Buscar

Avaliaçao discurssiva de Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliar é uma ação que ocorre em decorrência de um processo de ensino-aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em qualquer empreendimento: uma empresa, uma sociedade e no ambiente escolar. Neste caso, nos referimos à avaliação na escola. Basicamente, pode-se elencar quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: a observação, a autoavaliação, os portfólios e as provas. Descreva o processo de aplicação de cada uma dessas quatro técnicas, apontando suas especificidades e contribuições para o processo avaliativo.
	Resposta Esperada:
Observação: ocorre em um ambiente de espontaneidade e não parece um momento de avaliação, pois os estudantes não sofrem pressões, como em provas. Para quem observa, é necessário evitar precipitações, preconceitos e generalizações apressadas.
Autoavaliação: cria um ambiente mais participativo, democrático e ajuda a responsabilizar mais o estudante por sua aprendizagem, pois o conscientiza de seus avanços, limites e necessidades. O estudante passa a ser sujeito no processo. 
Portfólio: é um conjunto de trabalhos produzidos durante um determinado período de tempo (um semestre, um ano ou diversos anos letivos) e organizados de maneira que seja possível acompanhar a evolução de aprendizagem do estudante. 
Prova: há, basicamente, três tipos: orais, dissertativas e objetivas. Exige certo cuidado na elaboração e aplicação, pois, além de um instrumento de medida, é uma estratégia de aprendizagem.
	2.
	Com o surgimento da Nova Sociologia da Educação, a partir dos anos 1960, o currículo passou a ser concebido de outra forma. Surgiram então as teorias críticas do currículo. Quais foram as contribuições das teorias críticas do currículo para a educação?
	Resposta Esperada:
Essas teorias permitiram que a educação fosse vista com outros olhares, criticavam os modelos tradicionais, engessados, buscando democratizar a educação. O currículo passou a ser concebido como algo dinâmico, e que reflete as questões sociais. As teorias críticas também enfatizaram que o currículo não é neutro, mas representa uma ideologia, em que relações de poder se manifestam. Assim, essas teorias trouxeram uma visão crítica da sociedade e das ideologias que perpassavam a educação.

Outros materiais