Buscar

ARGILA - propriedades terapêuticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS BENEFÍCIOS DA ARGILA NA ESTÉTICA
A argila é um material de origem mineral, resultante da presença de compostos com partículas cristalinas e grânulos muito finos, são formadas quimicamente por silicatos hidratados de alumínio, ferro, magnésio, e entre outros elementos que podem ou não conter matérias de origem orgânica e sais solúveis. Estes minerais, conhecidos como oligoelementos, funcionam como potencializadores de determinados efeitos orgânicos, específicos de acordo com a sua concentração. 
Coletada diretamente do solo e ótima para cuidar da beleza, em tratamentos estéticos corporais, faciais e capilares. Entre os benefícios da argila para pele, está seu poder de prevenir os efeitos do tempo, favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele, promove a esfoliação, absorve toxinas e impurezas, promove a reconstituição dos tecidos, faz desintoxicação metabólica, elimina a oleosidade, é analgésica, promotora do equilíbrio térmico e energético e tem ação anti-séptica. Além de reduzir inflamações e ativar a circulação auxiliando nos tratamentos de pele acneica.
As argilas diferem na quantidade de minerais e oligoelementos em sua composição. 
	
CONSTITUIÇÃO
· Silicatos (sílica e alumínio): ação antiinflamatória e cicatrizante.

· Oligoelementos (selênio, silício, zinco, manganês, lítio, enxofre, cobre, iodo e níquel):
· Selênio: atua em micoses, acne e seborréia.

· Silício: ideal para tratar peles flácidas, estrias e celulite.

· Zinco: excelente cicatrizante e promove a desinfecção da pele.

· Manganês: ideal para processos alérgicos, também é cicatrizante.

· Lítio: auxilia no combate à celulite e gordura localizada.

· Enxofre: controla dermatoses, acne e peles lipídicas.

· Cobre: combate acne, micoses e afecções microbianas.

· Iodo: auxilia na queda de cabelo e quelóides.

· Níquel: adjuvante no controle da obesidade e celulite.
TIPOS (CORES)
· Argila branca: É indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.
· Argila vermelha: É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. A argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas e age como antiestressante.
· Argila verde: A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.
· Argila cinza: Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
· Argila marrom: A argila marrom é um tipo raro devido a sua pureza. É eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.
· Argila preta : É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. A argila preta é muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória , anti-artrósica, absorvente e antiestress.
· Argila amarela: Rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Tem efeito desinfiltrante, adstringente, refrescante e desintoxicante.
· Argila roxa: Rica em magnésio, melhora tônus muscular, textura e firmeza, efeito tensor e potencializa os efeitos de outras argilas.
· Argila rosa: Ideal para peles sensíveis e delicadas, tem efeito desinfetante, cicatrizante, suavizante, por ser rica em ferro e devolve o brilho para pele e cabelos.
Deste modo podemos perceber que as argilas nos traz perceptiveís e satisfatórios resultados quando ultilizadas em tratamentos estéticos e em tratamentos medicinais.
Duaila Ledur

Outros materiais