Buscar

2ºTEXTO REGIMENTO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR
EMEF LUIZ ALBERTO LEAO
OLIVEIRA, Cledson Matias[footnoteRef:1] [1: 1. Acadêmico do 7º Período do Curso de Pedagogia – Licenciatura do Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues-ISEAR. Estágio supervisionado V. Orientadora Prof.ª Elenir 2018/1] 
LINS, Lucy Gleide Santos de Souza[footnoteRef:2] [2: Acadêmica do 7° Período do Curso de Pedagogia – Licenciatura do Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues-ISEAR. Estágio supervisionado V. Orientadora Profª Elenir 2018/01] 
Sabemos, que toda unidade escolar possuem o seu Regimento Escolar. Ele é um conjunto de regras, limites, estabelecendo direitos e deveres, que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar, estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realiza-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no processo de ensino. As instituições de ensino de todos Brasil, de todos os níveis, são regidas pelas disposições gerais da educação nacional, definidas pela Le de Diretrizes e Bases popularmente conhecida como LDB cujo foi sancionada pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Regimento Escolar não trata de uma mera burocracia exigida pelo poder público apenas para autorizar seu funcionamento. Trata-se de um documento que fortalece a gestão escolar onde professores, funcionários, coordenadores, alunos e pais podem e devem opinar para que a educação de uma escola seja melhorada e atinja excelência nos serviços prestados por ela.
A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, estrutura e organização e de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação (LIBÂNEO, 2004, p. 102).
O Regimento Escolar é um documento legal, de caráter obrigatório, elaborado pela instituição escolar que fixa a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar do estabelecimento que regula as suas relações com o público interno e externo.
O Regimento Escolar, juntamente com o Projeto Político Pedagógico-PPP, são os dois documentos básicos da escola e pala quais ela deve reger-se, de acordo com o que dita da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. O material em discussão deve ser regido de modo sucinto e objetivo; não pode ser confundido com o PPP, embora suas linhas básicas dever ele constar. É indispensável que em todas as folhas, antes de qualquer texto, deve-se escrever Regimento Escolar, numerá-las e rubrica-las; não pode haver qualquer tipo de rasuras. 
	
Toda instituição deve possuir um conjunto de normas e regras que regulem a suas propostas explicitadas em um documento que deve está disponível para a consulta de toda a comunidade escolar (VEIGA, 1996, p.30).
Todo cidadão independentemente da idade que apresente, tem o direito de ser respeitado, entretanto tem a obrigação de respeitar o seu próximo, independentemente da idade e de sua função deste dentro da escola. Além disso, se caso não o fizer existem medidas educacionais que podem e necessitam ser aplicadas para que este possa receber a educação indispensável para se viver em sociedade, aprendendo que tem os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão, seja mais velho ou mais novo que ele.
 	
O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer (LIBÂNEO, 1994, p. 70).
Pedagogicamente falando, o regimento é de fato a própria filosofia de ensino na instituição. Embora já dissemos anteriormente que as questões relacionada a metodologia aplicável de uma determinada instituição de ensino, está descriminada ou descrita prioritariamente no PPP, sendo que os dois documentos são complementares para a realização do processo de ensino da unidade.
Em resumo no Regimento Escolar que observamos as normas e regras da convivência diária, sendo todos os envolvidos como gestores, funcionários, docentes e discentes das instituições precisam estar a par do rol dos direitos e obrigações que nele consta, sem falar que serve de parâmetro para a vida escolar.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas. Papirus, 1996.

Continue navegando