Buscar

Direito Empresarial II - Exercício 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Qual o conceito de Ações? 
Pode-se dizer que são uma participação na propriedade de determinada empresa. As ações representam um direito sobre os ativos e lucros desta, na medida em que uma pessoa adquire mais ações a participação dela torna-se maior. 
2) O que é uma ação Com Valor Nominal e Sem Valor Nominal? 
A ação com valor nominal trata-se do valor obtido pela divisão do capital social pelo numero de ações. Já a sem valor nominal é em casos que o estatuto não expressar o valor, mas isso não significa que a ação não represente um valor correspondente à fração do capital social, ela, efetivamente possui um valor. 
3) O que é ágio? 
Pode-se dizer que é a diferença de valor nos casos em que o preço é maior que o valor nominal. 
4) Fale das “ações Ordinárias”. 
São aquelas que concedem aos possuidores a plenitude dos direitos sociais, participações e nas deliberações, é um direito comum aos acionistas, desse modo cada ação tem direito a um voto.
5) Fale das “ações Preferenciais”. 
São aquelas que concedem alguma espécie de privilégio, entretanto podem ser privadas do direito de voto, porém deve estar expressamente decidido no estatuto. 
6) Fale das “ações de Gozo”. 
Conforme o art, 45, §5, são aquelas distribuídas aos acionistas titulares de ações ordinárias ou preferenciais em substituição das ações que foram amortizadas. A amortização consiste na distribuição os acionistas da quantia que teriam direito em casos de liquidação da companhia.
7) Qual o conceito das “ações Nominativas”. 
Pode-se dizer que são aquelas cujo são lançadas no livro de registro de ações nominativas em nome de seu titular, e desse registro resulta a propriedade.
8) Fale das ações Endossáveis e ao Portador. 
Pode-se dizer que as ações endossáveis ocorrem nos casos em que o somente o primeiro acionista é identificado, as outras transferências dar-se-ão por meio de endosso do título. Quanto às ações ao portador não há uma identificação dos titulares, sendo o proprietário o dono do título. Mister mencionar que ambas foram revogadas pela lei 8.021/90.
9) O que são ações Escriturais? 
Pode-se dizer que são ações normativas, diferenciam quanto à forma de transferência, cujo não ocorre por termo em livro próprio, mas sim por contas de depósito. 
10) Fale das Partes Beneficiárias. 
Com origem na França, as partes beneficiárias dizem respeito aos títulos que atribuem ao seu proprietário participação dos lucros anuais da companhia não superior a 10%, ou seja, até 10% dos lucros líquidos. 
11) Fale do Bônus de Subscrição. 
Pode-se dizer que é o título que assegura ao seu proprietário a preferência na subscrição das ações relativas ao capital autorizado. Apenas podem ser emitidos por Cia. com capital autorizado.
12) O que é Debênture? Quais suas espécies (em relação às suas garantias)? 
Pode-se dizer que é o título da dívida privada. Representam um mútuo, é um empréstimo que a cia estará tomando no mercado, são mecanismos de autofinanciamento. São valores mobiliários que correspondem a um empréstimo tomado pela companhia a médio ou longo prazo.
Quanto às garantias tem-se o Debenture com garantia real cujo o credor tem assegurado a adimplência da obrigação um bem destacável. Já a garantia Flutuante diz respeito àquelas que asseguram aos seus titulares uma espécie de privilégio geral sobre o ativo da companhia, porem não impede a negociação dos bens que compõe tal ativo. 
13) O que é “Debênture simples e conversível”? 
Pode-se dizer sinteticamente que o simples é resgatável em dinheiro enquanto o conversível cria uma faculdade ao debenturista, ou seja, terá liberdade para receber em dinheiro ou em ações. 
14) Qual o conceito de “commercial papers”? O que é endosso em preto? O que é cláusula sem garantia? 
Pode-se dizer commercial papers são uma espécie de notas promissórias e servem para a captação de recursos no mercado de capital, sendo restituídos os investidores em curto prazo. 
O endosso em preto é aquele em o endossante identifica expressamente o nome do endossatário. 
Pode-se dizer que essa cláusula não vincula o endossante na qualidade de coobrigado, ela necessita ser expressa, assim o endossante só irá pagar ao seu endossatário, ou seja, não garante o pagamento a terceiros.
15) O que é “acordo de acionistas”? 
Pode-se dizer que o acordo de acionistas é um contrato empresarial nominado, no entanto é um contrato especialíssimo. Pode ter os seguintes objetos: acordo de voto, aquisição de ações, preferência na aquisição, grupo de pessoas sob controle comum. 
16) Fale dos órgãos sociais da S/A. 
Pode-se dizer, de modo barroco, que são: a assembleia geral cujo é a “função legislativa”, a diretoria e conselho de administração cujo hão de ser a “função executiva” e por fim o conselho fiscal com o papel de “função judiciária” e “tribunal de contas”
17) O que é Incorporação? 
Pode-se dizer que na incorporação a incorporadora absorve a sociedade incorporada, com todos os seus direitos e obrigações. 
18) O que é Fusão? 
É quando as sociedades de fundem/juntam assim dando origem a uma nova sociedade. 
19) O que é Cisão? 
Pode-se dizer que é a operação pela qual a Cia. transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, assim extinguindo a Cia. cindida. 
20) Qual o conceito de Sociedade Cooperativa? 
Pode-se dizer que as cooperativas são sociedades de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados, e sem fins lucrativos
21) Qual a legislação aplicável a Sociedade Cooperativa?
Pode-se dizer que a Lei 5.764/71 e os arts. 1.093 a 1.096 do CC
22) O que é “Ato Cooperativo”? 
Pode-se dizer que são atos praticados entre a cooperativa e seus associados, entre estes e aquelas e palas cooperativas entre si quando associados, para então a consecução dos objetivos sociais. 
23) Qual o conceito de Sociedade Cooperativa? 
Idem item nº 20 deste exercício.
24) Qual o número mínimo de cooperados para a constituição de uma cooperativa? Justifique. 
Pode-se dizer que são, no mínimo, 20 pessoas com interesses comuns. Uma de suas justificativas dar-se-á no art. 1.094, II, CC, cujo expressa a necessidade de número mínimo de sócios.
25) Onde deve ser feito o registro dos atos constitutivos da cooperativa? Justifique. 
Seus atos devem ser registrados na junta comercial por força do entendimento da 6ª turma do TRF da 3ª região.
26) O que é governança corporativa?
Pode-se dizer que tem por objetivo identificar e sistematiza as melhores práticas de gestão da empresa e relacionamento com os acionistas.

Outros materiais