A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Suporte básico de vida questionário 01

Pré-visualização | Página 1 de 1

Suporte básico de vida
Questionário 01 10 pts
Questão 01. 
Considere tal situação: 
Você é enfermeiro do ambulatório da cardiologia e uma paciente entra na sala de espera referindo dor no peito e perde a consciência. A recepcionista pede sua ajuda, pois o médico está atendendo outro paciente. 
Assinale a alternativa que melhor descreve a sequência de ações recomendadas.
Escolha uma:
A. Avaliar consciência, pedir ajuda, checar pulso, olhar se há movimentos ventilatórios, iniciar as compressões torácicas, abrir vias aéreas e realizar ventilações.
B. Abrir as vias aéreas, se necessário fornecer respirações de resgate, verificar sinais de circulação e pedir ajuda, caso estes sinais estejam ausentes. 
C. Pedir ajuda, checar pulso, iniciar as compressões torácicas, olhar se apresenta movimentos ventilatórios, abrir vias aéreas e realizar ventilações.
D. Administrar respirações de resgate, verificar sinais de circulação, pedir ajuda e iniciar as compressões torácicas externas.
E. Pedir ajuda, checar pulso, avaliar consciência, abrir as vias aéreas e, na sequência, fornecer respirações de resgate, se necessário.
Questão 02
Considere esta situação hipotética:
Você está na praia e presencia um adulto sendo resgatado do mar devido afogamento. Considerando os cuidados que devem ser prestados a uma vítima de afogamento, em água doce ou em água salgada, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta. 
I. A respiração boca a boca somente deverá ser feita fora da água. errado
II. A cabeça deve ficar em nível inferior para facilitar a drenagem da água dos pulmões.  errado
III. Quando a vítima de afogamento apresenta tosse e não apresenta espuma na boca ou nariz, usualmente, não necessita de atendimento médico. correta
IV. O transporte tipo Australiano da água para areia provoca menos vômitos e mantém vias aéreas abertas. correta
É correto afirmar:
Escolha uma:
a. As afirmações I e II estão corretas.
b. As afirmações III e IV estão corretas.
c. As afirmações I e IV estão corretas.
d. As afirmações II, III e IV estão corretas.
e. Todas as afirmações estão incorretas
Questão 3
Segundo o Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1451/95), “define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata”. Já o conceito de emergência é entendido como “a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato”. 
Sobre o cuidado emergencial, é verdadeiro o que se afirma em:
I - Pode ser definido como o cuidado episódico ministrado ao paciente que solicita atendimento. Errado
II - Deve-se realizar uma avaliação inicial rápida para identificar os problemas com risco de vida (via aérea, respiração).  Correto
III - Os pacientes que apresentam condições como: choque, parada cardíaca e eclampsia devem receber um atendimento de urgência. Errado
IV - Pacientes estabilizados, mas com quadro clínico que exige intervenções médicas em algumas horas, devem receber um atendimento de emergência. Errado
Escolha uma:
a. Apenas II.
b. Afirmativa I e II.
c. Afirmativa I e III.
d. Apenas IV.
e. Afirmativa II e IV.
Questão 4
Você presencia uma queda de moto. O SAMU é chamado e você começa a realizar o atendimento da vítima que está na calçada até que o atendimento especializado chegue ao local. Para casos como o descrito, o profissional de saúde deve executar uma avaliação padronizada:
Qual a sequência de avaliação que deve ser seguida?
Escolha uma:
a. Expor o paciente para controle de hemorragia, avaliar via aéreas com proteção de coluna cervical, avaliar respiração, avaliar circulação e sinais de hemorragia, realizar avaliação neurológica.
b. Avaliar respiração, avaliar sinais de hemorragia, realizar avaliação neurológica e expor o paciente com controle de hipotermia.
c. Realizar avaliação neurológica, avaliar vias aéreas, avaliar respiração, avaliar a circulação e sinais de hemorragia e expor o paciente com controle da hipotermia.
d. Avaliar a consciência, checar o pulso, estancar os sangramentos, abrir as vias aéreas e fornecer respirações de resgate.
e. Avaliar via aéreas com proteção de coluna cervical, avaliar respiração, avaliar a circulação e sinais de hemorragia, realizar avaliação neurológica e expor o paciente com controle de hipotermia.
Questão 5
 “A Emergência Médica é uma ocorrência perigosa; um incidente que exige atuação imediata, envolvendo uma ou mais vítimas, havendo a necessidade de um conjunto de meios extra e intra-hospitalares, contemplando intervenções pluridisciplinares para facilitar uma ação rápida e eficaz.”
Leia as afirmações abaixo referente aos objetivos de atendimento em uma emergência médica e escolha a alternativa correta:
I. Identificar alterações das funções vitais, tais como, parada cardíaca e ventilatória, hemorragia, sinais e sintomas de choque, lesões cerebrais e medulares. 
II. Avaliar sinais vitais. 
III. Detectar alterações morfológicas e funcionais. 
IV. Estabilizar e reverter situações de emergências.
É correto afirmar:
Escolha uma:
a. Todas as afirmações estão incorretas.
b. Afirmações III e IV.
c. Afirmações II e III.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. Afirmações I e II.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.