Buscar

Avaliação Discursiva Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648681) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22579887
	Nota da Prova:
	8,70
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Gomes (2004), a partir da década de 1960 o mapa passou a ser compreendido como uma forma de comunicação e transmissão do conhecimento geográfico. Em consequência, a cartografia passou a ser entendida como uma linguagem do espaço geográfico, com noções de escala e símbolos que auxiliam na sua representação. Desta forma, com relação à prática educativa desenvolvida com crianças, disserte sobre como poderiam ser organizadas atividades que incluíssem a criação de símbolos e legendas.
FONTE: GOMES, M. do C. A. Velhos mapas, novas leituras: revisitando a história da cartografia. Espaço e Tempo, São Paulo, n. 16, p. 67-79, 2004.
	Resposta Esperada:
O professor pode sugerir aos alunos que criem símbolos para os espaços ou salas existentes na escola; apresentar aos alunos os símbolos cartográficos e solicitar que expliquem para que servem; criar símbolos cartográficos e pedir para que os alunos fixem no mapa em branco, atribuindo significados; ou também criar símbolos para a escola ou sua sala de aula com base na planta baixa da escola.
	2.
	Em meio às histórias que constituíram a estrutura social esteve presente uma concepção crítica, denominada de história de resistência, que infere numa história relatada numa abordagem oral, local e do cotidiano das pessoas. Na década de 1950 surgiu a primeira geração de historiadores que dedicaram seus estudos a história oral, nos Estados Unidos, com pesquisas voltadas à área da ciência política. Disserte sobre as características que definiram a nova concepção de história oral a partir da década de 1960.
	Resposta Esperada:
Foi considerada como forma de história multidisciplinar com embasamento na teoria e métodos provenientes das ciências sociais, como a Antropologia e Sociologia. Na Europa a história oral iniciou nos movimentos de 1968 a respeito do tradicionalismo dos partidos de esquerda
Parte inferior do formulário

Outros materiais