Buscar

AD2 BOTANICA1 GABARITO 2020 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BOTÂNICA I
Avaliação à Distância 2
Respostas:
Questão 1: Os Principais filos são:
Dinophyta: Algas unicelulares e flageladas comum em sua maioria em ambientes marinhos e poucas espécies em ambiente de água doce. Possuem coloração avermelhada e destacam-se por produzir bioluminescência. 
Euglenophyta: Algas flageladas cuja a principal função de seus flagelos é a locomoção, são desprovidas de parede celular porém dispõem de membrana plasmática. Destacam-se pela sua forma em espiral.
Bacillariophyta: Essas algas podem ser unicelulares ou pluricelulares. Sua parede celular chama-se frústula que possui duas valvas, a hipoteca e epiteca, onde se encaixam no local chamado pleura. Destacam-se pela sua forma e estrutura complexa.
Phaeophyta: São algas pardas que possuem vários cloroplastos ou em alguns casos pode ter somente um. Essas algas formam estruturas microscópicas porém destacam -se por atingirem cerca de 60 metros.
Rhodophyta: Famosa pela sua coloração, as algas vermelhas são organismos que se assemelham as plantas por serem mais complexos. Destacam-se e diferenciam-se por ser o único filo de algas cujas suas células não são flageladas.
Chlorophyta: Essas algas possuem uma morfologia diferenciada, é um grupo cujas algumas de suas espécies podem fazem simbiose com alguns fungos. Destacam-se por possuir algumas espécies capazes de sobreviver no ambiente terrestre, além de sua morfologia ser semelhante à das plantas.
Questão 2: Sua importância ecológica refere-se principalmente a manutenção da vida. Como estão presentes em sua maioria no ambiente aquático que compõe cerca de 70% do planeta Terra, as algas são os principais organismos responsáveis pelo oxigênio presente na atmosfera sendo produto da fotossíntese. São fonte de energia para a vida marinha servindo de alimento para diversas espécies inclusive o homem. Também estão presentes nas indústrias agrícolas servindo de adubo natural ou matéria-prima para a fabricação de fertilizantes, já que são ricas em nitrogênio e potássio. Além disso, podem ser usadas em tratamento de esgoto, algumas algas verdes podem promover decomposição aeróbica causando a redução dos resíduos presentes.
Questão 3: Em sua adaptação surgiram-se células condutoras nas briófitas, além de uma fina cutícula se desenvolveu em dua epiderme cuja a sua principal função seria proteger e impermeabilizar a superfície da planta e também controlar a perda d'àgua. 
Seu corpo desenvolveu organizações a qual distinguam-se entre si. Essas organizações foram chamadas de talhosas e folhosas.
Talhosa pois suas estruturas são semelhantes aos talos das plantas terrestres pois os seus gametófitos são aplanados formando ramificações. Esses “talos” tem como principal função revestir e armazenar além de seres fotossintetizantes.
A organização folhosa destacam-se diferentes estruturas que se assemelharam à raízes, caules e folhas. São essas: os rizoides que são formados por filamentos unicelulares que fixarão a planta ao solo e absorverá água e sais minerais. Os cauloides que auxiliaram no transporte de nutrientes e os filoides, que são clorofilados e realizarão fotossíntese. 
Como as plantas não se locomovem, elas obterão através dessas adaptações ao ambiente terrestre mecanismos de sobrevivência para que consigam absorver, reter e distribuir a água além de sua sustentação para que consigam fazer a troca gasosa e princialmente a captação de energia luminosa.
Questão 4:
A) As folhas são responsáveis pela pressão negativa que realizará a sucção da água através da transpiração. Quando as células das folhas estão em alta atividade metabólica gerará calor que transformará a água ali presente em vapor, que seguirá o gradiente de potencial hídrico saindo pelos estômatos abertos. Na fase de vapor as moléculas estarão mais negativas que o potencial hídrico das folhas, já que estarão mais dispersas e menos disponíveis para a realização de trabalho. Como a água está coesa entre essas moléculas, ao passar pela fase de vaporização, novas moléculas de água serão sugadas automaticamente de dentro do xilema até as folhas, que sairão em forma de vapor para a atmosfera. Esse processo ocorre durante o dia através da fotossíntese e a noite durante a respiração.
B) Através do ajuste osmótico onde as células da raiz aumentarão a quantidade de solutos que são osmoticamente ativos como os açúcares, aumentando também o potencial osmótico da célula diminuindo o seu potencial hídrico. Esse mecanismo aumentará a eficiência de entrada da água por difusão.
