Buscar

Exercícios Metabolismo aminoácidos e Ciclo Ureia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Metabolismo aminoácidos e Ciclo Ureia
1. Quais as partes mais importantes na estrutura de um aminoácido? 
Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas as partes se ligam a ele) e um grupo R. O grupo R é responsável pela diferenciação dos aminoácidos.
2. O que é um estado hipercatabólico? Qual hormônio está aumentado nesse estado? 
O estado hipercatabólico é induzido pela produção endógena de uma variedade de mediadores, em resposta a estímulos como trauma, sepse e doenças específicas avançadas.
O cortisol.
3. Quais os aminoácidos principais utilizados como “carregadores” de grupamentos amino no sangue? 
Alanina e Glutamina
4. O que é o ciclo da alanina? 
A alanina funciona como um transportador da amônia e do esqueleto carbônico do piruvato desde o músculo até o fígado. A amônia é excretada, e o piruvato é empregado na produção de glicose, a qual pode retornar ao músculo.
5. O que é uma reação de transaminação? E de desaminação oxidativa?? 
A transaminação dos aminoácidos ocorre com a formação de um único aminoácido, o glutamato, e um cetoácido para cada tipo de aminoácido metabolizado. O aceptor de amino é o cetoácido α-cetoglutarato. 
A desaminação oxidativa é um processo intramitocndrial que gera amônia par a síntese de uréia. É estimulada pelo ATP e inibida pelo GTP. O α-cetoglutarato é regenerado para o citoplasma.
6. Por que as transaminases têm valor diagnóstico? 
As transaminases são enzimas intracelulares que atuam catalisando diversas reações, principalmente no fígado, mas que também se encontram em outros tecidos do organismo, quando estão elevadas são um indicador importante indicando que existe algum problema, muito provavelmente no fígado.
7. Cite os compostos que “entram” no processo de gliconeogênese para produzir glicose. 
Gliconeogênese é o processo através do qual precursores como lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose.
8. Como é a regulação do ciclo da ureia? Onde estão as suas enzimas? 
A regulação do ciclo da uréia pode ser de forma lenta ou rápida. A regulação lenta acontece em duas situações: com uma dieta de teor de proteína muito alto ou em jejum prolongado. 
A regulação rápida, também chamada de alostérica, ocorre quando a carbamoilfosfato sintetase é estimulada por N-acetilglutamato, que é um composto produzido a partir de glutamato e acetil-coa. Esta reação é catalisada pela N-acetilglutamato sintase, que é ativada por arginina (que é um intermediário do ciclo da uréia). 
As enzimas estão localizadas na mitocôndria e no citoplasma. A Citrulina, por exemplo, é formada na mitocôndria e depois vai para o citosol.
9. Onde ocorre o ciclo da ureia? Descreva a “bicicleta de Krebs”.
O ciclo da ureia ocorre no fígado, se inicia na mitocôndria e depois vai para o citosol.
Os dois ciclos se conectam, pois os metabólitos de um vão servir para o outro, e vice versa, e essa união é chamada de bicicleta de Krebs. 
Nessa união, o oxaloacetato do ciclo de Krebs é mandado para o ciclo da Ureia que é utilizado na formação de aspartato no processo de Transaminação. O aspartato se une a Citrulina e forma argininosuccinato, do qual libera o fumarato e dá origem a arginina. 
O fumarato vai para o ciclo de Krebs, fechando a bicicleta de Krebs. Esse fumarato vai a malato que vai a oxaloacetato, do qual pode ir novamente para a transaminação no ciclo da ureia. 
Para fechar o ciclo da ureia, a arginina forma a Ornitina e libera ureia, fechando assim o ciclo. Os pontos importantes da interação dos ciclos são : o fumarato produzido no ciclo da ureia é intermediário do ciclo de Krebs ; o ciclo da ureia resulta na conversão do oxaloacetato em fumarato e ambos são intermediários do ciclo de Krebs

Outros materiais