Buscar

CIRURGIA UNGUEAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabrielle Azambuja 
CIRURGIA UNGUEAL
	A unha é tecido morto, sem vasos e nervos e é a camada protetora da matriz do leito ungueal. A lúnula é a parte mais clara, perto da raiz, e é sinônimo de matriz ungueal; tem as pregas laterais e proximais. O seu crescimento é em torno de 0,1 mm por dia.
	A paroníquia é a infecção em torno da unha, podendo ser por fungo ou bactéria. Precisa de um trauma inicial, como ferimento por objeto cortante, ou penetração de pele e destruição da cutícula. A paroníquia aguda é causada por Staphilo aureus, Strepto beta hemolíticos ou gram negativos. Apresenta eritema, edema e dor, além de coleção purulenta. O TTO pode ser clínico, com ATB de amplo espectro e compressas úmidas; o TTO cirúrgico inclui drenagem sem anestesia e seguida de aplicação de PVPI ou permanganato de potássio por 15 minutos ou drenagem de abscesso subungueal com anestesia troncular.	A paroníquia crônica ocorre por infecção mista e o TTO é feito com retirada de eponíquio e cicatrização por segunda intenção.
	A onicólise é o descolamento da placa do leito ungueal através de algum trauma ou uso de cola. As onicomicoses acontecem em região subungueal proximal, lateral ou distal e os dermatófitos mais comum são o Trichophyton e Epidermophyton. O diagnóstico é clínico e com exame micológico direto ou em cultura e deve-se fazer diagnóstico diferencial de melanoma, psoríase e líquen plano. A onicogrifose é quando a unha se torna irregular, mais grossa e curva e aparece em idosos. Pode ser por traumas, alterações ósseas ou exostose subungueal (quando um tumor benigno começa a crescer embaixo da unha); o TTO é feito por avulsão ungueal ou destruição da matriz. A unha em pinça é dolorosa e idiopática e pode ser associada com exostose ou osteoartrite.
	A onicocriptose é a unha encravada e acontece em pacientes com alterações anatômicas, que cortam as unhas de forma errada, DM, HAS, obesos e com insuficiência renal crônica. O TTO conservador inclui água morna, retirada parcial da unha, aplicação de antisséptico e remoção da espícula; o TTO cirúrgico (cantoplastia) é indicado quando há dor, paroníquia ou onicogrifose, com ATB e destruição da matriz ungueal por fenolização ou excisão (se não é feito de forma completa, recidiva). Pode ser utilizado laser e eletrocoagulação, que geram menos dor e infecção, mas são mais caros e demoram mais pra cicatrizar. As complicações são recidiva, infecção contra-lateral e periostite.
	O hematoma subungueal acontece quando há coleção de sangue entre o leito e a placa ungueal; gera dor e precisa ser drenado. A biópsia ungueal deve ser feita na matriz ou no leito ungueal para assim ser útil.
	Os tumores periungueais incluem os benignos tumor glômico e as verrugas e os malignos melanoma e não-melanoma (basocelular e epidermóide). O melanoma é um tumor de rápido crescimento e com bordas irregulares; toda lesão escura é um melanoma até prova contrária. O sinal de Hutchinson aparece como uma irregularidade escura e a meloníquia é um risco preto em toda unha. O TTO é feito com amputação, linfadenectomia regional e quimioterapia.

Outros materiais