A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
DTM, Oclusão e reabilitação oral

Pré-visualização | Página 4 de 6

de acetilcolina nos terminais nervosos, levando a uma diminuição da contração muscular.
Quais situações são indicadas?
Quando o os pacientes tratados com repouso, uso de placa interoclusal, fisioterapia e medidas conservadoras, como intervenção comportamental, utilização de fármacos, treinamento postural e exercícios não respondem a esses tratamentos, a toxina botulínica tipo A (TBX-A) vem sendo utilizada como terapêutica. Quando os anti-inflamatórios não surtem mais efeito. Para não tomar analgésicos diários.
Contra indicações: terapia com anticoagulantes interage com a TBX-A, Gestantes, lactantes e Alérgicos.
Como usar?
Os estudos que demostraram resultados clínicos significativos utilizaram uma dose total de 100 U de TBX-A, sendo 30 U nos músculos masseteres e 20 U nos músculos temporais, bilateralmente. Os efeitos benéficos puderam ser observados em sete dias, no entanto, o relaxamento dos músculos durou no máximo seis meses. Outro estudo não apoiou o uso do TBX-A devido ao efeito placebo considerável. Os estudos utilizaram 3 a 4 pontos de aplicação de TBX-A nos músculos masseteres e 2 a 3 pontos nos músculos temporais. Aplicação de 2 a 3 semanas para evitar o combate dos anticorpos na região.
Aula 1 - Mitos e verdades sobre a odontologia
Segunda-feira 5 de outubro, aula da Dra. Ially furtado
Autorresponsabilidade
Ter autorresponsabilidade sobre seu trabalho e vida no geral e batalhar para ganhar o que você quer é o segredo para o sucesso. As pessoas muitas vezes fazem competição para ver quem é mais liso ou coitadinho, quando na verdade deviam competir para quem vai ter mais dinheiro. Se dizem que você é rico ou bem sucedido: SIM! Para isso que somos cirurgiões-dentistas: “Sou RIQUÍSSIMA MESMO”, não se diminua. Use a autorresponsabilidade a seu favor e não seja vitimista. Não se vicie em ser o coitadinho. Essas crenças são limitantes e precisam ser mudadas.
Marketing digital
A primeira propaganda da sua profissão acontece quando a sua mãe posta no face que você passou no vestibular, a segunda quando você posta a foto com o esqueleto da aula de anatomia. Redes sociais precisam receber sua divulgação, boa parte dos seus pacientes virão dessa fonte. Use as redes sociais ao seu favor contribuindo para sua imagem de futuro doutor, passe autoridade! Conquiste os pacientes através do marketing digital.
Na faculdade
Porte-se e vista-se fazendo propaganda do seu trabalho. Se comporte como um profissional.
Dentistas que se destacam 
· Não tem medo de fazer acontecer 
· Saem da zona de conforto 
· Confiam na sua capacidade como profissional e não ficar se escravizando em prol dos outros 
· Deixam de ter medo de falar que tem dinheiro 
· Não se rebaixam desde a faculdade, especialmente em relação financeira
· Param de competir para ver quem é mais “coitadinho” 
· Se destacam desde a faculdade, mostram a sua proatividade e ânimo para aprender
O dentista tem que fazer “de tudo um pouco”? Para se sair bem você deve aprender na “marra” mesmo sem gostar? Não e não! Só seremos bons profissionais se fizermos aquilo que nós gostamos. Pois o amor colocado atrairá os clientes, o dinheiro é consequência. Não existe especialização que mais do dinheiro, a recompensa financeira depende do dentista. 
O Mec quer formar funcionários e não se preocupa com o resto dos atributos que um bom dentista tem que ter para se destacar como por exemplo: 
· Gestão 
· Contabilidade 
· Administração 
· Estratégia 
· Marketing 
Me formei e agora?
Você é recém formado? Está atualizado!
Alternativas para começar a trabalhar:
1. Montar consultório próprio;
2. Ir em um prédio/ clínicas já formadas e alugar uma sala;
3. Ir em uma clínica já montada de colega de profissão e alugar o turno dessa sala;
4. Trabalhar por porcentagem numa clínica;
5. Conseguir uma clínica/ estabelecimento para atender que pode ser por diária e/ ou porcentagem;
6. Trabalhar no PSF - recém formado tem que ir para trabalho de PSF para pegar a mão? Não! deve pegar a mão nos estágios da faculdade e não aceitar ser escravizado depois de ter o diploma. Trabalhar em PSF ou para plano e convênio não te faz conquistar paciente para depois ter clientela no consultório. 
