A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
"O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo, e quando resiste, massacrá-lo.”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 23.
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Assinale a única alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Recuperação das práticas originais de educação indígena.
	
	B
	Incentivo à educação urbana, fundando escolas nos grandes centros urbanos da colônia.
	
	C
	Criação de casas de be-a-bá, colégios internos, métodos de alfabetização, visando a catequização das crianças indígenas.
Comentário: "As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância às leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas" (livro-base, p. 64-68).
	
	D
	Montagem no Brasil, por meio do ratioestudiorum, de um modelo de educação a ser exportado pela Europa.
	
	E
	Utilização dos curumins para catequizar os filhos dos europeus na colônia brasileira.
Questão 2/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto: 
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros.”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12 set. 2015.
Sobre a educação na Idade Média, de acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a única afirmativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As universidades foram criadas como instituições autônomas em relação à Igreja.
	
	B
	A educação na idade média era delegada a ministérios específicos dos estados-nação.
	
	C
	Profundamente intelectuais e liberais, os educadores da idade média pregavam a liberdade religiosa e a convivência entre todas as crenças.
	
	D
	A educação na Idade Média está profundamente articulada à atuação da Igreja. Fé, Igreja e educação eram elementos indissociáveis.
Você acertou!
Comentário: "A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura greco-romana. A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico. A educação na idade média é indissociável da formação do homem de fé" (livro-base, p. 52-61).
	
	E
	Os jesuítas levaram para a Europa sua experiência com educação na América Portuguesa, instituindo princípios iluministas na educação pública.
Questão 3/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto:
“[...] o panorama educacional no século XIX e início do XX, no qual houve mudanças importantes, tanto no âmbito político — o país passou de colônia (sede do Reino) a Império e deste a República — quanto nos aspectos econômico e social.”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012.  p. 117. 
De acordo a citação acima e com os demais conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, analise a alternativa que descreve, corretamente, o processo em que a educação brasileira passou nas décadas finais do século XIX:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação era considerada homogênea, e a escola era considerada uma instituição seletiva.
	
	B
	A educação informal passou a ser mais valorizada que o saber técnico, ou especialista.
	
	C
	Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, uma vez que houve “uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental” (livro-base, p. 117).
	
	D
	Os debates sobre educação tinham forte apego as discussões sobre rompimento com o capitalismo.
	
	E
	Um modelo de educação que valorizava o estilo de vida das comunidades tradicionais brasileiras passou a ser pautado na agenda educacional.
Questão 4/10 - História da Educação
Leia o texto a seguir:
O estudo da História, historiografia e história da educação, relações e contradições, possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e a Nova História.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Sobre as diferenças citada no texto, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, relacione os itens a seguir às suas respectivas características:
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(  ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
(  ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes válidas para a história.
(  ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
(  ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-1-2-2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1-1-2-2. Paradigma Tradicional: "Volta-se aos grandes feitos de 'grandes homens', como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes válidas para a história". Nova História: "Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes" (livro-base, p. 17).
	
	B
	2-2-1-1
	
	C
	1-2-1-2
	
	D
	2-1-2-1
	
	E
	2-2-1-2
Questão 5/10 - História da Educação
Leia atentamente o fragmento a seguir:
“Dos problemas e questionamentos desenvolvidos pelos historiadores, decorre necessariamente um novo olhar sobre os documentos: ‘A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. [...]’”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012.  p. 24.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta a respeito do trabalho do historiador após as possibilidades levantadas pelas Escola dos Annales:
Nota: 10.0
	
	A
	Os historiadores passaram a priorizar os documentos oficiais como a única forma de escrever a História cientificamente.
	
	B
	Após a Escola dos Annales, a história dos grandes líderes políticos assume a pauta principal das interpretações sobre o passado.
	
	C
	Os historiadores devem buscar fontes que possam trazer informações sobre os temas que buscam pesquisar.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, uma vez que: “Dos problemas e questionamentos desenvolvidos pelos historiadores, decorre necessariamente um novo olhar sobre os documentos: ‘A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita.  Tudo que o homem diz ou escreve, tudo que fabrica, tudo que toca pode e deve informar sobre ele' [...]. Ou seja, dadas as questões colocadas, os historiadores devem buscar fontes que possam trazer informações sobre os temas que buscam pesquisar” (livro-base, p. 24).
	
	D
	Afirma-se que a História existe como ciência e se condiciona a uma subárea da Filosofia.
	
	E
	Há a possibilidade de jornalistas e cronistas também serem considerados historiadores.
Questão 6/10 - História da Educação
Leia o texto a seguir:
A História da educação possui especificidades que variam de acordo com os contextos históricos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da