Buscar

eticas e decisoes dificeis covid19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE DIREITO
ÉTICA E DECISÕES DIFÍCEIS
BEATRIZ OLIVEIRA SOUZA
Resumo apresentado como parte da nota na matéria de Filosofia Jurídica, sob orientação da Profª.Msc. Ana Cristina, destinada à avaliação da segunda unidade.
Estância – SE
2020
Como retrata na matéria da BBC News, a humanidade está vivendo um dos momentos mais difíceis em meio a pandemia, onde, tomar decisões, por mais simples que sejam, tem se tornado algo extremamente cauteloso e complicado. A priori, a maioria acaba concordando e tirando espaço para duvida em relação a uma decisão importante que é a de não considerar nada além da salvação de vidas, afirmando que em tempos de pandemia, a economia se reergue, mas as vidas não.
A Covid-19 não é apenas um fato, é um acontecimento de grandes proporções que está pouco a pouco modificando o mundo e toda nossa existência, onde, nenhum estudo epidemiológico ou estatístico consegue fornecer uma dimensão exata do que está acontecendo, visto que, o vírus não tem mais um foco principal e passou a se expandir por transmissão mutua. A pandemia é um evento que excede qualquer capacidade interpretativa, entretanto, refletir sobre o que está acontecendo é de extrema importância.
Em relação à economia, pesquisadores do IPEA (Instituto de Pesquisa Economia Aplicada) destacam que fazer previsões em meio ao cenário atual é um tiro no escuro, pois, os fatores podem variar de forma imprevisível e compromete boa parte das metodologias que normalmente são aplicadas nessas projeções. Os fatores negativos são mais numerosos que os positivos e mesmo com uma visão das mais otimistas, a expectativa é de queda. A epidemia e seu impacto podem diminuir caso haja um avanço na ciência em relação ao seu combate, dessa maneira as pesquisas poderão progredir, caso contrário, continuaremos sem dados concretos.
Embora seja complicado, não se deve ignorar a vida, por exemplo, de um idoso(a) que tenha se contaminado, pois, essa vida não vale menos. Se a promessa de compromisso político embasa o compromisso moral de construir uma sociedade justa e humanizada não pode sustentar o critério de mera produtividade capital. Dessa forma, visto o que se passa atualmente, é importante que se recomende todos os protocolos para proteção, indo mais além se valendo da luta para ajudar também os desprotegidos.

Outros materiais