Buscar

AD1 AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)
	Aluno: Cindy Batista da Rosa Neves
	Matrícula: 17216080124
	Polo: Santa Maria Madalena
	E-mail: cindy.macabu@hotmail.com
Disciplina: Avaliação e Educação
Coordenador: Claudia de Oliveira Fernandes
AD1 – 2020.2
1ª QUESTÃO: (5,0 pontos)
RESPOSTA: 
Ao fazer a leitura dos textos 1 e 2 e os vídeos sobre a avaliação na aprendizagem, me chamou muita atenção em refletir tanto no ensino fundamental quanto no médio sobre os métodos de avaliações: correções dos cadernos ao final de cada bimestre, apresentações de trabalhos, testes e provas, que sempre foram os mesmos utilizados pelos professores em todas as séries. 
Quando se fala em “Acolher o educando, eis o ponto básico para proceder atividades de avaliação, assim como para proceder toda e qualquer prática educativa. [...]” (Luckesi, p.3), percebia-se que os professores sempre estavam preocupados em concluir os conteúdos no tempo em que eram determinados (a cada bimestre), quando o aluno não atingia a nota vinha a prova de recuperação, como forma de recuperar a nota para “passar de série”. Assim, o trecho à seguir me chamou muita atenção referente aos instrumentos:
“Será que nossos instrumentos de avaliação da aprendizagem, utilizados no cotidiano da escola, são suficientemente adequados para caracterizar nossos educandos? Será que eles coletam os dados que devem ser coletados? Será que eles não distorcem a realidade da conduta de nossos educandos, nos conduzindo a juízos distorcidos?” (Luckesi, p.5)
Refletindo sobre os instrumentos de avaliação, eu como aluna, o que foi apresentado, o que foi respondido em cada teste e prova, foi memorização para aquele determinado momento, são poucos os conteúdos que me recordo em responder quando me perguntam sobre. Existe muita decoreba, e quando nós alunos precisávamos para fazer alguma prova Brasil, por exemplo, sempre encontrávamos dificuldades em realizar a mesma, e a escola com o índice baixo nessas avaliações.
“[...] Aceitamos que cada aluno chega à escola com uma bagagem determinada e diferente em relação às experiências vividas, conforme o seu ambiente sociocultural e familiar, sendo condicionado por suas características pessoais. [...]” (Zabala, p.2) Considerar e aceitar a bagagem sociocultural e familiar do aluno é de grande importância em seu aprendizado, felizmente sempre que algum discente tinha algum problema no que se refere sua aprendizagem e seu comportamento na escola, a mesma sempre acolhia e procurava ajudar o aluno em qualquer situação. 
Aprendi que existem vários métodos de avaliar o aluno, e essa avaliação se dá em todo processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, principalmente considerar também a bagagem que ele leva consigo para sala de aula. Se determinada forma de avaliação não foi capaz de fazer com que o aluno alcançasse o objetivo proposto, existem sim outras formas e métodos para ele aprender. As vezes um aluno não é bom em escrever, mas ele é bom em explicar oralmente, seus interesses nos estudos no decorrer dos dias, isso tudo deve considerar seu processo de ensino e aprendizagem. Avaliar esses resultados seja positivo ou negativo consistem em processos de observação e mudança como conclui no trecho a seguir: 
“[...] O alcance dos objetivos por parte de cada aluno é um alvo que exige conhecer os resultados e os processos de aprendizagem que os alunos seguem. E, para melhorar a qualidade do ensino, é preciso conhecer e poder avaliar a intervenção pedagógica dos professores, de modo que a ação avaliadora observe simultaneamente os processos individuais e grupais. [...]” (Zabala, p.3)
Conclui-se que os métodos de avaliação, o que avaliar e como avaliar ainda tem muito que mudar, para que o aluno consiga alcançar seus objetivos e sua aprendizagem em sala de aula, de forma que ele não decore naquele determinado momento, e sim aprenda de verdade com mudanças pedagógicas que precisam serem feitas. 
2ª QUESTÃO: (5,0 pontos)
RESPOSTA:
Em conversa com uma vizinha, fiz os questionamentos mencionados e a mesma me relatou algumas de suas experiências, na época de escola. Contou-me sobre as apresentações em grupo, sobre leituras de livros e logo após, passar para o professor uma sinopse do livro lido. Contou-me sobre dias de avaliação feita através das provas, aplicadas sempre ao final de cada conclusão de matéria ou bimestre. 
Na minha visão após essa conversa, os métodos de avaliação até que não mudaram tanto, mesmo com a inclusão da tecnologia, que pra mim foi uma das principais mudanças. A visão dela sobre avaliação, pelo que pude perceber, é que avaliação é a resposta de todo o processo de ensino. Mesmo que muita das vezes, alguns professores, ou, porque não dizer, algumas escolas, deixam de explorar métodos disponíveis para avaliar o aluno. O que ela me pareceu achar, é que muitas vezes existe a preocupação de medir o conhecimento dos alunos, quando muitas vezes estes mesmos conteúdos, são mal explicados, mal explorados, não por conta única e exclusivamente do professor, mas do nosso modelo de educação. O que segundo ela é ruim para que o aluno absorva verdadeiramente esse conteúdo. Em contra partida, a mesma conclui que concorda de que exista sim uma forma de avaliar esses conhecimentos, mas que avaliação deveria ser uma forma de ajudar o aluno a entender e reconhecer suas capacidades e não uma simples transferência de informações a fim de concluir um curso. 
Para ela, ainda que usando os métodos antigos, existe possibilidade de agregar boas condutas em relação à aplicação de provas e métodos para avaliar o aluno, ou melhor, o conhecimento absorvido pelos alunos ao término de cada matéria ou curso. E essa avaliação para ela não deve ser vista somente como um termômetro de conhecimento do aluno, mas da escola em geral, afinal, os resultados dos alunos, dizem e muito sobre a escola que ele freqüenta. Conclui que avaliação tem que acontecer em vários momentos dentro da sala de aula, ela acha que avaliação devem ser uma soma, de provas aplicadas, com a percepção e observação do professor com seus alunos, no dia a dia e através de outras atividades.

Outros materiais