Buscar

Exercício TEORIA CONTINGENCIAL - Teoria da Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício TEORIA CONTINGENCIAL - Teorias da Administração
1. A estrutura organizacional segue a estratégia de crescimento da empresa, sendo que os tipos mais complexos de estrutura são o resultado de diversas estratégias básicas. Considerando a estrutura organizacional, como a Teoria da Contingência percebe as relações da empresa com o mercado?
A. As relações da empresa com o mercado ocorrem somente no momento em que a organização realiza as atividades de vendas de produtos.
B. As empresas não dependem das suas relações com o ambiente externo, e são fundamentais as interações entre os departamentos para que a empresa esteja conectada com o mercado.
C. As relações da empresa com o mercado ocorrem somente no momento em que a organização realiza as atividades de aquisição de matérias-primas.
D. As empresas dependem das suas relações com o ambiente externo, partindo do princípio que as características ambientais é que determinam as características organizacionais, assumindo a inexistência de receitas.
E. As empresas dependem das suas relações com os fornecedores e clientes, porém as características ambientais não determinam as características organizacionais.
RESPOSTA CORRETA - Letra "D"
EXPLICAÇÃO: De acordo com a Teoria da Contingência, nada é absoluto, tudo é relativo e pode ser modificado a partir da interação da empresa com o ambiente externo. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.
2. A escola contingencial surgiu na Teoria Geral da administração a partir de três razões principais. Assinale a alternativa que apresenta essas razões.
A. Ênfase nas pessoas; preocupação com o comportamento organizacional, estudo do comportamento humano.
B. Identificação do rápido processo de adaptação que as organizações devem ter para com as contingências apresentadas pelo ambiente organizacional, melhoria da qualidade do processo decisório, tratamento das questões administrativas no contexto de “cada caso é um caso”.
C. Planejamento, com a definição dos objetivos a serem alcançados, organização e vendas, por meio da organização da equipe de vendas; comando, com relações hierárquicas claras e bem definidas.
D. Razões técnicas, relacionadas com os serviços oferecidos pela empresa, comerciais, relacionadas com a venda de mercadorias, e financeiras, relacionadas com a gerência financeira.
E. Ordem, que deve ser mantida para que os profissionais saibam onde localizar os processos, equidade, para a definição de direitos iguais para cada colaborador, estabilidade, visando a diminuir o volume de rotatividade e aumentar o desempenho da empresa.
RESPOSTA CORRETA - Letra "B"
EXPLICAÇÃO: A abordagem contingencial percebe os fatores ambientais e tecnológicos como fundamentais para a melhoria das organizações, atuando com oportunidades e restrições que poderão influenciar a estrutura e os processos internos da empresa. Dessa forma, as três razões principais dessa abordagem são: a identificação do rápido processo de adaptação que as organizações devem ter para com as contingências apresentadas pelo ambiente organizacional; a melhoria da qualidade do processo decisório; e o tratamento das questões administrativas no contexto de “cada caso é um caso”.
​​​​​​​ 
3. O termo abordagem contingencialista afirma que não existe uma única maneira de organizar as empresas; elas precisam ser ajustadas sistematicamente de acordo com as condições ambientais. Qual das alternativas a seguir apresenta os principais aspectos da abordagem?
A. A organização é um sistema aberto e sua natureza é sistêmica; as características da empresa apresentam interação com o ambiente e entre si; as características organizacionais são variáveis dependentes, enquanto as características ambientais funcionam como variáveis independentes; no que se refere aos departamentos, é preciso que haja um esforço unificado, ou seja, uma coesão para que o corra a integração e a diferenciação.
B. A reorganização ocasionou o aumento de eficiência nas compras e vendas; a organização, porém, reduziu os lucros em função da saturação do mercado; no que se refere a custos, houve a possibilidade significativa de redução.
C. A organização é baseada na hierarquia e demonstrada de forma vertical; há completo fechamento da organização no que se refere às relações com o mercado; a comunicação é reduzida entre funcionários de departamentos diferentes.
D. As atividades são definidas por níveis; a organização depende de novas tecnologias para a modernização das suas atividades; a partir da Teoria da Contingência, a variável humana passou a assumir um papel importante na teoria administrativa.
E. Há crescimento acelerado e desorganizado das empresas; a organização passa a necessitar e exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo; há aumento da eficiência e produtividade das empresas.
RESPOSTA CORRETA - Letra "A"
EXPLICAÇÃO: Uma estrutura organizacional é um produto de muitas variáveis, como tecnologia, ambiente, pessoas, processos, atuando com o mercado e estabelecendo a estrutura formal que melhor atende à empresa. Assim, a organização é um sistema aberto, e sua natureza é sistêmica; as características da empresa apresentam interação com o ambiente e entre si; as características organizacionais são variáveis dependentes, enquanto as características ambientais funcionam como variáveis independentes; no que se refere aos departamentos, é preciso que haja um esforço unificado, ou seja, uma coesão para que ocorra integração e diferenciação.​​​​​​​
4. O ambiente é o contexto que envolve externamente a organização ou o sistema, abrangendo a interação que a empresa desenvolve com o meio em que está instalada. A partir dessa visão e de diversas pesquisas realizadas pela escola contingencial, como é possível classificar o macroambiente?
A. O macroambiente se caracteriza por apresentar pouca mistura de mercados.
B. O macroambiente é quando quase não ocorrem mudanças e, quando ocorrem, são variáveis.
C. O macroambiente não apresenta mudanças o tempo inteiro. Quando apresenta, elas geram incertezas na organização.
D. O macroambiente favorece a resolução de problemas de forma rápida, pois reduz a departamentalização.
E. O macroambiente é um amplo sistema que envolve as organizações, abrangendo os aspectos demográficos, científicos, tecnológicos, ecológicos, físicos, políticos, econômicos, sociais e culturais.
RESPOSTA CORRETA - Letra "E"
EXPLICAÇÃO: O macroambiente é um amplo sistema que está em permanente mudança em função de inúmeras forças externas, apresentando uma série de tendências econômicas, culturais, políticas, etc.
5. A estrutura matricial busca reunir as vantagens das estruturas funcionais e divisionalizadas, sendo um tipo específico de estrutura organizacional utilizado em muitas organizações. Sabendo disso, aponte o principal objetivo da estrutura matricial.
A. A estrutura matricial produz esquemas teóricos e operacionais mais adequados que favorecem a interdependência entre as partes da organização.
B. A estrutura matricial hierárquica não oferece condições de flexibilidade e funcionalidade demandadas pelo ambiente.
C. A estrutura matricial objetiva maximizar resultados e é a forma mais utilizada por grandes organizações, pois possibilita um ambiente mais participativo à medida que depende da colaboração de muitos profissionais com diferentes formações.
D. A estrutura matricial aborda a organização como um conjunto de unidades internas e externas integradas num todo.
E. A estrutura matricial trabalha com o objetivo de fomentar projeto sem que ocorra a integração do grupo funcional.
RESPOSTA CORRETA - Letra "C"

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais