Buscar

simulado - LINGUAGEM E AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulado CÓD MDc3MDY3NjU0NTgxNjA5OTU3OTA4
Realizado em 31-12-1969 - 21:00
Avaliação do Simulado: 90 pontos com acertos.
1-) Na educação há uma crença de que os professores aprendem por meio de sua prática profissional, no contexto escolar e na sala de aula, resolvendo problemas, refletindo sobre o que fazem e como fazem. Entretanto, o saber da prática não pode ser considerado suficiente para formar os professores. É preciso reconhecer a importância das teorias que oferecem subsídios para a reflexão em seu indispensável papel de tornar os fatos mais claros e compreensíveis (Lima e Reali, 2002). Nesse sentido, a formação de professores consiste em:
Práticas educativas que vão se tornando modelos para os professores de diferentes áreas.
Experiências desencadeadas nos campos de estágios e em práticas simuladas.
Capacidades de resolver problemas relacionados aos conflitos nas relações interpessoais.
Saberes adquiridos na prática profissional aliados à aquisição de bases teóricas consistentes.
2-) A linguagem é uma forma de ação interindividual, orientada por uma finalidade, um processo de interlocução, realizado nas práticas sociais existentes, nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história (...) a linguagem é constituída por um sistema de signos históricos sociais que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade.
Considerando a afirmativa acima é correto afirmar que:
A ampliação das diferentes formas de expressões da linguagem não encontra espaço privilegiado no ambiente escolar, uma vez que lida com apenas a linguagem culta.
A linguagem em suas diferentes formas não tem sido objeto de investigação no contexto dos estudos acerca de práticas linguísticas e doa ensino da linguagem.
O ensino na atualidade ainda desconsidera os interesses dos alunos e utiliza os textos unicamente para ensinar valores morais.
A linguagem existe para fazer com que os interlocutores consigam constituir um ambiente comunicável contribuindo com a identidade linguística de cada povo em cada tempo. Daí a importância de estudar as expressões de linguagem nos diversos tempos e contextos em que ela se apresenta.
As escolas e universidade valorizam a pluralidade de expressões de linguagem e com isso têm compreendido que é pela linguagem culta que se processa a compreensão e aceitação da complexidade humana.
3-) “O ato de ensinar as crianças a ler e a escrever – ou seja, as competências específicas do processo de alfabetização – também sofrem transformações. Para termos uma idéia dessas mudanças, até muito recentemente, considerava-se que a entrada da criança no mundo da escrita se fazia apenas pela aquisição das habilidades de relacionar letras e sons, ou seja, a codificação e decodificação”.
O texto acima diz que o professor deve rever sua postura docente diante das novas pesquisas em alfabetização, porque o enfoque mudou.
l- O aluno deve aprender somente o que interessa a ele;
ll - Ler e escrever é um ato que vai além de codificar e decodificar;
lll - Para aprender a ler e escrever o aluno precisa viver situações de vivências significativas;
lV - O professor ensina as crianças a ler e a escrever;
V- O professor é um mediador no processo de aprendizagem;
l,ll, lll
ll,lll,V
lll,lV,ll
lV,V,l
N.D.A.
4-) A alfabetização compreendida como um processo histórico social de múltiplas dimensões exige análise e enfoque numa perspectiva ampla, sem, contudo negar a sua especificidade, abarcando as contribuições das ciências linguísticas, antropologia, da sociologia, da psicologia, contribuindo para o estudo da alfabetização na totalidade de suas nuances dentro do processo ensino – aprendizagem.
É correto afirmar que:
As práticas de alfabetização possuem dimensão histórica, e um significado ideológico, que não podem estar presentes as relações de poder e dominação.
A língua escrita, desde a sua origem, está ligada aos processos de dominação/ poder e participação / exclusão inerentes as relações sociais.
No entanto, pode estar ligada também, ao desenvolvimento sociocultural e cognitivo dos povos, provocando mudanças significativas nas práticas comunicativas.
A língua escrita, desde a sua origem, está ligada aos processos de dominação/ poder e participação / exclusão inerentes as relações sociais.
No entanto, pode estar ligada também, ao desenvolvimento econômico, e de saúde dos povos, provocando mudanças significativas nas práticas comunicativas.
As práticas de alfabetização possuem um significado escolar e dimensão política, em que podem estar presentes as relações de poder e dominação.
N.D.A
5-) Na concepção de FERREIRO e TEBEROSKY a cerca da aprendizagem da linguagem escrita na Psicogênese da Língua Escrita:
A criança abandona a hipótese silábica e descobre a necessidade de fazer uma análise que vá além da sílaba pelo conflito entre a hipótese silábica e a exigência de quantidade mínima de caracteres (ambas as exigências puramente internas, no sentido de serem hipóteses originais da criança) e o conflito entre as formas gráficas que o meio lhe propõe e a leitura dessas formas em termos de hipótese silábica (conflito entre uma exigência interna e uma realidade exterior ao próprio sujeito).
Julgue os itens, e assinale a alternativa correta:
I- As crianças possuem capacidades inatas para o aprendizado da leitura e da escrita, pois possuem capacidade de identificar sons e sinais, tem coordenação motora e espacial, etc.,
II- A aquisição dos conhecimentos depende das estruturas cognitivas e principalmente de sua interação sócio-cultural com a natureza, ou seja, interacionismo.
