Buscar

Exercícios integração metabolismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios integração metabolismo I, II, III
1 Quais os 4 hormônios que estão principalmente envolvidos com o metabolismo de lipídios, proteínas e açúcares? Onde eles são produzidos e qual a classificação deles? Cite características do receptor deles. 
Insulina: proteína; produzido no pâncreas pelas células beta; receptor tirosina quinase
Glucagon: proteína; sintetizado e secretado a partir das células alfa (células-α) das ilhotas de Langerhans (pâncreas); receptor acoplado a proteína G ou serpentina.
Cortisol: esteroide; produzido pela parte superior da glândula suprarrenal; receptor glicocorticoide.
Adrenalina: proteína; secretado pelas glândulas suprarrenais; receptor beta ou alfa adrenérgico.
2 O que determina se um receptor tem velocidade rápida ou lenta de resposta?
A Especificidade da ação depende da interação do 1º mensageiro com receptores celulares.
3 O que significa um hormônio ser produzido na forma de pré-pró-hormônio?
Um pré-pró-hormônio é uma proteína precursora para um dos muitos pró-hormônios, que são por sua vez precursores de hormônios peptídeos. Em geral, esta proteína é composta de correntes de aminoácidos que é criada pela célula secretadora de hormônio antes que qualquer mudança tenha sido feita a ela. Ela contém um peptídeo sinal, o hormônio em si e aminoácidos de intervenção. Antes do hormônio ser liberado da célula, o pepitídeo sinal e outros aminoácidos são removidos.
4 Cite caracerísticas químicas do cortisol.
O Cortisol é uma hormona corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal (no córtex suprarrenal, porção fasciculada ou média) diretamente envolvido na resposta ao estresse. Sua forma sintética, chamada de hidrocortisona, é um anti-inflamatório usado principalmente no combate às alergias, a artrite reumatoide (Britannica) e alguns tipos de cancro.
5 Diga qual hormônio leva à ativação da glicólise, gliconeogênese e lipólise? 
Glucagon.
6 Descreva a proteína G. o Como é a estrutura do receptor da insulina?
Proteínas-G são controladores moleculas que usam GDP para controlar seu ciclo de sinalização. Quando GDP está ligado, a proteína-G está inativa. Para ativar esta proteína, GDP é substituído por GTP
O receptor de insulina é uma proteína grande que liga a insulina e passa a sua mensagem para dentro da célula. Este receptor possui várias partes funcionais. Duas cópias das cadeias proteicas aparecem juntas fora da célula para formar sítios receptoers que ligam a insulina. Este sistema atravessa a membrana e conecta-se a duas tirosinas quinase (mostradas na parte de baixo da figura ao lado). Quando a insulina não está presente, as unidades da proteína ficam tensionadas, mas quando a insulina liga-se ao receptor a tensão é liberada. Primeiramente, ocorre a fosforilação com consequente ativação de ambos, e então outras proteínas da rede responsável pela sinalização dentro da célula são fosforiladas.
7 O que é a adenilil ciclase? o Qual o nome das proteínas ativadas pela sinalização da insulina?
A adenilciclase ou adenilato ciclase é uma enzima ligada à membrana celular que converte o ATP intracelular em um segundo mensageiro, o AMPc. 
As proteínas IRS.
8 O que ocorre com a gliconeogênese no jejum prolongado?
Após 4 a 6 horas depois da última refeição começa um processo de formação de glicogênio a partir de substratos que não são glicose, como aminoácidos e glicerol (utilizado na síntese de triacilgliceróis do tecido adiposo). Tal processo é denominado gliconeogênese e ajuda a manter os níveis de glicose no jejum prolongado.
9 Qual o principal sinal para produção de insulina?
É a concentração de açúcar no sangue.

Outros materiais