7. Fazer concurso - “Quando se faz concurso pra ganhar 6 mil por mês, você se priva de ganhar 12 mil, 20 mil ou 30 mil”.
Dicas para recém formados:
· Não se limite pela “segurança financeira”. A sua segurança deve ser você.
· Não precisa de especialização para fazer alguma coisa, é necessário apenas esforço e estudo.
· “Quem faz tudo não faz nada direito”. As pessoas vão te procurar pela referência que você é na área que escolheu, se o paciente vier com problemas que não sejam sua área você pode encaminhar para outros profissionais e ainda ganhar por porcentagem no seu consultório.
· Você precisa fazer os seus pacientes, ninguém vai dar os deles para você.
· Siga o princípio do avião, primeiro coloque a máscara em você e depois ajude o mais próximo, tenha a sua estabilidade financeira como dentista primeiro, para depois pensar nos outros. Você não precisa se desvalorizar para fazer o bem para os outros
· O problema é a aposentadoria? Previdência privada!
Aula 2 – As disfunções da ATM e a realidade em tempos de pandemia
Quarta-feira 21 de outubro, aula do prof. dr. Victor ferzeli
O destaque da DTM atualmente
1. Há uma mudança na odontologia, o foco do dentista vem sem ampliando de dentes para outras doenças, especialmente a DTM. Por exemplo, a prescrição de ansiolíticos antigamente “não era área” dos dentistas, essa realidade vem mudando e odontologia está se expandindo. 
0. Tem-se tomado conhecimento da DTM e de profissionais que o tratam, os dentistas.
0. O estresse e a ansiedade crescentes dos pacientes provocam apertamento constante dos dentes e eventuais fraturas, bem como deformação da articulação. Com sobrecarga constante dos dentes. As estruturas dentais e ATM se deformam por causa do aumento do contato dental excessivo. Pela hiperativação dos músculos, danos estão se acumulando. 
0. Somatização emocional referente a situação de pandemia.
Corona vírus: o COVID-19 está acabando com os dentes, os pacientes estão fraturando os dentes. Estresse e ansiedade potencializam o apertamento dos dentes, roer unhas, morder lábios e outros. O emocional está diretamente relacionado a essa condição. 
DTM e a oclusão: alguns pacientes com oclusão impecável possuem DTMs, ou possuem má oclusão e não se queixam de disfunções na ATM. A disfunção tem caráter multifatorial e muitas vezes está além do contato incorreto entre os dentes. Não adianta instalar placas oclusais (aparelho de estabilização articular) se o paciente aperta os próprios dentes excessivamente, também pode continuar apertando-os em uma placa oclusal. É preciso que o paciente seja acompanhado e instruído previamente pelo dentista através de um protocolo (conversa explicação).
Articulação Temporomandibular: uma ATM normal, com um disco normal movimenta-se em diversas direções. Uma ATM patológica, com dor (artralgia) por exemplo, pode desencadear de um apertamento da zona retro discal e diversos sintomas.
Sintomas de DTM: maior produção de cerúmen, estalos na ATM, desconforto em voos comerciais, cefaléias tensionais (dor de cabeça), dor de fundo de olho, mastigação unilateral, dor na nuca, dor nas costas, dor no pescoço, cansaço para mastigar, tontura (pela proximidade da estrutura com o labirinto, desestabilizando os cristais que dão noção de equilíbrio no conduto auditivo), travamento e até mudanças anatômicas visíveis. Dor apenas durante a mastigação é um possível caso de deslocamento lateral do disco articular.
Mudanças anatômicas visíveis na segunda imagem
Envolvimento do conduto auditivo: condições ruins da ATM provocarão condições ruins do conduto auditivo (região com muitas terminações nervosas) devido à proximidade de ambos, a diminuição da espessura e função protetora do ligamento retro discal não absorve o impacto da cabeça da mandíbula na fossa articular.
Desalojamento do disco: pequeno desvio e pequenos estalos.
Deslocamento