Buscar

AP1-EDUCAÇÃOETRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial (AP1) – 2020.1
Disciplina: Educação e Trabalho
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Soares Barbosa
Questão 1: (1 ponto)
Saviani (2007) retrata em seu texto a relação ontológica/histórica entre trabalho e educação, demonstrando que em um dado momento histórico a unidade existente entre trabalho e educação foi rompida. Segundo o autor, em que momento histórico essa cisão entre trabalho e educação foi rompida?
R: “Configuram-se, duas classes sociais fundamentais: a classe dos proprietários e a dos não-proprietários. Esse acontecimento é de suma importância na história da humanidade, tendo claros efeitos na própria compreensão ontológica do homem.” (SAVIANI, D. 2007, p. 155)
Uma cisão entre trabalho e educação é que a partir do escravismo antigo passaremos a ter duas modalidades distintas e separadas de educação: uma para a classe proprietária e outra para a classe não-proprietária. A primeira, centrada nas atividades intelectuais, na arte da palavra e nos exercícios físicos de caráter lúdico ou militar. E a segunda, assimilada ao próprio processo de trabalho.
Referência Bibliográfica: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012
Questão 2: (2 pontos)
Após a reestruturação produtiva, o mundo do trabalho sofre profundas mudanças, como podem ser percebidas nos textos de Ribeiro (2015) e Antunes (2002), estudados nas aulas 4 e 5. Cite algumas mudanças ocorridas no mundo do trabalho em decorrência da reestruturação produtiva.
R: O processo produtivo tornou-se mais dinâmico, de modo que uma mesma pessoa é capaz de realizar a mesma função de dezenas de trabalhadores; emprego temporário, quando as indústrias contratam funcionários apenas em épocas de grande demanda na produção; entre outras.
Questão 3: (1 ponto)
Indique um aspecto da atual realidade educacional brasileira que demonstre a separação entre trabalho e educação apontada por Saviani (2007) e criticada pelos teóricos da matriz histórico-crítica.
R: A falta dos cursos técnicos profissionalizantes no ensino regular.
Questão 4: (2 pontos)
Com as mudanças provocadas pela restruturação produtiva, novas relações de trabalho (cada vez mais “flexibilizadas”) foram estabelecidas e têm sido denominadas mundialmente de trabalho precarizado. Com base nessa afirmativa, responda:
A) Cite três exemplos de trabalho precarizado (ou relações precarizadas de trabalho).
R: Baixo salário; excesso de horas trabalhadas; trabalhadores com elevada escolaridade (curso superior, mestrado, doutorado, etc) aceitando trabalhar em ocupações "inferiores" à sua formação acadêmica.
B) Quais as características do trabalho precarizado? 
R: Trabalho não assalariado, péssimas condições de trabalho, carga horária diária superior a 10 horas (15, 17) por dia.
Questão 5: (3 pontos)
Na concepção de alguns teóricos brasileiros, a função da escola é formar trabalhadores adequados ao projeto de desenvolvimento do país, cabendo a educação escolar adaptar seus conteúdos às necessidades do setor produtivo e formar os trabalhadores requeridos pelo mercado de trabalho. Esse é o pensamento defendido, por exemplo, pelos teóricos liberais e neoliberais. Esse é também o pensamento defendido pelos teóricos da matriz histórico-crítico, como Antonio Gramsci? Justifique sua resposta apresentando alguns aspectos da escola defendida pelos teóricos da matriz histórico-crítica, conforme os textos das aulas 1, 2 e 3.
R: Não, porque Saviani que também defende a matriz histórico-crítica disse o seguinte: “Para a pedagogia histórico-crítica educação é o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.” Para ele a pedagogia histórico-crítica é capaz de promover a crítica de se conhecer como ser humano e transformar o mundo a sua volta por meio do conhecimento.
Referências Bibliográficas:
	
Material disponível na plataforma.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012

Outros materiais