Buscar

Resumo_ Avaliação Antropométrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Avaliação Antropométrica
· Obesidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde no mundo (WHO, 2010). O excesso de peso e a obesidade constituem o segundo fator de risco mais importante para a carga global de doenças e estão associados com várias doenças crônicas não transmissíveis – DCNT
A obesidade é considerada uma doença crônica, multifatorial e o distúrbio nutricional mais comum na infância. O aumento crescente do número de obesos no mundo indica a grande participação do ambiente na gênese da doença, com hábitos dietéticos, sedentarismo e fatores psicossociais, responsáveis por 95% dos casos.
· Classificação 
· Obesidade Endógena: secundária a doenças ou uso de medicamentos.
· Obesidade exógena: resultado de uma interação entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais em que a ingestão alimentar é maior que o gasto energético.
· Prevenção e Tratamento 
· Pirâmide da Obesidade
· Cirurgia Bariátrica
· Medicamentos
· Mudanças de Comportamentos
· Nutrição e alimentação
· O que significa saúde?
A Organização Mundial da Saúde (OMS), procurou definir a saúde de forma positiva, incluindo fatores como alimentação, exercícios e até mesmo o acesso da população ao sistema de saúde, abrindo espaço para uma visão mais ampla no que se refere a saúde.
· Indicadores de Saúde 
· Atividade Física 
· Sobrepeso e obesidade 
· Uso de tabaco 
· Abuso de substâncias químicas 
· Comportamento sexual responsável 
· Saúde mental Acidentes e violências 
· Qualidade ambiental 
· Imunizações 
· Acesso aos cuidados de saúde
· Antropometria 
O método antropométrico permite a avaliação do peso e da altura e outras medidas do corpo humano. Ele representa um importante recurso para a avaliação do estado nutricional do indivíduo e ainda oferece dados para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças.
A medida de massa corporal mais tradicional é o peso isolado ou peso ajustado para a altura. Mais recentemente, tem-se notado que a distribuição de gordura é mais preditiva de saúde.
A antropometria integra um conjunto de atividades rotineiras que perpassa pela observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais da população, ou seja, a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN).
· Tipos de medidas 
· IMC 
· Relação Cintura Quadril 
· Dobras cutâneas 
· Pesagem hidrostática
· Classificação 
Existem diversas maneiras de classificar e diagnosticar a obesidade. Uma das mais utilizadas atualmente baseia-se na gravidade do excesso de peso, o que se faz através do cálculo do Índice de 
· Massa Corporal (IMC ou Índice de Quetelet) unidade de medida = kg/m²
· IMC= PESO/ ALTURA²
· IMC ou Índice de Quetelet 
O uso do IMC é prático e simples e a sua aplicação é recomendada para adultos. A avaliação da massa corporal em crianças e adolescentes é feita através de tabelas que relacionam idade, peso e altura
· Aplicabilidade da Antropometria 
· Estatura X Altura
O termo “estatura” pode ser utilizado para expressar tanto o comprimento (medida aferida com o indivíduo deitado) quanto a altura (medida aferida com o indivíduo em pé). Adota-se o termo “comprimento” para a estatura de crianças menores de 2 anos e o termo “altura” para a estatura de crianças maiores de 2 anos, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
· Princípios para Antropometria 
Para a correta tomada do peso e da estatura, deve-se garantir, previamente, o perfeito funcionamento dos equipamentos. A manutenção dos equipamentos é muito importante a fim de evitar erros causados por problemas ou defeitos dos mesmos. Dentre os equipamentos utilizados, a balança é o que gera mais erros por falta de manutenção.
· Verificar o nivelamento do solo. 
· Aferir a balança (Tara) 
· Recomenda-se calibrar a balança a cada 10 pesagens
· Avaliação do peso 
Balança com precisão de 100g . O avaliado deve se posicionar em pé, de costas para a escala da balança, com afastamento lateral dos pés. Em seguida coloca-se sobre e no centro da plataforma, ereto com olhar num ponto fixo à sua frente. É realizada somente uma medida.
· Ao subir na balança o avaliado deverá ficar no centro da mesma. 
· Travar a balança, antes do avaliado subir. 
· A leitura deve ser feita na borda interna da escala
· Avaliação da Estatura 
· O avaliado de deve ficar em pé, posição ereta, braços estendidos ao longo do corpo e pés unidos. 
· Procurar por em contato com o instrumento de medida as superfícies posteriores do calcanhar, cintura pélvica, cintura escapular e região occipital. 
· A medida é feita com o avaliado em apneia inspiratória. 
· A cabeça deve estar orientada paralela ao solo. O avaliador deve se posicionar à direita do avaliado.

Outros materiais