Buscar

Suporte Básico de Vida questionario 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Suporte Básico de Vida
Questionário 02 10 pts
Parte superior do formulário
Questão 1
Você está almoçando com um grupo de amigos quando, subitamente, um dos clientes do restaurante, um adulto IMC 23 se engasga, a pessoa tenta tossir e não consegue e você visualiza que ela está muito agitada, em pé, levando a mão a garganta, com dificuldade em falar e iniciando desconforto respiratório. Considerando a Manobra de Heimlich que deve ser aplicada à vítima de engasgamento, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Momentos que antecedem a manobra: mantenha a pessoa em uma posição ereta, certifique-se que o espaço é suficiente e seguro para realizar a manobra.
b. Em vítimas gestantes e obesos, deve-se realizar golpes abdominais e subdiafragmáticos.
c. Estão entre os sinais e sintomas da OVACE, dificuldade para falar ou a vítima não fala; dificuldade para respirar; tosse fraca ou não tosse ou tosse silenciosa; cianose, sinal de angústia (sinal universal da asfixia).
d. Antes de iniciar a manobra o socorrista deve certificar-se de que a pessoa esteja realmente engasgada. As pessoas que realmente estão se asfixiando, muitas vezes, colocam suas mãos em torno da garganta e têm um olhar de desespero ou pânico em seus rostos.
e. Para o procedimento, posicione-se atrás da vítima, circunde seus braços na cintura da vítima; feche o punho de uma das mãos; posicione o punho com polegar voltado para o abdômen da vítima, e a outra mão sobre o punho; aplique pressionando para dentro e para cima, na região logo acima da cicatriz umbilical.
Questão 2
A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se, especialmente, na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. Analise o caso a seguir:
Sr. Mário, 50 anos, sofreu um ataque com arma branca durante um assalto, ocasionando um ferimento extenso na região abdominal que levou a evisceração.
Refletindo sobre o Atendimento Pré-Hospitalar e ao Suporte Básico de Vida a vítima com trauma abdominal e evisceração, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. No trauma abdominal, a hemorragia constitui prioridade de tratamento, por ser causa de morte nas primeiras horas, portanto, devemos nos preocupar em solicitar o serviço de emergência o mais precoce possível e em casos especiais transportar o paciente o mais rapidamente possível ao hospital de referência.
b. Caso o paciente apresente sinais e sintomas de choque, devemos manter a vítima aquecida, devido à hipotermia ser um fator agravante ao estado de choque.
c. Em casos de objetos que penetrem no abdômen, como pedaços de ferro, madeira ou outros, não se deve retirá-los. Esses corpos estranhos só podem ser retirados em centro cirúrgico, onde haja condições de controlar o sangramento.
d. Deve-se tentar reintroduzir as vísceras no abdômen e após ocluir com bandagem.
e. Em caso de evisceração é indicado limpar essas vísceras protegendo de detritos grosseiros com soro fisiológico e cobri-las com compressas úmidas e bandagem a fim de isolá-las do meio ambiente.
Questão 3
As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o mecanismo agressor, em físicas e químicas. As queimaduras causadas por agentes químicos podem ser provocadas por ácidos ou álcali. Atualmente, são identificados mais de 25.000 produtos capazes de causar tais lesões. Referente à temática, analise a seguir os cuidados que devem ser oferecidos devido a uma queimadura química e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Cobrir a área lesionada com compressa estéril.
b. Não remover a substância da pele ou roupas que provou a queimadura devido ao risco de autocontaminação.
c. Encaminhar o indivíduo ao hospital o mais precoce possível.
d. Enxaguar o local com água por 20 minutos.
e. Se a substância estiver seca, é indicado escovar o excesso e lavar após.
Questão 4
A asma é caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos, ocasionando dificuldades na passagem do ar atmosférico para os pulmões, resultando em comprometimento do ciclo respiratório e outras alterações graves. Referente à temática, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Durante a crise asmática, torna-se necessário manter o indivíduo em local arejado onde não haja pó, cheiros ou fumo.
b. Se a vítima não apresentar melhora da crise, esta deve ser transportada ao Hospital.
c. Deve-se tentar tranquilizar a vítima para se eliminar o componente emocional.
d. Estão entre os sintomas de uma crise asmática: tosse seca e repetitiva, dispneia, respiração sibilante, audível, ruidosa, fraca e difícil, pulso lento, ruborização, sudorese, prostração, apatia e ausência de cianose em extremidades.
e. Não devem ser administradas as medicações de resgate em crises moderadas a grave devido ao risco de piora da gravidade, portanto, o paciente deve ser encaminhado ao hospital e na instituição ser medicado.
Questão 5
A hipotermia é caracterizada pela temperatura interna baixa onde o organismo não está produzindo calor na mesma proporção que perde. Analise as afirmações referente à temática e escolha a alternativa correta:
I. Estão entre os sinais e sintomas: alteração do estado mental, tremores, abdômen frio e baixa temperatura.
II. Na hipotermia profunda, a vítima apresenta pele fria com ausência de tremores, havendo a necessidade de calor externo para recobrar a temperatura.
III. Na hipotermia branda, a vítima apresenta temperatura interna acima de 32ºC, tremores, fala não compreensível, lapso de memória e descoordenação.
É correto afirmar:
Escolha uma:
a. Afirmativa III.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Afirmativa II.
d. Todas as afirmativas estão erradas.	
e. Afirmativa I.
Parte inferior do formulário

Outros materiais