Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova Online antropologia da educaçao

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova Online
Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A ideia de ________ envolve vários aspectos da produção humana (tais como valores, leis, costumes etc.), além da produção material de um povo (tais como os artefatos, os utensílios, o vestuário, a moradia, a alimentação e tudo o que o homem construiu ou produziu para adaptar-se ao meio ambiente e atender às suas necessidades de sobrevivência e conforto). Diz respeito a tudo aquilo que socialmente caracteriza a vida de um povo ou grupos no interior de uma mesma sociedade e condiciona a _________ do homem.
Assinale a alternativa que contém os termos que completam as frases acima.
a )
pluralidade / mentalidade
b )
tolerância / visão de mundo
 
c )
 cultura / visão de mundo
d )
cultura / diversidade
e )
etnocentrismo / cultura
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A Antropologia da Educação é uma disciplina que colabora para a formação de uma visão de reconhecimento e valorização da diversidade e pode nos ajudar a analisar a questão do racismo e do preconceito. Em relação à educação, a população afrodescendente sofre com vários empecilhos que não podem ser explicados por outra variável além da questão étnico-racial.
Assinale as alternativas que apresentam algumas das implicações do racismo que atingem a população afrodescendente em relação à educação.
I. Apesar de ter havido um aumento da presença de negros e pardos em todos os níveis da educação, ainda é incipiente sua presença na graduação e pós-graduação.
II. Dificuldade de acesso da população afrodescendente à educação de qualidade na educação básica.
III. Essa população acaba sendo excluída dos processos seletivos para ingresso nas instituições públicas de educação superior.
IV. Hoje a maioria dos alunos da educação básica na rede privada em todo país é de indivíduos oriundos da população afrodescendente.
a )
II, III, IV.
 
b )
I, II, III.
c )
I, III, IV.
d )
II, III, V.
e )
I, II, IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
As relações étnico-raciais no Brasil têm sido marcadas pela negação, por mitos e por conflitos, sendo muito recente a sua discussão em relação ao processo educativo, em especial no que diz respeito às características que um profissional da educação deve ter para um bom desempenho.
PORQUE
Para que um professor atue de forma efetiva no combate ao preconceito relacionado a essa questão, é fundamental que ele se perceba como um mediador das tensões étnico-raciais que aparecem, atendendo às exigências postas pelas leis e diretrizes que regem a educação no país. Além disso, precisa constantemente rever sua prática pedagógica, com base em um referencial teórico que discuta a alteridade e as relações multiétnicas, assim como escolher metodologias inovadoras que oportunizem a reflexão, a criticidade, a criatividade e que estimulem o protagonismo do aluno. Não se esquecendo, também, de investir em sua formação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c )
As asserções I e II são proposições falsas.
d )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
e )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação.
PORQUE
A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições falsas.
b )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
d )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
e )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
O direito à liberdade, inclusive à liberdade de expressão, é direito de todos e base para a convivência baseada no relativismo e respeito à diversidade.
Assim, uma das tarefas da educação em todas as sociedades é:
a )
Reforçar que cada cultura tem o direito de se expressar, de tentar manter suas tradições e transmiti-las às novas gerações, desde que isso não gere conflitos em sala de aula.
b )
Reforçar as diferenças culturais como forma de manter as características que marcam a nossa época, caracterizada pela harmonia e o respeito ao outro.
 
c )
Oportunizar o compartilhamento do sistema cultural de cada sociedade ou grupo social de forma a construir ou reforçar identidades individuais e coletivas, contribuindo para a construção da cidadania.
d )
Desenvolver práticas pedagógicas que colaborem para o reforço das identidades individuais e coletivas para que cada um possa ser o que quiser, sem precisar considerar o outro e a diversidade cultural.
e )
Formar indivíduos que saibam defender suas culturas como sendo a referência básica para avaliar as demais.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Ao longo da história da antropologia, a percepção da alteridade começa a ser construída como modelo explicativo, ainda que sob a lógica do Evolucionismo, grande marco teórico deste estudo.
Sobre o Evolucionismo, assinale a alternativa correta.
I. Como via a diversidade a partir da noção de progresso e estágio de desenvolvimento das culturas e sociedades não-europeias (portanto, não-civilizadas), tornou-se o referencial a partir do qual as sociedades seriam comparadas.
II. O primeiro passo dos evolucionistas foi adotar um conceito de cultura que atendesse aos seus objetivos. Na obra A origem das culturas, o antropólogo inglês Edward Tylor elabora uma das definições de cultura mais aceitas ao longo de todo o século XIX, na qual cultura e civilização são quase sinônimos.
III. Essa definição trazia implícita a ideia de que todas as sociedades "primitivas" poderiam chegar à "civilização", mas, mais do que isso, que a sociedade do "eu" (a minha) seria mais importante e superior à sociedade do "outro". E isso foi devastador para vários povos.
IV. É nesse contexto que observamos que há espaço para o etnocentrismo, uma vez que, segundo essa teoria, é preciso combater o relativismo.
Estão corretas as afirmativas:
a )
I, IV.
b )
I, III.
 
c )
I, II, III.
d )
I, II, IV.
e )
II, III, IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Alguns processos sociais têm a capacidade de alterar parcial ou totalmente os sistemas culturais. Tal como as sociedades, que também estão sempre mudando, nossos referenciais culturais (costumes, hábitos, valores, símbolos, etc.) são alterados exatamente por conta do processo de socialização. Com a globalização esse movimento se intensificou e com isso os processos de interação social também ganharam novo ritmo.
São exemplos de dois importantes processos sociais que modificam a cultura, especialmente de imigrantes:
 
a )
assimilação; aculturação.
b )
competição; assimilação.
c )
cooperação; competição.
d )
marginalização; assimilação.
e )
socialização; aculturação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O desenvolvimento da humanidade está marcado por conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los,
Página12