Buscar

Lívia Michelle 3B- ATIVIDADE I - BRASIL CONTEMPORÂNEO - CAP 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE I
Brasil Contemporâneo
Lívia Michelle I 3B - CPM - PI
01. Qual era o objetivo da campanha pelas Diretas, ocorrida durante o governo Figueiredo?
O objetivo era fazer com que o Congresso Nacional, que contava ainda com parlamentares ligados ao governo militar, aprovasse uma emenda constitucional para restabelecer eleições diretas para a presidência da República.
 
02. Por que essa campanha não conseguiu atingir seu intento?
A Campanha " Diretas-Já " alcançou seu objetivo junto a população brasileira da década de 80, mas os Deputados Federais a rejeitaram por não se sensibilizarem com a campanha e, também, com " medo "de possíveis represálias militares, ou seja, não permitirem as eleições e a volta da democracia. Tanto foi assim que, ao rejeitarem a Emenda Dante de Oliveira, os civis Deputados da oposição indicaram Tancredo Neves como candidato pelo PMDB contra o candidato da situação, Paulo Maluf do PSD. Os dois candidatos foram submetidos ao voto indireto e o eleito foi Tancredo
03. Explique por que Tancredo Neves não tomou posse da presidência da república. Comente algumas consequências desse ato.
Tancredo foi atingido por uma grave enfermidade e foi internado na véspera da posse, devido a isso José Sarney (vice-presidente) assumiu a presidência da República interinamente. Logo depois com a morte de Tancredo, Sarney tornou-se presidente por sucessão automática. Para tentar superar sua imagem negativa, por em sua carreira Sarney oferecer apoio - direto ou indireto - à ditadura militar, prometeu honrar os compromissos políticos assumidos por Tancredo que estavam relacionados à redemocratização do país e à necessidade de superar a crise econômica. 
04. Cite as principais medidas adotadas pelo governo com o Plano Collor.
A retenção da poupança de contas com mais de 5 mil reais (já convertido de cruzeiros); O congelamento de preços para tentar conter a inflação; A alteração da moeda (que passou de cruzados para cruzeiros); A venda das empresas estatais para a iniciativa privada; Demissão em massa de funcionários do Estado; Subsídio para a entrada do capital estrangeiro; O confisco das poupanças se deu sob a justificativa de financiar os projetos econômicos do governo. Em tese, a ideia é que o dinheiro fosse devolvido com juros em 18 meses.
05. Comente o impeachment do presidente Collor, mencionando:
a. O processo político que culminou em seu afastamento da presidência;
A descoberta de um esquema de corrupção pelo seu tesoureiro aliada a revoltas populares em prol de um sistema que chegou a reter o dinheiro da poupança da população. A Câmara dos Deputados instituiu uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a apurar as eventuais irregularidades. Foram expostas ao público notícias de uma suposta rede de corrupção, sonegação fiscal e contas “fantasmas” do chamado “esquema PC”. A CPI apresentou relatório que incriminava o presidente Collor. Estava aberto o caminho legal para o impeachment, que foi aprovado pela Câmara Federal. Assim, Fernando Collor foi impedido de exercer a função de presidente da República para ser julgado pelo Senado Federal.
b. As reações da sociedade;
Estudantes, conhecidos como Caras Pintadas (pintavam a face de verde e amarelo), foram às ruas num movimento que reuniu a população brasileira e ficou conhecido como Fora Collor.
No dia 11 de agosto de 1992, dez mil pessoas se reuniram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) em São Paulo para protestar. Na sequência, o presidente fez um pronunciamento em rede nacional e pediu que os cidadãos vestissem as cores do Brasil no domingo próximo, em resposta ao acontecimento e em sinal de apoio ao presidente. Todavia, nesse que ficou conhecido como o Domingo Negro, a resposta da população foi se vestir de preto. Isso apenas confirmava o sentimento de revolta e intensificava os protestos ao presidente. Era a demonstração da insatisfação popular que havia depositado em Collor a sua confiança na primeira vez que o Brasil votou para escolher o seu presidente.
c. Os resultados das investigações.
Durante o julgamento no Senado Federal, Collor entregou sua carta-renúncia. Mesmo após a apresentação da renúncia, o Senado prosseguiu o julgamento de Collor, cassando seus direitos políticos por oito anos.
06. Durante o governo de Itamar Franco foi realizado, em 1993, um plebiscito. Qual a finalidade de tal plebiscito e qual seu resultado final?
Esse plebiscito foi realizado para decidir a forma e o sistema de governo que o Brasil iria adotar: se república ou monarquia, se presidencialismo ou parlamentarismo. A maioria dos eleitores decidiu que o Brasil continuaria sendo uma república presidencialista.
07. No governo de FHC foi criada a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. O que estabelecia tal lei?
Estabeleceu regras precisas para todo administrador público - no âmbito municipal, estadual e federal - com o propósito de alcançar um equilíbrio entre receitas e despesas na administração. O princípio fundamental da LRF consiste em proibir gastar mais do que o arrecadado. O desrespeito às determinações da LRF pode gerar graves punições, como perda dos direitos políticos, o pagamento de pesadas multas e a prisão dos infratores.
08. O governo Lula procurou, desde o início, tranquilizar os mercados, ganhar a confiança de grandes empresários, preservar a estabilidade da moeda e conter a pressão inflacionária. Tal estratégia trouxe bons resultados, em seu primeiro mandato. Identifique tais resultados.
Controle da inflação; Crescimento das exportações brasileiras; Ligeira queda nos índices de desempregos; Crescimento do PIB entre 2003 e 2006 num ritmo médio de 3,4% ao ano, e isso já representava uma taxa superior à do governo anterior.
09. Em abril de 2016 a Câmara dos Deputados encaminhou o processo de impeachment, contra a presidente Dilma Rousseff, ao Senado Federal. Qual foi a alegação para tal impeachment?
A alegação de que a presidente havia cometido crime de responsabilidade fiscal.

Outros materiais