A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Suporte Básico de Vida questionario 02

Pré-visualização | Página 1 de 1

Suporte Básico de Vida
Questionário 02 10 pts
Parte superior do formulário
Questão 1
Você está almoçando com um grupo de amigos quando, subitamente, um dos clientes do restaurante, um adulto IMC 23 se engasga, a pessoa tenta tossir e não consegue e você visualiza que ela está muito agitada, em pé, levando a mão a garganta, com dificuldade em falar e iniciando desconforto respiratório. Considerando a Manobra de Heimlich que deve ser aplicada à vítima de engasgamento, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Momentos que antecedem a manobra: mantenha a pessoa em uma posição ereta, certifique-se que o espaço é suficiente e seguro para realizar a manobra.
b. Em vítimas gestantes e obesos, deve-se realizar golpes abdominais e subdiafragmáticos.
c. Estão entre os sinais e sintomas da OVACE, dificuldade para falar ou a vítima não fala; dificuldade para respirar; tosse fraca ou não tosse ou tosse silenciosa; cianose, sinal de angústia (sinal universal da asfixia).
d. Antes de iniciar a manobra o socorrista deve certificar-se de que a pessoa esteja realmente engasgada. As pessoas que realmente estão se asfixiando, muitas vezes, colocam suas mãos em torno da garganta e têm um olhar de desespero ou pânico em seus rostos.
e. Para o procedimento, posicione-se atrás da vítima, circunde seus braços na cintura da vítima; feche o punho de uma das mãos; posicione o punho com polegar voltado para o abdômen da vítima, e a outra mão sobre o punho; aplique pressionando para dentro e para cima, na região logo acima da cicatriz umbilical.
Questão 2
A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se, especialmente, na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. Analise o caso a seguir:
Sr. Mário, 50 anos, sofreu um ataque com arma branca durante um assalto, ocasionando um ferimento extenso na região abdominal que levou a evisceração.
Refletindo sobre o Atendimento Pré-Hospitalar e ao Suporte Básico de Vida a vítima com trauma abdominal e evisceração, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. No trauma abdominal, a hemorragia constitui prioridade de tratamento, por ser causa de morte nas primeiras horas, portanto, devemos nos preocupar em solicitar o serviço de emergência o mais precoce possível e em casos especiais transportar o paciente o mais rapidamente possível ao hospital de referência.
b. Caso o paciente apresente sinais e sintomas de choque, devemos manter a vítima aquecida, devido à hipotermia ser um fator agravante ao estado de choque.
c. Em casos de objetos que penetrem no abdômen, como pedaços de ferro, madeira ou outros, não se deve retirá-los. Esses corpos estranhos só podem ser retirados em centro cirúrgico, onde haja condições de controlar o sangramento.
d. Deve-se tentar reintroduzir as vísceras no abdômen e após ocluir com bandagem.
e. Em caso de evisceração é indicado limpar essas vísceras protegendo de detritos grosseiros com soro fisiológico e cobri-las com compressas úmidas e bandagem a fim de isolá-las do meio ambiente.
Questão 3
As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o mecanismo agressor, em físicas e químicas. As queimaduras causadas por agentes químicos podem ser provocadas por ácidos ou álcali. Atualmente, são identificados mais de 25.000 produtos capazes de causar tais lesões. Referente à temática, analise a seguir os cuidados que devem ser oferecidos devido a uma queimadura química e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Cobrir a área lesionada com compressa estéril.
b. Não remover a substância da pele ou roupas que provou a queimadura devido ao risco de autocontaminação.
c. Encaminhar o indivíduo ao hospital o mais precoce possível.
d. Enxaguar o local com água por 20 minutos.
e. Se a substância estiver seca, é indicado escovar o excesso e lavar após.
Questão 4
A asma é caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos, ocasionando dificuldades na passagem do ar atmosférico para os pulmões, resultando em comprometimento do ciclo respiratório e outras alterações graves. Referente à temática, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Durante a crise asmática, torna-se necessário manter o indivíduo em local arejado onde não haja pó, cheiros ou fumo.
b. Se a vítima não apresentar melhora da crise, esta deve ser transportada ao Hospital.
c. Deve-se tentar tranquilizar a vítima para se eliminar o componente emocional.
d. Estão entre os sintomas de uma crise asmática: tosse seca e repetitiva, dispneia, respiração sibilante, audível, ruidosa, fraca e difícil, pulso lento, ruborização, sudorese, prostração, apatia e ausência de cianose em extremidades.
e. Não devem ser administradas as medicações de resgate em crises moderadas a grave devido ao risco de piora da gravidade, portanto, o paciente deve ser encaminhado ao hospital e na instituição ser medicado.
Questão 5
A hipotermia é caracterizada pela temperatura interna baixa onde o organismo não está produzindo calor na mesma proporção que perde. Analise as afirmações referente à temática e escolha a alternativa correta:
I. Estão entre os sinais e sintomas: alteração do estado mental, tremores, abdômen frio e baixa temperatura.
II. Na hipotermia profunda, a vítima apresenta pele fria com ausência de tremores, havendo a necessidade de calor externo para recobrar a temperatura.
III. Na hipotermia branda, a vítima apresenta temperatura interna acima de 32ºC, tremores, fala não compreensível, lapso de memória e descoordenação.
É correto afirmar:
Escolha uma:
a. Afirmativa III.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Afirmativa II.
d. Todas as afirmativas estão erradas.	
e. Afirmativa I.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.