Buscar

Ligação Gênica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
Lívia Michelle I 3B - CPM - PI
Ligação Gênica
01. Pode-se afirmar que, supondo que não haja permutação entre eles, quais são os gametas produzidos pelo indivíduo portador desses, os gametas produzidos pelo indivíduo portador desses cromossomos são AaBb,Aabb,aaBb,aabb. A proporção genotípica obtida no cruzamento desse indivíduo com o duplo recessivo aabb, será de 100% aabb, assumindo que ocorra um desequilíbrio de ligação completo, fazendo com que, quando o alelo do A é herdado, o alelo do B também seja, sem ocorrer recombinação.
02. Supondo que nesse indivíduo AB/ab existe crossing dos genes em apenas 40%, sabemos que os genótipos parentais representam 40% e os recombinantes 10%.
 Sendo assim, concluímos que: Os gametas são: AB = 40%, ab = 40%, aB = 10% e Ab = 10%, onde: AB e ab são os genótipos parentais e Ab e aB são os genótipos recombinantes.
E a taxa de crossing é de 20%, pois é 10% do genótipo Ab + 10% do genótipo aB. Os genótipos parentais sempre aparecem numa frequência superior a frequência dos genótipos recombinantes, que aparecem em números iguais.
03. Sim, Pois os genes ligados não segregam-se de forma independente uns dos outros durante a meiose. A variabilidade genética, nesses casos, é promovida pela permutação (ou crossing-over) entre cromossomos homólogos, fenômeno que promove a troca de genes entre cromátides próximas. Quanto maior distância entre genes, maior será a taxa de permutação, devido a maior possibilidade de “pontos de contato” ou quebra entre as cromátides.
04. Sabendo que a distância entre os dois alelos dominantes é de 10 UR pode-se concluir que os gametas e as proporções são AB = 45%, ab = 45%, Ab = 5% e aB = 5%. 
Algumas meioses de indivíduos híbridos sofrem recombinação gênica e outras não, e por isso existem diferentes dados para cada indivíduo sobre seus gametas parentais e a taxa de gametas em recombinação. Para saber essa taxa é necessário calculá-la por meio de dados experimentais. Mas é importante saber que a distância entre os genes é numericamente igual à taxa de recombinação. No caso da questão, essa taxa é 10 UR, então cada recombinante terá 5% e os parentais é a divisão igual dos gametas restantes, então 45% para cada.
05. A taxa de crossing apresentada no cruzamento teste de um indivíduo AaBb é de 40%. E os genes desse cruzamento estão em posição trans. É possível calcular a taxa de crossing por meio de dados de experimentos. No primeiro momento é preciso identificar os indivíduos de recombinação. No caso, total de 600 recombinantes. (310 + 290). Assim como a frequência de recombinantes é igual ao número de gametas. Sendo de tal forma que basta transformar em porcentagem. Temos um total de 1000 indivíduos (187 + 213 + 310 +290).
06. De acordo com as informações obtidas no gráfico, temos um cruzamento de um indivíduo RP/rp, com ligação parcial entre os genes em questão, com um indivíduo duplo recessivo (rp/rp).
A taxa de permutação entre os genes deve ser o número de recombinantes/número total x 100.
Cruzamento:
A taxa de permutação será de 30%.
07. Os genótipos mais prováveis para o casal I são: AaBb, pois a descendência possui genótipos típicos de cruzamentos ocorridos entre heterozigotos, além de apresentar proporção correspondente a 9:3:3:1 e 4 tipos distintos de gametas. Os genótipos mais prováveis para o casal II são: aaBb, pois existem apenas indivíduos aB ou ab.
08. O cruzamento acima mostrou que não houve a efetividade da Segunda Lei de Mendel, ou seja, a lei que define a segregação independente de genes de forma aleatória. Por conta da mesma frequência (25%) de todas as classes, sugere-se que os genes estariam presentes em diferentes cromossomos, a única explicação para a manutenção de uma mesma frequência, de maneira a se manter as evidências criadas por Mendel.
09. a) AaBb –aabb –Aabb –aaBb
b) AB –ab –Ab –aB
c)Linkage, ligação, segregação conjunta, segregação amarrada, ou segregação dependente.
d) 8 unidades morgan, mo
010. Letra C
011. Letra C
012. Letra C
013. Letra E
014. Letra C
015. Letra E
016. Letra A
017. Letra B

Outros materiais