Buscar

ANOMALIAS DENTÁRIAS IV

Prévia do material em texto

ANOMALIAS DENTÁRIAS (PARTE IV) – PATOLOGIA/ESTOMATOLOGIA 
4.ESTRUTURA
· Alguma alteração que ocorreu durante a formação do esmalte, ou dentina, ou o conjunto dessas estruturas dentárias.
· A extensão do defeito depende:
· A intensidade do fator etiológico 
· A duração da presença do fator 
· O tempo em que ocorre o fator, durante a formação da coroa 
OBS: As estruturas dentárias têm o registro permanente e vem sendo até utilizado para estudo já que isso não se perde ao longo do tempo.
· Dentro das estruturas dentárias, temos as hipoplasias do esmalte e as hipoplasias dentinárias 
4.1 HIPOPLASIAS DO ESMALTE
Podem ser de ordem hereditária (congênita) e adquirida. Essa diferenciação é feita para que possamos também fazer abordagens seja por aconselhamento ou outras orientações que cabem ao CD
ADQUIRIDAS: Trauma e/ou infecção dos dentes decíduos, radiação, hipovitaminose A e C, febre alta, fibras altas, fluorose dentária, nefropatias, endocrinopatias, alergias, traumatismos, cirurgias.
EXEMPLOS CLÁSSICOS DE HIPOPLASIA DO ESMALTE
DENTES DE TURNER (ADQUIRIDA)
Esse exemplo de trauma e infecção dos dentes decíduos leva a formação de um tipo que ficou clássico chamado de ‘’DENTES DE TURNER’’. O paciente apresenta hipoplasia focal/local, isso pode ocorrer em qualquer área, mas principalmente em áreas de maior incidência de traumas e esses traumas de dentes decíduos ocorrem mais na região anterior, em quedas ou em algum acidente doméstico, o dente pode intruir e levar a perturbação da formação daquele dente sucessor. Outra região muito comum de ocorrer, é quando os molares decíduos por caries extensa sofrem necrose ou abcesso (processo inflamatório na região na região apical) e isso vai afetar os PM, então teremos dentes de Turner em dentes locais como os PM, e quando ouvimos a história pregressa trazida pela mãe ela vai contar um trauma ou a presença de uma infecção local gerando as hipoplasias localizadas, também chamadas de dentes de Turner.
FLUOROSE DENTÁRIA (ADQUIRIDA)
Vai denunciar p período que esse paciente um excesso de flúor durante a sua formação. Portanto, isso vai acontecer principalmente durante a formação e veremos esse registro principalmente nos incisivos, sejam eles centrais, lateais superiores ou inferiores e nos molares. Então, mostra que ele foi exposto por um tempo menor ou maior, gerando essa expressão na estrutura. O mesmo pode ser observado em pacientes com febres altas no tópico de hipoplasias do esmalte adquiridas, ou seja, o paciente que passou por uma doença, algo muito comum em crianças nesse período que teve uma febre alta, ele teve um pico e vamos observar a fluorose nos 4 pontos dos molares identificando essa possiblidade naquele momento de formão uma perturbação pela temperatura aumentada, os ameloblastos (produzem esmalte) são muito sensíveis por isso obtém-se o registro.
· O tratamento é estético, é um tratamento que vai depender do grau de expressão da fluorose, tratamento com intuito de devolver a parte estética do paciente.
 
