wachowicz, 2012, p. 29)
B - decisão; acordo; negociação; conflito.
C - negociação; acordo; decisão; conflito.
D - decisão; conflito; negociação; acordo.
Questão 7/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Segundo Gil (2006, p. 246), “negociação é a procura comum da regulação das divergências”. Inicialmente as pessoas buscam chegar a um acordo, a um consenso, em que todos se sintam satisfeitos.
 
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do trecho a seguir.
Negociação é o uso da _________ e do _________, com o fim de influenciar o 
_________ dentro de uma rede de tensão. (Cohen; Fink, 2003, p. 13)
 
A - inteligência; cérebro; conhecimento.
B - informação; poder; comportamento.
Você acertou!
Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão (Wachowicz, 2012, p. 41).
C - mente; poder; pensamento.
D - informação; pensamento; desenvolvimento.
Questão 8/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
A forma pela qual os indivíduos se comunicam na negociação identifica algumas dimensões que, para Lewicki, Saunders e Minton (2002, p. 145) podem apresentar alguns aspectos.
 
Assinale a alternativa que demonstre os aspectos dos autores citados anteriormente.
Nota: 0.0
A - O uso da linguagem polarizada, na qual os negociadores utilizam palavras negativas ao falar das suas próprias posições e palavras positivas ao se referir à posição do outro.
B - A transmissão de imediação verbal, baixa e não planejada, para atrair ou reter a outra parte.
C - O grau de diversidade léxica, isto é, o domínio de vocabulário amplo, rico, no qual altos níveis denotam conforto e competência com a linguagem.
Conforme Lewicki, Saunders e Minton (2002, p. 145), o grau de diversidade léxica, isto é, o domínio de vocabulário amplo, rico, no qual altos níveis denotam conforto e competência com a linguagem. (Wachowicz, 2012, p. 75)
D - A extensão do estilo de linguagem de baixo poder, com o alto poder denotado pelo uso de atenuadores verbais.
Questão 9/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
O mediador é uma terceira parte, uma pessoa que tem a função de auxiliar na disputa de modo imparcial. Ele tem uma participação direta e crítica no encaminhamento para a solução do impasse que há em um conflito ou em uma negociação (WACHOWICZ, 
2012, p. 29).
 
Assinale a alternativa correta, sobre a ação do mediador.
Nota: 0.0
A - O mediador tem sempre papel muito passivo no processo.
B - Normalmente, ele inicia o processo fazendo uma reunião com as duas partes envolvidas, visando a estabelecer regras gerais segundo as quais o processo de mediação irá ocorrer.
O mediador tem sempre papel muito ativo no processo. Normalmente, ele inicia o processo fazendo uma reunião com as duas partes envolvidas, visando a estabelecer regras gerais segundo as quais o processo de mediação irá ocorrer. A função básica do mediador é fazer com que as partes definam algumas regras de procedimentos, concordem em se ouvir mutuamente e, finalmente, levar as partes a uma solução negociada entre elas. É importante destacar que o mediador não deve resolver a disputa, mas fazer com que as partes cheguem à melhor solução por sua própria conta. (Wachowicz, 2012, p. 30)
C - A função básica do mediador é fazer com que as partes definam algumas regras de procedimentos discordem em se ouvir mutuamente.
D - O mediador deve resolver a disputa.
Questão 10/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Para Schermerhorn Junior, Hunt e Osborn (1999), os conflitos estão presentes, sim, no ambiente de trabalho, mas o que os caracteriza são seus diferentes níveis – ou seja, quais parâmetros e hierarquias estão envolvidos.
 
Leia o trecho a seguir e assinale a qual nível de conflito ele se refere. 
“Rivalidade ou concorrência entre a empresa e seus fornecedores, clientes, mercado de atuação.”
Nota: 10.0
A - Intrapessoal
B - Interpessoal
C – Interorganizacional
Você acertou!
Para Schermerhorn Junior, Hunt e Osborn (1999), os conflitos estão presentes, sim, no ambiente de trabalho, mas o que os caracteriza são seus diferentes níveis– ou seja, quais parâmetros e hierarquias estão envolvidos. Interorganizacional: rivalidade ou concorrência entre a empresa e seus fornecedores, clientes, mercado de atuação. (Wachowicz, 2012, p. 16)
sequencia correta: 
A- INTRAPESSOAL; ( ) Dificuldades pessoais que interferem na relação com outros. 
B- INTERPESSOAL; ( ) Desacordo com outras pessoas, decorrente de divergências. 
C- INTERORGANIZACIONAL; ( ) Rivalidade ou concorrência entre a empresa e seus fornecedores, clientes, mercado de atuação. 
D- INTRAORGANIZACIONAL; ( ) Rivalidade ou concorrência entre a empresa e suas filiais. 
 
A-B-C-D; 
 
D-C-B-A; 
 
A-C-B-D; 
 
C-D-A-B; 
D - Intraorganizacional
Questão 11/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação (questão opcional)
Ética e moral são temas amplos e nem sempre discutidos ou aplicados no contexto organizacional. Stoner e Freeman (1999, p. 77) apontam que as questões éticas devem ser enfrentadas em todos os níveis da atividade empresarial. A ética empresarial envolve as regras básicas do comportamento individual,