Buscar

Prova presencial regular ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO (Aline)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1 ) Ao lado da discussão em torno do que seja cultura para a antropologia, é preciso que haja o entendimento da forma como ela funciona e interfere na vida social. Um dos pensadores que melhor definiu como opera a cultura foi Roque de Barros Laraia.
Segundo o autor, a cultura opera de diferentes maneiras:
I. A cultura condiciona a visão de mundo do homem.
II. A cultura pouco interfere no plano biológico.
III. Os indivíduos participam da mesma forma de sua cultura.
IV. A cultura tem uma lógica própria.
V. A cultura é dinâmica.
Sobre as formas como opera a cultura, assinale as alternativas corretas.
A ) I, III e IV.
B ) III e IV.
C ) I e II.
D ) I, IV e V.
E ) IV e V.
2 ) O desenvolvimento da humanidade está marcado por conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade e expressá-la. Por isso, ao se discutir cultura, deve-se ter sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e diversidade. São complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que os unem e diferenciam, e a cultura as expressa. Assim, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, e grupos humanos. Cada realidade cultural tem sua própria lógica interna, a qual se deve conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas. José Luiz dos Santos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 7-8. Adaptado.
De acordo com o texto, a cultura
A ) expressa diferentes e complexas realidades dos grupos humanos.
B ) é proporcional ao desenvolvimento econômico dos povos.
C ) é adquirida por meio de conflitos entre diferentes nações.
D ) contribui para aumentar os preconceitos.
E ) é sempre igual e tem sempre uma mesma lógica interna.
3 ) A antropologia é uma forma de autoconsciência científica da realidade social e da diversidade. Muito importante nos cursos de formação de professores, permite que se desenvolva o pensar antropologicamente.
Qual é a importância do pensar antropologicamente para a formação do senso crítico do cidadão, especialmente do professor?
A ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando também que se consiga entender como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância e o preconceito.
B ) Capacita o indivíduo a discutir os problemas que aparecem na sociedade por causa das diferenças culturais para poder resolver todos eles.
C ) Estimula a convivência entre os diferentes, a partir do entendimento de que não há como resolver os conflitos, sendo necessário conviver com eles de forma mais tolerante possível.
D ) Significa conhecer os problemas relacionados à diversidade cultural a partir das teorias antropológicas, sem a pretensão de pensá-los de forma científica.
E ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e assim desenvolve seu espírito crítico, possibilitando que consiga entender todos os problemas relacionados à educação.
4 ) A antropologia da educação nos permite fazer a necessária contextualização do conhecimento e dos saberes que devem constituir o currículo escolar, uma vez que esse olhar sobre a cultura e sua relação com a sociedade na qual é produzida problematiza as dinâmicas e relações sociais. Assinale a alternativa que melhor explica a contribuição da Antropologia para a discussão do currículo escolar no sistema educativo.
A ) A Antropologia da Educação participa cada vez menos do debate sobre o currículo escolar, sobre o que e como ensinar nas escolas porque tem sido uma questão pouco relevante no sistema educativo, que tem focado mais na formação docente.
B ) Para que a educação alcance a qualidade que desejamos e para que seu potencial transformador se realize, a Antropologia da Educação e o olhar antropológico são dispensáveis nos cursos de formação inicial e continuada de professores.
C ) A Antropologia da Educação indica os conhecimentos a serem trabalhados na escola, que precisam ser relevantes para os professores, uma vez que os estudantes ainda têm dificuldade para saber o que é importante para eles.
D ) O debate sobre o currículo escolar, as políticas públicas, as práticas pedagógicas e a formação docente (inicial e continuada) deixaram de fazer parte do conjunto de temas concernentes à Antropologia da Educação, em razão do fato de a disciplina ter encontrado objetos de estudo mais relevantes para o sistema educativo.
E ) A reflexão sobre concepção e elaboração do currículo escolar deve contar com a contribuição da Antropologia da Educação em uma discussão que deve ser inter e multidisciplinar.
5 ) A palavra antropologia significa estudo do homem. Mas outras ciências, como a Sociologia, a Psicologia e a Biologia também estudam o homem. Portanto, qual seria a diferença? A diferença reside no tipo de abordagem, na forma como esse estudo é realizado e com qual objetivo.
