Buscar

Diferenças Culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Formativa
Módulo 2 B
Nome: Valéria dos Santos Lima
Tema: Diferenças Culturais
Considerando o que estabelece a BNCC em relação a importância das diversas manifestações artísticas e culturais, a escolha do livro Abaré,de Graça Lima, propicia ao aluno inserido no 3°ano do ensino fundamental, uma leitura minusciosa por meio de imagens, enriquecendo sua interpretação e percepção visual.
A ideia é promover uma roda de história adaptada ao contexto utilizando elementos como: folhas secas, galhos, terra e uma trilha sonora com som de natureza caso não tenha um ambiente externo com tais elementos.
Seguindo a proposta, a professora folheará o livro que conta por meio de imagens a rotina de um indiozinho curioso que adora conhecer novos lugares e espécies.
Após a leitura, é interessante questionar a respeito das características do personagem, como: cor da pele, cabelos, vestimenta, objetos usados, o ambiente em que ele está inserido e pedir para que os alunos façam uma comparação com sua própria rotina e destinando o protagonismo a ele, que relatará.
Para finalizar, o professor fará um resgate histórico sobre a origem dos povos brasileiros, com o intuito da turma se reconhecer como elemento/fruto de um país miscigenado que possui características, línguas, crenças e modo de vida diferente.
Portanto, o livro Abaré,serviu como base para uma aula rica em proporcionar um comportamento empático em relação a cultura indígena, que consequentemente ajudará para que haja mais respeito e menos preconceito.

Outros materiais