C) As plantas apresentam essas alterações para que se mantenha conservado a água em seu interior durante o período de seca para que não haja perca da mesma já que é através das folhas e ocorre a transpiração durante o processo de fotossíntese, logo se enrolam suas folhas ou as escondem é para reduzir o índice de transpiração que ocorrerá .
D) São as raízes xeromórficas. São raízes expandidas e superficiais o que otimizará a absorção da água. Além disso, são raízes com ausência de pelos absorventes e pouca tuberização, podendo também serem suculentas por possuírem células de reservas grandes em seu córtex.
Questão 5:
A) Raiz, caule e folha.
B) A raiz se origina durante a germinação da semente, ela surge da radícula do embrião. O caule se origina a partir do embrião, inicialmente na gêmula do culículo e depois se formará através da atividade do meristema apical cauliar. A folha no primeiro momento terá uma origem endógena surgindo através da gêmula do embrião da semente. Mais tardar terá uma origem exógena, surgindo das gemas do caule.
C) A raiz possui a função de fixação e absorção de água e sais minerais. O caule possui a função de sustentação e condução e a folha é responsável pela troca gasosa e pela fotossíntese.
D) Através dos tecidos condutores Xilema e Floema que estão dispostos desde a raiz, passando pelo caule, chegando até a última folha. Esses tecidos são fundamentais para a ligação desses órgãos pois são responsáveis pelo transporte da seiva bruta e as seiva elaborada.
Questão 6: Sistema de revestimento trata-se da epiderme da raiz e possui apenas uma camada de células uniestratificadas que apresentarão paredes delgadas e desprovidas de cutículas. Além disso, nesse sistema se formará pelos absorventes que originarão no ápice da raiz que serão adaptados para absorver água e solutos dissolvidos.
Sistema fundamental trata-se da região entre a epiderme e o sistema vascular, chamdo córtex. O córtex da raiz possui grandes espaços intercelulares, desempenhando um papel fundamental de armazenamento de substâncias.
Sistema vascular é composto pelos tecidos vasculares e por uma camada de células denominada periciclo, ele estará localizado entre o sistema vascular e a endoderme e será formado por componentes do xilema e do floema. Esse sistema dará origem ao câmbio vascular, as raízes laterais, ao falogênio e ao meristema secundário da casca.
Questão 7: Não é possível afirmar que todas as raízes aéreas são parasitas, já que suas funções variam de acordo com a necessidade de adaptação. Existem alguns tipos de raízes aéreas incluindo as parasitas como as trepadeiras e as epífitas. Um exemplo de raízes aéreas parasitas seria o cipó-chumbo cuja suas raízes penetram no caule de outras plantas até chegar ao floema sugando a seiva orgânica produzida. Outro exemplo de raízes aéreas são as grampiformes, ou melhor dizendo, as trepadeiras. Essas plantas possuem raízes em forma de ganho que se fixam ao vegetal. Além disso, também existe as epífitas que são plantas que são beneficiadas ao utilizar outra planta como apoio obtendo um melhor acesso à energia luminosa sem que cause danos a outra.
Questão 8: A água sobe até os capilares pois preferem se movimentar entre eles, subindo espontaneamente. Entretanto quando há uma intensa atividade metabólica nas folhas gerando calor e evaporando a água ali presente, esse vapor sai pelos estômatos abertos em direção à atmosfera criando uma pressão negativa. Quando em forma de vapor, as moléculas da água estarão mais dispersastendo os valores de potencial muito mais negativos que os valores hídricos. Como a água estará em maior coesão entre essas moléculas ao sair da fase líquida para vapor, a água presente nos vasos do xilema será sugada até as folhas que evaporarão a água até atmosfera e a água do solo será sugada para as raízes e assim sucessivamente. 
Referências:
HENRIQUES, Anaíze B. CALLADO, Cátia H. RIZZINI, Cacília M. REINERT, Fernanda. CUNHA, Maura D. VALENTIN, Yocie Y. Botânica I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza. Filo Phaeophyta. Disponível em <http://simbiotica.org/faeofita.htm#:~:text=A este filo pertencem as,o sargaço ou a laminária.&text=O género Macrocystis%2C vulgarmente conhecidas,os 60 metros de comprimento.> Acessado em 16 de out. de 2020.
Filo Chlorophyta Completo. Universidade Estadual Norte Fluminense. Disponível em <http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/LBT_3660_1277303331.pdf> Acessado em 16 de out. de 2020.

Outros materiais