PORQUE
A antropologia se propõe a entender o homem como um ser sociável, buscando na sua história tudo aquilo que fundamenta seu modo de vida e que condiciona sua visão de mundo (valores, leis, regras, tradições, ritos, mitos, comportamentos etc.), além de compreender como ele evolui ao longo do tempo sob o ponto de vista biológico. Assim, tem uma dimensão muito maior, sendo vista por alguns autores como a ciência da humanidade e do ser humano enquanto produtor de cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E ) As asserções I e II são proposições falsas.
6 ) Em certos momentos do dia a dia, algumas expressões são utilizadas sem a reflexão de que estão fundamentadas em visões distorcidas do outro. São expressões do tipo: "loira é burra", "não sou preconceituoso; tenho até amigo negro", "chorar é coisa de menina", "ela é tão bonita; pena que é gordinha" e muitas outras.
Tem-se uma tendência a avaliar as pessoas com base na noção particular do que o outro é ou parece ser.
Portanto, nesses casos, tem-se exemplos de:
A ) tolerância
B ) diversidade
C ) solidariedade
D ) respeito
E ) preconceito
7 ) O multiculturalismo, uma das marcas da sociedade em tempos de globalização caracteriza-se:
A ) por reconhecer passivamente as diferenças raciais, aceitando que não se pode lutar contra o preconceito e a discriminação.
B ) por afirmar a necessidade do reconhecimento da diferença para adequar os sujeitos em suas funções sociais, o que gera menos preconceito.
C ) originalmente, pela coexistência de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas idênticas dentro da sociedade moderna.
D ) por defender e lutar pela individualidade social, como forma de manter os direitos humanos.
E ) por que se confundem com as sociedades, permitindo caracterizar modos de vida baseados em condições materiais e simbólicas.
8 ) O homem é o único animal que, fazendo uso da razão, interfere e modifica seu meio ambiente, produzindo sistemas simbólicos que acabam por defini-lo. Isso deve se à
A ) personalidade.
B ) vontade.
C ) história de vida.
D ) cultura.
E ) sociedade.
9 ) A _____________________ se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca igualitária. Fundamenta-se na ideia de que nos civilizamos cada vez mais quando nos dispomos a aprender com toda e qualquer pessoa. É tentar se colocar no lugar do outro e buscar compreender a lógica da sua cultura, mudando nosso comportamento em relação ao dele.
Assinale a alternativa que apresentao termo que completa a frase e a ideia.
A ) Educação
B ) Cultura
C ) Antropologia
D ) Atitude antropológica
E ) Alteridade
10 ) São muitos os desafios da contemporaneidade e alguns deles atingem a educação, a escola e a atuação docente. Mudanças como as novas configurações no mundo do trabalho, nas relações sociais, políticas, culturais e econômicas, tais como as inovações tecnológicas exigirão dos indivíduos novas habilidades, novas competências, demandas diretamente relacionadas à educação. Os alunos de hoje são totalmente diferentes daqueles com os quais a maioria dos professores estava habituada a ter em suas salas de aula. O sistema educacional não estava preparado para essas mudanças. Como são chamados esses alunos das novas gerações que nasceram no contexto apresentado acima?
A ) Geração X.
B ) Nativos digitais.
C ) Geração baby boom.
D ) Alunos globalizados.
E ) Analfabetos funcionais.
11 ) Observe a imagem abaixo, muito conhecida quando se discute a questão da igualdade: Fonte: IESDE Brasil S/A Enquanto humanidade somos um grande grupo, composto por diversas culturas, mas a despeito disso, nossas singularidades devem ser valorizadas. Para isso, não podemos pensar a igualdade em detrimento das diferenças.
Isso significa que a igualdade deve acontecer na diversidade. Além disso, é preciso pensar em garantir também a equidade, que é a igualdade de oportunidades. O que você compreende dessa imagem? Cada uma das três pessoas tem uma altura diferente, há três caixas iguais e todos querem ver o outro lado do muro. A solução mostrada no segundo quadro garantiu a
A ) equidade.
B ) igualdade.
C ) pluralidade.
D ) diversidade.
E ) diferença.
12 ) Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação.
PORQUE
A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
B ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D ) As asserções I e II são proposições falsas.
E ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Outros materiais