Buscar

Estudo de caso - Saude e bem estar

Prévia do material em texto

Estudo de Caso N1 - Saúde e bem estar no trabalho
Nome: Vânia Amorim Vargas
Curso: Gestão de Carreira e Empregabilidade 
1º Caso - Financeiro 
Segundo Chiavenato (2004, p. 448) “A gestão da qualidade total nas organizações depende fundamentalmente da otimização do potencial humano”.
A baixa motivação, falta de atenção, baixa produtividade e alta rotatividade dentro de uma organização estão ligadas a ausência de qualidade de vida no meio de trabalho. 
O primeiro ponto a ser observado por Fernando deve ser a iluminação, pois um ambiente de trabalho onde a luz é insuficiente pode levar o colaborador a um estresse psicológico, com intensa sensação de fadiga, pode vir a desenvolver problemas oftalmológicos, dentre outros.
Fernando junto com a equipe de manutenção, e da CIPA, deve avaliar e adequar o ambiente com uma iluminação mais propícia a um escritório, e fazer a modificação seguindo a NR-17. 
Outro ponto que Fernando deve observar é a questão do conforto térmico, pois ele não está apenas relacionado com a temperatura do ar. Ele leva em conta uma série de outros fatores ambientais e pessoais. O desconforto térmico eleva a irritabilidade e cansaço. Um ambiente de trabalho com a temperatura agradável promove maior bem-estar e influencia diretamente no rendimento de quem trabalha. 
Verificar se as máquinas de ar condicionado estão com a manutenção preventiva em dia, verificar se existe a necessidade da compra de uma nova máquina, ou se apenas com manutenção o ambiente ficará mais agradável. 
Além desses pontos específicos Fernando deve verificar se todas as cadeiras, mesas, computadores estão adequados para o trabalho do funcionário. Proporcionando um ambiente de trabalho com máximo conforto e segurança. Pois um ambiente de trabalho agradável, onde os funcionários se sintam bem, o trabalho vai ser muito mais produtivo. 
Ele deve buscar parcerias com academias próximas ao local de trabalho, a fim de conseguir preços diferenciados para os seus colaboradores, pois atividade física é muito importante para o corpo e a mente. Promover mensalmente o dia da Saúde: com ginástica laboral e massagem relaxante, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. 
2 Caso - Encarregado 
Fernando deve conversar com os funcionários do setor para ter uma percepção real do que está acontecendo, e após procurar o gestor de RH e explicar a situação do funcionário X. 
Após a avaliação do RH o funcionário X receberá o feedback do psicólogo da empresa, pois ele é imparcial e sabe lidar melhor com toda essa situação emocional que está envolvida por trás do caso, tendo uma conversa franca e transparente, sem pressioná-lo ou invadi-lo. Tentando abordar de forma suave, mostrando que a empresa está pensando na sua saúde e está disposta a ajudá-lo como for preciso.
Como a sua filha estava internada no hospital, ela sendo menor de idade, a gestora de RH informou ao funcionário X que ele poderia tirar uma licença para acompanhá-la, tendo em vista ser menor de idade. E já se colocou a disposição caso fosse necessário alguma outra ajuda. Fernando foi até o funcionário após a conversa com o RH, e também se colocou a disposição do funcionário X, demonstrando empatia com o problema do próximo. 
Após essa situação o RH vai elaborar uma avaliação 360º onde o intuito é promover a melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte de uma empresa, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, através de feedbacks pontuais, realizados por meio de um questionário respondido por superiores, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes. Essa avaliação será aplicada semestralmente, pois é necessário manter um clima organizacional leve, onde as pessoas não tenham atritos entre elas. Assim o trabalho desenvolve melhor. Essa avaliação será aplicada em todos os setores, e todos os líderes receberão o feedback. 
O RH promoverá palestras para abordar temas como: inteligência emocional, palestras motivacionais. E anualmente fará uma avaliação de desempenho. 
 3º Caso - Funcionários despreparados 
"A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminando condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho" (CHIAVENATO, 2004, P. 352)..
 
Fernando deve organizar junto ao RH e a equipe da CIPA treinamentos para os novos funcionários, visando abordar a importância da segurança no trabalho. Apresentar os EPI's que serão utilizados, explicar qual a funcionalidade de cada. Apresentar o máquinário e fazer todas as ponderações a respeito. Como são funcionários que trabalham em risco, promover encontros semestrais, junto com a supervisão do setor e a CIPA, fazendo simulações de acidentes, e promovendo sempre um bate papo. Porém deixando um canal aberto para que eles possam ter uma troca direta. 
Realizar testes físicos e psicológicos com os novos funcionários para saber se realmente, estão aptos para assumir tal cargo. Além da realização de um teste dissertativo a respeito da NR- 35, pois assim o recrutador terá ciência do conhecimento teórico do funcionário. E para as próximas contratações Fernando vai pedir ao RH para criar um modelo de processo seletivo com três etapas: entrevista individual, testes físicos e psicológicos e teste dissertativo. Que será aplicado somente para os trabalhadores que ocuparão tais cargos. O funcionário tem que estar apto nas três etapas para que assim seja contratado. 
Referências 
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas - 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004
CHIAVENATO, O Capital Humano das Organizações. Edição 2004: São Paulo, Atlas

Outros materiais