Buscar

Xadrez- modo de jogar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@liviamichellestudies
RESUMO
Como eu jogaria xadrez de forma correta
 
Xadrez: é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. 
Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas.
 O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.
· É importante saber quais são as peças e seus movimentos .As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
· Mantenha a calma e tenha concentração no jogo.
· Faça jogadas e movimentos que lhe favoreçam usando bem cada movimento que suas peças podem fazer. 
Exemplo de jogada: “roque” é uma jogada especial que envolve a movimentação de duas peças em um único lance, o rei e uma das torres. O objetivo da jogada é proteger o rei, tirando-o do centro.
Exemplo de movimento: use uma peça que dê abertura para o adversário e que não lhe prejudique, como movimentar o peão para iniciar a partida.
· Sempre tenha um movimento de retorno, se possível. Você pode colocar um peão à disposição do bispo do oponente, se isso resultar na captura do bispo dele com um dos seus cavalos. Às vezes é preciso planejar sacrifícios.
· Use todas suas peças. Não fique movendo apenas um cavalo só porque ele consegue fazer xeque facilmente. Use seu exército inteiro! Um dos maiores erros dos iniciantes é utilizar apenas algumas das peças. Quando isso acontece, as peças restantes acabam ficando para trás, e viram presas fáceis para o adversário. Portanto, mantenha o tabuleiro movimentado, faça o adversário pisar em ovos.
· Tome conta do centro. Uma vez que as peças (exceto o peão) podem se mover em todas as direções, o controle do centro é considerado mais benéfico do que o controle dos flancos. Quando você domina o centro, suas peças têm mais mobilidade do que nas bordas ou nos cantos.
Exemplo: o cavalo tem apenas duas opções de deslocamento num canto, mas tem oito opções de deslocamento numa casa ao centro! Controle o centro o mais rápido possível.
É por essa razão que muitas pessoas iniciam o jogo com os peões do centro. Apenas certifique-se de não expor o rei a um xeque-mate por um bispo ou uma rainha logo no início!
· Não abra mão das suas peças desnecessariamente. É bem óbvio, mas muitos jogadores perdem peças à toa, até mesmo os grandes mestres! Se você tiver que sacrificar uma, que seja por outra do adversário. Nunca abandone uma peça negligentemente - todas possuem algum valor, seja um peão ou uma rainha. Há um sistema de pontos, se você quer saber. Quanto mais valiosa for a peça, mais pontos elas valem:
Peões valem 1 ponto.
Cavalos valem 3 pontos.
Bispos valem 3 pontos.
Torres valem 5 pontos.
A rainha vale 9 pontos.
O rei não tem valor; afinal, se você o perder, também perde o jogo.
· Proteja seu rei. Você deve dar a máxima atenção a isso. Se não fizer mais nada - se não for muito de atacar - você terá que proteger o rei. Posicione-o no canto fazendo um roque, crie uma fortaleza de peças ao seu redor, certifique-se de deixar uma casa de fuga, no caso do oponente fizer um xeque. É melhor trabalhar para seu adversário fugir em vez de deixá-lo atacar você o mais rápido possível.

Outros materiais