III- As crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes. Essas são as que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar muito antes, através da possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriar-se da escrita.
IV- A escrita não era somente o domínio de relações entre grafemas e fonemas e sim um processo onde a criança seria o autor principal criando e entendendo o funcionamento da língua escrita a partir de um sistema de representação pré-concebido, isto é, contextualizado.
I, II, e III
I, II, e IV
I,III e IV
Todas
6-) A pesquisadora EMILIA FERREIRO propõe para a alfabetização de crianças quanto a linguagem escrita.
Julgue os itens e assinale a alternativa incorreta:
I- O gesto é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança, assim como uma semente contém um carvalho.
II- A compreensão das funções sociais da escrita, que determinam diferenças na organização da língua escrita e, portanto geram diferentes expectativas a respeito do que se pode encontrar por escrito nos múltiplos objetos sociais que são portadores da escrita (livros, cartas, embalagens, cartazes);
III- A leitura compreensiva de textos que correspondem a diferentes registros da língua escrita, enfatizando a leitura silenciosa mais que a oralidade convencional;
IV- A produção de textos respeitando os modos de organização da língua escrita que correspondem a estes diferentes registros; a atitude de curiosidade e falta de medo diante da língua escrita.
I, II e III
I e II
I
II, III e IV
7-) A teoria desta pesquisadora foi construída na América Latina, onde a evasão e a retenção escolar cresciam de forma alarmante. Como importante saída para esta problemática, ela repensou o processo de aquisição da leitura e escrita. Pesquisou a psicogênese da língua escrita, verificando que as atividades de interpretação e de produção da escrita começam antes da escolarização, e que a aprendizagem dessa escrita se insere em um sistema de concepções, elaborada pelo próprio educando, cujo aprendizado não pode ser reduzido a um conjunto de técnicas perceptivo-motoras.
A pesquisadora de que trata o texto é:
Emília Ferreiro
Maria Teresa Nidelcoff
Rosa Maria Torres
Maria Montessori
8-) A teoria da “Psicogênese da Língua Escrita” escrita por EMILIA FERREIRO propõe etapas para que uma criança esteja
alfabetizada: Pré-silábica, Silábica e Silábico-alfabética. Julgue os itens a cerca das etapas e assinale a alternativa correta.
I- Na fase pré-silábica a criança não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; nessa fase a criança não compreende que a escrita representa a fala, sons das palavras ou o objeto a que o nome se refere, por isso utiliza-se de desenhos, símbolos, traços, números e rabiscos para escrever. Isto acontece porque entende a leitura dessa forma.
II- Na fase silábica a criança interpreta a letra a sua maneira, atribuindo o valor de sílaba a cada uma; a passagem de um nível para outro ocorre quando a criança esbarra em algum obstáculo e sua hipótese. Não consegue explicar a leitura e a escrita. É o momento em que a criança faz correspondência entre a escrita com a fala, sendo a fase mais importante da alfabetização.
III- Na fase Silábico-alfabética a criança mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; e alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas. A criança começa a ter necessidade de acrescentar mais letras do que utiliza na hipótese silábica, geralmente um professor que não tenha conhecimento desse assunto considera que o aluno tenha regredido e, no entanto, está bem próximo de entender a escrita convencional.
I
II
III
Todas
9-) A cerca da construção da escrita AJURIAGUERRA e GRAJAN (1995), escreveram: “...a escrita resulta de uma aprendizagem que depende de numerosos fatores estreitamente dependentes da adaptação afetiva e da personalidade das crianças, entre os quais se podem citar o gosto pela escola, as relações com os pais e o professor”. Entre as dificuldades da aquisição da linguagem escrita estão:
I- No cotidiano escolar a partir de observações percebe-se que crianças com dificuldades de aprendizagem podem estar passando por períodos de desordens emocionais.
II- No desenvolvimento da linguagem escrita, não conseguem se expressar através do desenho.
III- A ausência de brincadeiras do faz de conta, pois o período pré-escolar é fundamental para o desenvolvimento da escrita, neste período são oferecidas atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) e artes (desenhos, pinturas, etc),
IV- Desconsiderar que a criança seria o autor principal criando e entendendo o funcionamento da língua escrita a partir de um sistema de representação pré-concebido, isto é, contextualizado.
I e II
I, III e IV
III e IV
II, III e IV
10-) Leia a tirinha, e acerca das dificuldades de aprendizagem na escola que podem ser consideradas uma das causas que podem conduzir o aluno ao fracasso escolar, assinale a alternativa correta.
I- As dificuldades de aprendizagem têm origens apenas cognitivas, é atribuído ao aluno o seu fracasso, considerando que haja algum comprometimento no seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo, lingüístico ou emocional (conversa muito, é lento, não faz a lição de casa, não tem assimilação, entre outros) e desestruturação familiar.
II- As dificuldades de aprendizagem na escola podem ser consideradas uma das causas que podem conduzir o aluno ao fracasso escolar.
III- As dificuldades de aprendizagem não podem ser atribuídas somente aos transtornos cognitivos e emocionais dos alunos, mas também a escola pode ser determinante neste processo.
I e II
I e III
II e III
Todas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando