Buscar

Hérnias Abdominais: Tipos e Tratamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabrielle Azambuja 
HÉRNIAS ABDOMINAIS
Anatomia
	A fáscia de Cooper é mais superficial e a de Scarpa, mais profunda, fica sobre o músculo oblíquo externo. O ligamento inguinal é um espessamento da aponeurose do músculo oblíquo externo. O canal inguinal serve como conduto de passagem para o ligamento redondo do útero, o funículo espermático e os nervos ilioinguinais; o anel interno é mais profundo e fica na parede posterior e o anel externo é mais superficial e fica na aponeurose do oblíquo externo. A fáscia transversalis fica abaixo do músculo transverso do abdome. O triângulo de Hesselbach é a região de maior fraqueza da fáscia transversalis e com maior propensão ao aparecimento de hérnias e tem como limite inferior o ligamento inguinal, como limite lateral os vasos epigástricos inferiores e como limite medial a borda do músculo reto abdominal.
Hérnias inguinais	
	As hérnias inguinais são as mais frequentes, sendo mais frequentes ainda em homens e do lado direito. A hérnia indireta se localiza lateralmente aos vasos epigástricos inferiores e provém de alterações congênitas relativas ao não fechamento do conduto peritônio-vaginal. A hérnia direta se localiza medialmente aos vasos epigástricos inferiores e acontece por fraqueza do triângulo de Hesselbach. A maioria das hérnias bilaterais é do tipo direta. O paciente pode se queixar de dor aos esforços e sensação de peso inerente. A hérnia redutível é aquela que retorna espontaneamente ou manualmente através da manobra de Taxe; a hérnia irredutível ou encarcerada não retorna; a hérnia estrangulada ocorre quando há comprometimento vascular e gera dor intensa. O TTO é cirúrgico, primeiramente necessitando tratar o saco herniário. Hérnias estranguladas são emergências médicas e redutíveis podem ter caráter eletivo. Em crianças o tipo mais comum é a indireta e bilateral; a cirurgia deve ser logo. As técnicas incluem ligadura alta do saco herniário e reforço da parede. A técnica de Bassini é a que tem maior recidiva; a de Shouldice tem a menor recidiva; a de Lichtenstein usa tela (menos dor pós-operatória). As complicações são lesão de nervos e orquiite isquêmica.
Hérnias femorais
	Dão mais em mulheres, obesas e do lado direito. Se comparadas às inguinais, tem mais risco de estrangulamento devido à rigidez do canal femoral; sinais são dor e abaulamento. O TTO é feito pela técnica de McVay que faz sutura do tendão conjunto com o ligamento de Cooper, fechando o canal femoral.
Classificação de Nyhus
	Tipo 1 são hérnias indiretas com anel interno preservado; tipo 2 são hérnias indiretas com anel interno dilatado, mas parede posterior preservada; tipo 3 é quando dá defeito de parede, podendo ser A – direta, B – indireta ou C – femoral; tipo 4 é quando reicidiva, podendo ser A – direta, B – indireta, C – femoral ou D – mista.
Hérnias abdominais
	Mais comuns em negros e mulheres. A forma congênita ocorre pela persistência do anel umbilical sem o fechamento de sua aponeurose após o nascimento, com protrusão de peritônio com tecido gorduroso e omento; a tendência é fechar até os 2a de idade. A forma adquirida ocorre em adultos mediante gravidez, ascite ou trauma. A cirurgia deve ser feita se tiver sintomas muito evidentes e a complicação mais comum é o estrangulamento da hérnia.
Hérnia epigástrica
	Ocorre pela protrusão de gordura pré-peritoneal pela linha alba que é defeituosa. Se localiza entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifóide e o TTO é fechar a linha alba.
Hérnias incisionais ou ventrais
	É a protrusão do conteúdo abdominal em áreas de incisão cirúrgica prévia; alta taxa de recidiva. As causas são relacionadas com aumento da pressão intra-abdominal (obesidade, ascite) e fatores que atrapalham a cicatrização (DM e infecção da ferida operatória). Devem-se usar telas nas cirurgias = Stopa.
Outras hérnias
	Hérnias de Spiegel se localizam na borda lateral do músculo reto do abdome com a linha semilunar. Hérnias lombares podem ser de Petit, no trígono lombar inferior, ou de Grynfet, mais comuns, no trígono lombar superior. Hérnias obturadoras acontecem mais em mulheres. Hérnias de Richter ocorrem quando parte de víscera é estrangulada. Hérnia de Littré ocorre quando há divertículo de Meckel dentro do saco herniário; hérnia por deslizamento ocorre quando uma víscera compõe o saco herniário.
Resumo das comuns
	
	Lado
	Quem
	Tipos/causa
	TTO
	Inguinal*
	D
	H
	Direta: medial aos vasos
     → bilaterais
Indireta: lateral aos vasos
	Reforçar a parede (Bassani, Shoudice, Lichstenstein)
	Femoral*
	D
	M
	
	Fechamento do canal femoral  (McVay)
	Umbilical
	
	Negros
	É a protusão da gordura pré-peritonial
Congênita: não fechamento do anel umbilical
Adultos: trauma, gravidez
	Se aparecer sintomas
	Epigástrica
	
	
	É a protusão da gordura pré-peritonial por defeito na linha alba, entre o umbigo e o apêndice xifóide
	Fechar a linha alba
	Incisional
	
	
	É a protusão de vísceras abdominais pela incisão cirúrgica prévia
	
· usa a classificação de Nyhus

Outros materiais