Buscar

Exercícios Metabolismo etanol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Metabolismo etanol
1 Quais as enzimas que participam na via principal de metabolismo de etanol? E na via de enzimas induzíves?
A oxidação do etanol ocorre principalmente através da ação de três vias: atividade da ADH, do MEOS e da catalase. Todas as três vias tem como produto final o acetaldeído, que será então oxidado em acetato e água pela ALDH e por fim em Acetil-CoA.
2 Por que o aumento de NADH é prejudicial?
O aumento da relação NADH/NAD+ deriva um aumento substancial efetivo por não haver regulação efetiva da oxidação do álcool. Esse aumento altera todas as vias metabólicas do fígado, além de diminuir a via glicolítica e o Ciclo de Krebs, inibe a beta oxidação.
3 Quais os efeitos do acetaldeído?
Quando uma pessoa consome muito álcool, o organismo não dá conta de metabolizar tudo e o acetaldeído começa a se acumular, provocando os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, náusea e taquicardia.
4 Por que o consumo excessivo de etanol pode ser prejudicial ao sistema nervoso central? E ao fígado?
O poder destrutivo do álcool vem da capacidade de provocar lesões em tecidos adiposos, cobertos de gordura. Como o cérebro é todo revestido de tecido adiposo, ao atacar essas regiões o álcool desencadeia um processo inflamatório no cérebro, que altera a bioquímica e, consequentemente, as transmissões elétricas entre as sinapses (feitas pelos neurotransmissores).
No fígado altera a produção de enzimas, mudando o ritmo do metabolismo do álcool consumido, ocasionando inflamação crônica, hepatite alcoólica e cirrose.
5 Por que uma pessoa alcoolista pode apresentar fígado gordo?
O abuso do álcool pode desenvolver uma lesão no fígado → fígado gorduroso ou esteatose hepática.
O excesso de insulina por muitos anos faz com que as células do fígado (hepatócitos) e muitas outras células no corpo, tornam-se resistentes (insensíveis) à insulina, e os seus processos metabólicos, incluindo o seu manuseamento de gordura, fique alterado. As células do fígado aumentam a sua absorção de ácidos graxos do sangue e os armazenam cada vez mais. Ao mesmo tempo, a capacidade do fígado para eliminar ou exportar a gordura acumulada é reduzida.
6 Como pode evoluir para cirrose o consumo crônico de álcool?
Com a manutenção do consumo, o álcool pode causar inflamação do órgão - hepatite alcóolica. Até 40% desses casos podem evoluir para cirrose - inflamação crônica irreversível do fígado que altera sua capacidade de funcionar adequadamente.

Outros materiais