Buscar

AD2 - TURISMO E SOCIEDADE 2013-1 (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2013/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadora: Andreia Pereira de Macedo
Questão 1 (Aulas 12 e 13) - Os estudos sociológicos do lazer reconhecem a importância desse componente da vida social, assim como a sua relação com os mundos do trabalho, da família e da política. Discorra sobre a origem do tempo destinado às atividades livres e do lazer destacando: a) a contribuição das lutas trabalhistas para a regulamentação do chamado “tempo livre”; e b) as limitações das principais definições do lazer para o entendimento deste fenômeno na sociedade contemporânea. Mínimo de 15 linhas. (Valor 6,0 pontos)
Resposta: a) Diferentemente da sociedade grega que tinha o tempo de lazer com o conceito de crescimento, aprendizagem e entretenimento se baseando com o trabalho escravo a sociedade, desde o período medieval, começa ver o trabalho como forma de dignificar o homem, já que na visão da idade média o mesmo era resultante de uma vontade divina. No século dezesseis acontece uma valorização ainda mais intensa do trabalho, pois na nova linha de raciocínio o trabalho deveria ser buscado, porque a pobreza significava estar privada da graça divina e a ociosidade era somente o descanso necessário para a reabilitação das forças.
	Tal ideia se manteve até a Revolução Industrial, onde ao contrario da Idade Média era necessário uma produção em massa. Tal necessidade fazia com que a jornada de trabalho fosse cada vez maiores, chegando a dezessete horas trabalhadas, diminuídos os horários de descanso, somando-se às más condições de trabalho e habitação. Tais fatores revoltavam trabalhadores que se sentiam explorados dando origem a uma série de ações em prol dos direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho. Com os direitos trabalhistas houve um grande avanço com a regulamentação do trabalho e do tempo livre.
	As contribuições das revoltas dos operários são: a melhoria da condição e local de trabalho, diminuição da carga horária de trabalho excessiva ( e consequentemente um aumento na hora de descanso).
b) O conceito de lazer, também conhecido como ócio, vem da etimologia latina otium, o que significa descanso. O tempo de lazer surgiu da necessidade humana do descanso. Abaixo se encontram as definições com limitações:
Definição 1: O lazer não é uma categoria definida de comportamento social e sim um estilo de comportamento, podendo ser encontrado em qualquer atividade. Assim, mesmo no trabalho profissional, podemos encontrar comportamentos de lazer.
 Definição 2: Situa o lazer somente com respeito ao trabalho profissional em oposição a este último. Neste caso, o lazer é resumido ao não-trabalho e possui adeptos, sobretudo, entre os economistas. 
Definição 3: Exclui do lazer as obrigações domésticas e familiares, mas coloca como possibilidade de lazer as atividades sociopolíticas e socioespirituais.
Definição 4: Entende que o lazer faz parte do conteúdo do tempo orientado para a realização da pessoa com fim último. Este tempo seria permitido ao indivíduo pela sociedade quando este já se desincumbiu de suas tarefas e obrigações profissionais, familiares, espirituais (religiosas) e políticas. O tempo disponível para ser preenchido com atividades de lazer não seria resultado de uma decisão do indivíduo e sim da evolução da economia e da sociedade. Nesta linha de raciocínio, teríamos quatro períodos de lazer: o lazer do fim do dia, o do fim de semana, o do fim do ano (férias) e o do fim da vida (aposentadoria).
Questão 2 (Aula 14) - Estudos do lazer apontam que a importância política do lazer turístico tem sido maior que a do lazer em si, em face da exclusão de uma parcela da população que não tem acesso ao turismo como forma de lazer. Pondere sobre as ações ligadas ao ‘Turismo Social’ que buscam promover a inclusão de segmentos sociais menos favorecidos no universo do lazer turístico, assinalando em que medida essas iniciativas favorecem as práticas do lazer através do turismo. Mínimo de 15 linhas. (Valor 4,0 pontos)
Resposta: Há muitas ações a respeito do Turismo Social. Muitas dessas visão inclusão do turismo de menor poder aquisitivo e o turismo aos idosos, tendo como uma das principais ações a criação do programa Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo cujo objetivo é facilitar e estimular os brasileiros com 60 anos ou mais a viajar pelo País.
O programa oferece pacotes para viagens em grupos com origens e destinos específicos e serviços diferenciados, além de ofertas de meios de hospedagem em todo o Brasil.
Vale dizer que, além de promover a inclusão social dos idosos, o Viaja Mais Melhor Idade fortalece o turismo interno e gera benefícios por todo o País.
 A exemplo do Programa Viaja Mais Melhor Idade – focado aos idosos -, a intenção é incentivar o brasileiro a viajar pelo país nos períodos de baixa temporada (com menos procura), quando os preços são baixos. Com isso, movimentar o setor – hotéis, voos, passeios e compras. Está prevista a criação de linhas de crédito especiais para três tipos de consumidores: os idosos, jovens e trabalhadores.
 
 
BOA AVALIAÇAO!

Outros materiais