Buscar

Ciclo das Rochas e Princípios Geológicos

Prévia do material em texto

CICLO DAS ROCHAS
Todas as rochas, sendo expostas a ambientes diferentes ao da sua formação, podem sofrer alterações e dar origem a novas rochas. Ao conjunto de processos associados a essas transformações, que integram fenómenos contínuos de formação, destruição e reciclagem das rochas, dá-se o nome de ciclo de litológico.
PRÍNCIPIOS DO RACIOCÍNIO GEOLÓGICO
Teoria do Catastrofismo: As alterações que ocorriam na Terra foram provocadas por fenómenos catastróficos; 
 Principal defensor: Georges Cuvier; 
 Foi combatida por James Hutton e Charles Lyell. 
 Teoria do Uniformitarismo: Principal defensor: James Hutton 
 A História da Terra, escrita nas rochas, seria representada pela sucessão de diferentes conjuntos de estratos, ou de outras formações rochosas, que não apresentavam nenhum sinal de um começo nem nenhuma perspetiva de fim; 
Princípio do Atualismo ou das Causas Atuais: as causas que provocaram determinados fenómenos no passado são idênticas às que provocam o mesmo tipo de fenómenos no presente; “O presente é a chave do passado”;
 Princípio do Gradualismo: os acontecimentos geológicos são o resultado de lentos e graduais processos da Natureza.
Atualidade: O catastrofismo e o gradualismo são duas correntes de pensamento científico, aparentemente antagónicas, que coexistem na comunidade geológica; 
· Alguns fenómenos geológicos são processos violentos explicados pelo catastrofismo; 
· A maioria dos fenómenos geológicos são tranquilos e graduais, sendo explicados pelo gradualismo. 
Neocatastrofismo: Esta corrente de pensamento geológico aceita os princípios do uniformitarismo, mas admite a existência de catástrofes como importantes agentes modeladores da vida e da geodinâmica terrestre.
MOBILISMO GEOLÓGICO
TEORIA DE WEGENER
· Admite a deslocação dos continentes uns em relação aos outros. 
Argumentos:
✓ Morfológicos As costas de África e da América do Sul encaixam como um puzzle
✓ Geológicos as rochas encontradas em continentes afastados (África do Sul e Argentina) são semelhantes em origem, idade e estrutura.
✓ Paleontológicos Foram encontrados fósseis idênticos em continentes hoje muito afastados.
✓ Paleoclimáticos Foram estudados depósitos característicos em locais onde não é suposto, como por exemplo, depósitos de glaciares em locais que hoje são climas tropicais.
FALHAS:
Mas, qual o mecanismo da Terra com força suficiente para mover continentes?
Wegener achava que era a rotação da Terra e o movimento das marés provocado pela força de atracção exercida pela Lua e pelo Sol.
PORÉM:
 Estas propriedades físicas não são suficientes para mover continentes, logo a Teoria da Deriva dos Continentes foi abandonada.
TEORIA DA TECTÓNICA DAS PLACAS
A superfície rígida da Terra, a litosfera, está dividida em várias placas que se deslocam umas em relação às outras a diferentes velocidades sobre uma camada de material mais quente e de maior mobilidade, a astenosfera.
TIPOS DE LIMITES
MÉTODOS DIRETOS DO ESTUDO DA TERRA
MÉTODOS INDIRETOS
GEOTERMIA
Refere-se à energia calorífica do interior da Terra, que tem a sua principal origem no decaimento radioativo de isótopos ainda abundantes no seu interior.
Fluxo Térmico O fluxo do calor do interior para a superfície do planeta é contínuo, mas não uniforme: altos valores a nível do rifte, porém baixos no interior de grandes placas continentais. 
Gradiente Geotérmico Variação da temperatura com a profundidade. Sendo que esta não é constante em todo o raio terrestre, verificando-se uma diminuição do seu valor à medida que consideramos zonas mais profundas da Terra.
Grau Geotérmico Correspondente à distância, ou intervalo de profundidade, associado à variação de 1°C.
GEOMAGNETISMO
Movimento dos materiais no núcleo externo conduz há existência do campo magnético da Terra. Argumento a favor a existência de uma região de natureza metálica e muito fluída no interior do planeta.
Através da análise de magnetismo fóssil de rochas de várias idades, foi possível concluir que o campo magnético terrestre tem sofrido, ao longo do tempo geológico, inversões completas de polaridade. Permite sequenciar acontecimentos geológicos como a expansão dos fundos oceânicos e as erupções vulcânicas.
GRAVIMETRIA
A gravidade terrestre varia em função:
✓ da latitude, sendo maior nos polos
✓ da altitude, tende a diminuir quanto maior for a altitude
VULCANISMO
Manifestação da geodinâmica da Terra, segundo a qual grandes quantidades de matéria e energia são transferidas do interior da Terra para a superfície.
VULCANISMO PRIMÁRIO
· Há a ocorrência de erupções vulcânicas, com libertação de materiais no estado sólido, líquido e gasoso;
COMO SE FORMA UMA CALDEIRA?
MATERIAIS EXPELIDOS PELOS VULCÕES
LAVA
VULCANISMO SECUNDÁRIO
· Há a libertação de gases e/ou água a temperaturas elevadas.
As águas libertadas podem resultar nas manifestações de vulcanismo secundário: 
▪ Do arrefecimento e condensação do vapor de água que se liberta do magma – águas juvenis ou magmáticas; 
▪ Da infiltração, acumulação em rochas porosas e aquecimento de águas pluviais, por rochas a elevadas temperaturas, situadas nas proximidades de câmaras magmáticas – nascentes termais; 
▪ Da mistura de águas termais com águas frias de reservatórios subterrâneos - geiseres;
▪ Da ascensão direta de águas termais que começam a ferver devido à diminuição da pressão – fumarolas.
MAGMATISMO
MAGMA Resultam da solidificação ou cristalização de um magma. O magma é uma mistura complexa de materiais rochosos, total ou parcialmente fundidos, de composição essencialmente silicatada e com uma componente gasosa variável.
	
Na classificação das rochas magmáticas temos de ter em conta estas características: 
	
DEFORMAÇÃO DE ROCHAS
FALHAS
DOBRAS
METAMORFISMO
 
· Conjunto de adaptações mineralógicas e texturais que as rochas pré-existentes sofrem quando sujeitas a condições de pressão e de temperatura diferentes das que presidiram à sua formação. 
Estas adaptações mineralógicas e texturais ocorrem no estado sólido, isto é, sem que ocorra a fusão da rocha pré-existente.
FATORES DE METAMORFISMO
XISTO ARGILOSO ARDÓSIA FILITO MICAXISTO GNAISSE
FISSURAL
CENTRAL
Presença de um vulcão
Expulsão dos materiais vulcânicos através de fraturas da superfície terrestre
IDEIA FIXISTA
A posição atual dos continentes é a mesma que eles ocupariam desde a formação da Terra
IDEIA MOBILISTA
A posição atual dos continentes é diferente da posição que ocupavam n passado e será diferente daquela que ocuparão no futuro.

Continue navegando