Buscar

Exercícios Diabetes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Diabetes
1 Diferencie diabetes mellitus tipo I da tipo II. 
A principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2 é que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente. No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina; porém, além de ser insuficiente, ela não pode ser plenamente metabolizada pelo organismo em decorrência da resistência à insulina que ocorre nos órgãos e músculos.
2 Por que os diabéticos apresentam hiperglicemia? 
Ocorre quando o corpo tem dificuldade para usar a insulina produzida de forma adequada e/ou não produz quantidade suficiente dela para metabolizar os alimentos.
3 Por que é grave o diabético ter cetose? 
A cetose diabética (ou cetoacidose diabética) é uma complicação que advém diretamente da hiperglicemia, isto é, da concentração demasiado elevada de açúcar no sangue que faz com que aí surjam no corpo substâncias nocivas chamadas corpos cetónicos. 
É mais comum na diabetes tipo 1 e manifesta-se por sintomas como, por exemplo, hálito com odor frutado. Caso não tratado pode levar a morte.
4 O que é a glicação proteica? Quais possíveis consequências? 
A glicação é o processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos unem-se a uma proteína, fazendo com que ela não consiga mais desempenhar seu papel no organismo, perdendo sua função biológica e tornando-a tão prejudicial quanto os radicais livres. É a principal causa de doenças clínicas vasculares em pacientes diabéticos.
5 Por que os diabéticos apresentam hipertrigliceridemia?
Açúcar elevado no sangue e baixos níveis de insulina afetam a maneira como o corpo regula e metaboliza a ingestão de gordura, resultando em acúmulo de triglicérides no trato gastrointestinal e na corrente sanguínea.

Outros materiais