Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Lição nº: 6
Resolução de actividade.
Estudante: Urbano António Niquice
1. Da leitura dos trechos acima infira sobre a importância do comércio de ouro.
O comercio teve um impacto teve um papel extremamente importante mas principalmente para os portugueses e para as famílias reinantes, visto que permitiu uma acumulação de capital para o desenvolvimento do sistema capitalista e permitiu a obtenção de bens de prestígios para os africanos reinantes, contribuindo para uma desigualdade social.
2. Caracterize as transformações ocorridas em Moçambique durante esse período.
As transformações ocorridas em Moçambique durante esse período foram caracterizadas pelo incremento da exploração das minas, a criação de feiras, assentamentos e outros centros virados para actividade comercial. Por tanto pode-se afirmar que neste período o comércio de ouro estabeleceu uma nova dinâmica produtiva e comercial. 
O ouro extraído nas zonas do interior era vendido ou trocado nas feiras, assim sendo as feiras ganhavam importância no desenvolvimento da actividade comercial.
3. Procure na bibliografia recomendada o conceito de acumulação de capital. Veja também o papel do ouro na economia mercantil mundial.
A acumulação de capital é o conjunto de factores económicos e sociais que resultam na acumulação de património nas mãos dos que se tornam controladores dos meios de produção, onde o resultado do trabalho já não é mais vindo directamente dos produtores, mas sim dos donos das fábricas e feitorias. 
O ouro desempenhava um papel importante na produção da moeda e constituía a base da riqueza dos estados, foi usado como padrão de troca nas transacções comerciais. O ouro extraído nas zonas do interior era vendido ou trocado nas feiras, assim sendo, as feiras ganhavam importância no desenvolvimento da actividade comercial.
4. Estabeleça uma relação com o período do comércio de ouro.
O período do comércio de ouro foi um período de acumulação primitiva de capital que criou condições para o desenvolvimento do capitalismo. O ouro era a base da produção e circulação monetária 
5. Qual era a importância das feiras para o comércio de ouro?
As feiras para o comércio de ouro tinham uma importância tão relevante, isto é, eram locais de concentração periódica de comerciantes para as transacções comerciais, outras feiras encontravam-se perto dos locais de mineração e locais de fácil acesso. Por causa do desenvolvimento do comércio, gradualmente foram surgindo novas feiras no interior visto que as demais so existiam nas zonas costeiras e nos locais de mineração. 
6. Com base em leituras complementares, comente a ilusão ou o mito criado a volta da existência de ouro na região do estado do Monomotapa. Por quê essa grande procura de ouro? “ (…) acudiam sessenta, oitenta mil negros (…) abriam uma cova na forma de um poço (…) começavam a minar por baixo (…) algumas vezes caiu achando-se em baixo trinta, quarenta mil negros (…) é tanta gente que concorre, que suprem em dobro os enterrados (…) (Anónimo, sobre os Rios de Cuama, Biblioteca da Ajuda, 1683)”.
Os portugueses nas suas buscas do mítico rei cristão, encontrariam não o reino do Preste João, mas um outro reino que se dizia ser muito antigo e sobre o qual existiam muitas lendas que falavam em fabulosas riquezas e em grandes montanhas de ouro: o Monomotapa. Contava-se que esta terra era a Ofir da Sagrada Bíblia, pois teria sido lá, neste reino, que Salomão teria vindo buscar os quatrocentos e cinquenta talentos de ouro necessários para construir o seu templo. 
A vontade de conhecer este reino lendário levaria à organização de várias expedições, cujo objectivo seria estabelecer relações comerciais directas com o Monomotapa e a sua terra, para extracção e comercializacao do denominado ouro em pó.

Mais conteúdos dessa disciplina