SÍFILIS CONGÊNITA
O paciente no período da formação do dente, a mãe teve um quadro de sífilis adquirida, e essa sífilis tem na circulação o Treponema pallidum e ele tem um tropismo pelos dentes, principalmente os incisivos e os molares e uma vez que ele está naquela região há uma inflamação e aí leva a uma má formação da estrutura dentária. 
· Incisivos em forma de barril 
· Molares de amora (Dentes de Hutchinson)
· Surdez e labirintite 
OBS: O paciente da sífilis congênita não é portador da doença, ele é uma consequência da sífilis adquirida pela mãe. E serão observadas tais características de forma mais tardia e por isso são chamadas de sífilis congênita tardia 
AMELOGÊNESE IMPERFEITA HEREDITÁRIA
É uma condição hereditária que vai ter expressividade variada, podemos ver pacientes com um acometimento maior da estrutura d esmalte ou com achados mais sutis.
· Defeito genético
· Afeta todos os dentes (podendo iniciar no dente decíduo e com certeza no dente permanente, ou esse gene só irá se expressar na dentição permanente) 
· Dentes quebradiços ou amolecidos (a estrutura do esmalte está malformada)
· Contorno anormal 
· Ausência de pontos de contato 
· Acomete exclusivamente o esmalte, tendo um melhor prognóstico já que a raiz se mantem normal 
· A amelogenêse imperfeita deve ter o início da sua investigação clínica, mas é importante a imagem radiografia de forma identificar e finalizar o diagnóstico, porque essa constatação por meio de exame radiográfico mostra que as estrutura da cora onde temos a estrutura do esmalte esta alterado porem a raiz está mantida porque a raiz é formada por principalmente pela dentina que não está sendo acometida nesse momento. 
OBS: O esmalte se solta ou ele está menor, mais poroso e alguns classificam como hipoplásico, hipomineralizado e ele acaba absorvendo os corantes da alimentação do dia a dia.
4.2 HIPOPLASIAS DENTINÁRIAS
 Quando a dentina sofre alguma alteração
· Dentinogênese Imperfeita Hereditária (Tipos I, II, III)
· Displasia Dentinária Radicular Coronária 
EXEMPLOS CLÁSSICOS DE HIPOPLASIAS DENTINÁRIAS 
DENTINOGÊNESE IMPERFEITA HEREDITÁRIA 
· Aparência translúcida opalescente (Quem da cor a estrutura dentária é a dentina)
· Coloração acinzentada, azulada ou amarelada
· Câmara e condutos obliterados 
· Raízes rombas ou arredondadas esmalte quebradiço 
· Esmalte quebradiço
· Resistentes a cáries 
· Uma implicação importante da dentinogênese imperfeita está associada a um quadro de ‘’Osteogênese Imperfeita’’. Condição hereditária de maior gravidade onde vai acometer a formação óssea do indivíduo, então esse indivíduo vai ter graus diferentes de osteogênese imperfeita e esse paciente na maioria das vezes apresenta os membros inferiores ou superiores com alguma deformação e fraturas constantes, então são pacientes que tem dificuldade de locomoção em função da osteogênese imperfeita.
Caso em que houve uma associação entre osteogênese imperfeita e displasia ectodérmica
OBS: É interessante observar que ele se apresenta com o esmalte quebradiço sem o esmalte estar hipoplásico, mas como não tem o suporte da dentina o esmalte também se perde, por isso muitas vezes em um olhar clínico ter essa dificuldade entre amelogenêse e dentinogênese. Por isso deve-se fazer o diagnóstico juntando o clinico com o radiográfico.
DISPLASIA DENTINÁRIA TIPO I OU RADICULAR 
· Paciente apresenta tamanhos reduzidos de raiz ou tamanhos variados.
DISPLASIA DENTINÁRIA TIPO II OU CORONÁRIA 
· Paciente apresenta coroa com uma opacidade devido a diminuição de dentina.
ODONTODISPLASIA REGIONAL 
Quando a estrutura do esmalte e a estrutura da dentina estão alterados, temos todo o dente alterado, conhecido como ‘’DENTES FANTASMAS’’.
· Pode estar mais regional (alguns acreditam que pode ser devido a uma falta de inervação em determinada área da face diminuindo esse desenvolvimento, por isso ser regional/focal)
· POSSÍVEIS CAUSAS: Traumatismos, deficiências nutricionais, infecções locais, alterações metabólicas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes