Buscar

Atividade Avaliativa Corporeidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa - Corporeidade
	
	A Educação Física tem dado as questões da corporeidade uma importante contribuição, pois na sua atuação direta sobre o corpo, pode-se perceber ao longo dos tempos, as mudanças de leiturização a que esse corpo esteve submetido com o passar do tempo e da história. Com relação a isso, podemos inferir que:
	
		
	A leitura que o corpo faz sempre se refere a leitura intrínseca de seu corpo, ou seja, é uma leitura que não se baseia no externo, no ambiente.
		
	Educação Física possui um papel fundamental de reconhecimento desse corpo porque promoverá todas as ações que farão desse corpo um ente vivo e dinâmico.
		
	Os processos históricos e a visão de mundo das sociedades não interferem na expressividade do corpo.
		
	Essa leitura não está relacionada aos fatores externos, somente àqueles que promoverão o desenvolvimento.
		 2. 
	Alguns autores que contribuíram grandemente para colocar o corpo em evidência foram Marcel Mauss e Merleau-Ponty. Dentro das suas áreas, a antropologia e a fenomenologia, eles evidenciaram o ser humano em sua totalidade, trazendo elementos muito contundentes e colocando em evidência a questão do corpo e da corporeidade. Com relação as ideias traçadas por eles, sobre o corpo e a corporeidade, em que momento ambos chegam a mesma conclusão?
		
	Para Maurice Mauss, o corpo não poderia servir de modelo para obtenção de sucesso, uma vez que o corpo não possui os elementos necessários para tal ideia.
		
	Para Merleau Ponty, a ideia do corpo corroborava com a ideia de Descartes, em que a matéria seria inanimada e, portanto, o corpo seria considerado uma máquina regida por leis físicas e matemáticas.
		
	Ambos concordam que esse homem, portando um corpo que por sua vez interage com outros corpos está inacabado; ele não é o fim de sim mesmo.
		
	Para Maurice Mauss, somente a dimensão sociológica está presente na realização do ser humano.
		 3. 
	O que é um esquema corporal?
		
	A percepção do corpo, quando acontece, é destituída da percepção do ambiente ao qual ele faz parte.
		
	A imagem o corpo se refere ao esquema mental que fazemos dele. A construção dessa imagem é destituída das interações sociais.
		
	O esquema corporal pode-se definir que seja a representação que se faz do próprio corpo. Isso é muito importante para a constituição da personalidade.
		
	A imagem que cada um tem de si que representa a imagem corporal, pois ela é projetada justamente para que o outro a perceba.
		 4. 
	O que promove a consciência corporal?
		
	Regulação do corpo pelas condições biológicas, podendo ser expressar somente nesse campo.
		
	Regulação do corpo pelas condições sociais e, portanto, pode se expressar de qualquer jeito.
		
	A consciência corporal promove o empoderamento dos corpos. Esse poder se expressa na possibilidade do corpo ser o que quiser, dando à sua existência significados múltiplos e fazendo com que os corpos criem uma linguagem múltipla de comunicação que vai além do biológico, do psicológico e do social.
		
	Desenvolvimento dos aspectos biológicos, sociológicos e psicológicos dão conta da linguagem expressa pelo corpo.
		 5. 
	A tríade corpo-mente-cultura nem sempre esteve associada. Historicamente cada componente foi estudado de maneira separada, ofertando respostas que muitas vezes não fazem jus à, a dimensão conjunta dessas palavras no entendimento sobre o corpo e da construção sobre a corporeidade. Com relação a essa tríade e a construção da corporeidade, podemos inferir que: 
		
	As habilidades cognitivas, afetivas e motoras não fazem parte do processo de apropriação do corpo e de sua percepção.
		
	A cultura não faz parte determinante na percepção do corpo, uma vez que ela não atua sobre ele
		
	A noção de corpo, como ente puramente biológico, dotado apenas de sua fisiologia, expressa as ideias atuais sobre a questão do naturalismo.
		
	Dessa maneira a tríade corpo-mente-cultura se forma, rearranjando estruturas e tecendo uma rede complexa de formação e expressão da corporeidade.
		 6. 
	Por definição a imagem se refere à representação da forma de uma pessoa, ou seja, como esse corpo é projetado. Pessoas que visivelmente cuidam do seu corpo e se vestem bem tem melhores chances de emprego do que aquelas que não cuidam do seu corpo. Com relação a isso podemos inferir que:
		
	A existência do corpo na sociedade depende somente do esquema corporal que é formado pelo indivíduo.
		
	A imagem corporal está atrelada ao pensamento da sociedade sobre o corpo
		
	A imagem corporal não tem elementos suficientes para definir se uma pessoa está de acordo ou não com os padrões vigentes da sociedade.
		
	Os conceitos advindos da imagem corporal não tem a força de modificar a sociedade.
		 7. 
	A motricidade e a aquisição de novas habilidades no espaço escolar vão contribuir muito para a personificação do indivíduo. Em qual posição o indivíduo será posicionado perante o mundo?
		
	uma posição pacífica perante o mundo
		
	uma posição alternativa perante o mundo.
		
	uma posição ativa perante o mundo.
		
	uma posição prorrogativa perante o mundo.
		 8. 
	O termo corporeidade vem sendo utilizado para expressar a complexidade do corpo. Nesse quesito, qualquer tentativa de explicar a dinâmica do corpo, apenas se baseando em uma das inúmeras facetas, estará simplificando ou reduzindo a capacidade que o corpo possui para se expressar. Com relação a isso, podemos inferir que:
		
	A teoria da complexidade descarta toda e qualquer ação de formação da individualidade, só levando em consideração a coletividade.
		
	Esses saberes, para atingirem o grau máximo de sua ação devem estar interligados de tal maneira que a complexidade se faça, gerando fluxos de informação necessária a uma nova construção de pensamento que levará o homem a ser mais humanizado.
		
	Os seres vivos já nascem prontos e apenas se aperfeiçoam a partir de suas vivências, gerando saberes.
		
	Na teoria da complexidade o olhar sobre o homem advém somente da sua sociabilidade.
		 9. 
	Em relação aos três elementos sinalizados pelo esquema, mostram que aprendizagem depende da maturação dos neurônios, do próprio crescimento do corpo e das habilidades que serão desenvolvidas. Quais são os elementos?
		
	Maturação dos neurônios; crescimento corporal; habilidades comportamentais, cognição, afetividade e socialização.
		
	Maturação corporal; habilidade emocional e afetividade.
		
	Sensibilização, habilidade motora e comportamental.
		
	Construção social, habilidade cognitiva e maturação dos neurônios.
		 10. 
	Uma das questões contemporâneas acerca do corpo advém da visão determinista sobre o corpo, isto é, o corpo visto como ente biológico, como se não houvesse uma construção social desse corpo. Com relação a essa ideia, podemos inferir que:
		
	Na ideia Introducionista o corpo não interage com o meio, pois sua formação já é completa.
		
	Tem um papel importante sobre o determinismo biológico porque explica como os comportamentos são sociais e não orgânicos.
		
	Considerava os fenômenos fisiológicos para explicar o corpo e este era inerente ao ambiente, isto é, o ambiente não tinha influência nesse corpo.
		
	Determinismo preconiza que os comportamentos corporais são apreendidos na relação com outros corpos, produzindo imagens espelhadas que refletem esse corpo.

Continue navegando