Buscar

Atividade Aula 1- Perícia Contábil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Aula 1- Perícia Contábil
1. Qual é a relação entre democracia e contabilidade?
 
A contabilidade é a ciência que registra, organiza, estuda e controla as mutações patrimoniais nas empresas privadas de atividade pública. É através da contabilidade que podem ser cobradas práticas honestas, legítimas, legais e sábias dos administradores privados e públicos. Para a democracia, as condições de análise e controle proporcionados pela Contabilidade, são essenciais, pois os sócios das empresas e o povo têm o direito de estarem informados a respeito do uso dos recursos entregue á administração, tanto privada como pública. Por isso o prestígio do contador é maior nos países de longa duração democrática.
1. A Perícia Contábil versa sobre todas as operações da entidade ou sobre fatos contábeis específicos, identificados e questionados nos autos de um processo judicial? - e no caso de perícia extrajudicial
A perícia contábil aborda fatos e atos administrativos específicos, com reflexo nos registros contábeis. Isso decorre das próprias questões levadas ao identificado(s) nos autos do processo. Mas pode ocorrer, em certos casos, a necessidade de realizar uma ampla investigação contábil na entidade objeto de perícia. Mesmo assim, sempre haverá uma delimitação do tempo a ser periciado, ou seja, as partes que se confrontam ou o próprio magistrado, haverão de indicar a partir de quando e até quando o exame pericial deve ser feito. Já os casos de perícia extraconjugal seguem, o mesmo critério, ou seja, as partes que contratarem os serviços de perito contador, estabelecerão o que querem que seja examinado e período abarcado pelo trabalho do profissional. 
1. Em que situações profissionais pode atuar do perito-contador? - Comente cada uma. 
Como Perito Judicial, atendendo ás nomeações judiciais com que for honrado, como perito extraconjugal atendendo a contratações com que aquinhoado, como assistente técnico indicado por uma das partes do processo, como consultor de escritórios e advocacia, pelos quais foi contratado, e a quem preta seus serviços especializados, como policial especializado podendo atuar na polícia técnico/científica estadual ou na polícia federal, como árbitro quando partes envolvidas em controvérsias optarem pela justiça arbitral em vez da justiça comum, como professor da disciplina junto ás faculdades de ciências contábeis.
1. Por que o Perito Contador deve dominar a linguagem contábil e redigir muito bem seus laudos?  
Porque mediante a apresentação da peça escrita denominada Laudo pericial contábil que dará a conhecer, às partes envolvidas no processo, suas opiniões técnicas. Abordará os aspectos fundamentais das divergências técnicas suscitadas nos autos do processo. Responderá aos quesitos observando o uso correto da linguagem técnica contábil aplicável a cada caso. O laudo pericial é o produto acabado do perito contador. Portanto é necessário redigi-lo com clareza e simplicidade para que as pessoas envolvidas no processo, geralmente desconhecida de contabilidade, possam, assim mesmo, entendê-lo e dele extrair verdades e as certezas técnicas que procuravam.
5-) Qual é o conceito de Perícia Contábil segundo a NBC TP 01? 
“A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levas a instância decisória elementos d e prova necessários a subsidiar á justa solução do litígio, mediantes laudo pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente”, ou seja, o que for colocado no laudo tem que ter embasamento.

Continue navegando