Buscar

O vírus da Aids está presente desde muito tempo nos macacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O vírus da Aids está presente desde muito tempo nos macacos, sem lhes causar nenhum dano, porém quando passou a atuar no ser humano foi constatado que era altamente letal, atacando principalmente as células de defesa do organismo do homem, deixando o indivíduo desprotegido para várias doenças. Atualmente, a Aids tornou-se um problema endêmico no Brasil, afetando todas as pessoas de diferentes classes sociais, devido principalmente à muitas vezes os indivíduos possuírem o HIV e não terem conhecimento sobre isso, e aliado também a discriminação realizada contra os portadores dessa enfermidade.
	Em primeiro lugar, pode-se citar o fator de muitas vezes as pessoas não saberem que possuem a doença. Casos como o relatado, são cruciais para a disseminação do HIV, pois por esses indivíduos não terem consciência de que estão infectados, já que o vírus pode levar até anos para se manifestar, essas pessoas são muito menos descuidadas, principalmente em relações sexuais, sendo assim podem transmitir o vírus para vários indivíduos com que tenham algum tipo de relação. Outro problema relacionado a isso, é que em muitos casos as pessoas acabam descobrindo a doença já em um estado avançado, o que impossibilita o tratamento para combater a enfermidade, e em muitas vezes os indivíduos acabam morrendo.
	Outro fator importante, é a descriminação sofrida pelos portadores da Aids. Durante os anos da década de 1970, quando a doença estava muito disseminada pelo mundo e não se sabiam às causas nem os possíveis tratamentos para ela, as pessoas evitavam o contato com os doentes, e apesar de já se saber que a Aids não é transmitida pelo ar ou contato com a pele, o preconceito continua até os dias atuais e em consequência disso, muitas vezes os portadores ficam com medo de expor que possuem essa enfermidade, e em decorrência desse fato, acabam algumas vezes não procurando tratamento, o que possivelmente causará graves danos à saúde dos indivíduos. 
	Fica evidente, portanto, que muitas vezes as pessoas possuem a doença, mas não sabem, o gera uma série de problemas, aliado também ao fato do grande preconceito da sociedade contra os portadores de Aids. O governo, deve realizar campanhas nas cidades, através das unidades de saúde, para conscientizar a população sobre a doença e disponibilizar camisinhas e testes para os indivíduos, a fim de que as pessoas possam se prevenir ou descobrirem se possuem a enfermidade. A mídia, através da televisão, internet e jornais deve realizar campanhas incentivando a inclusão dos indivíduos com a doença na sociedade, para que assim possam diminuir o preconceito, e o portador de Aids possa tentar viver de maneira normal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes