A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVA EMPREENDEDORISMO - 3º BIMESTRE

Pré-visualização | Página 1 de 2

A análise SWOT (matriz SWOT ou FOFA) é uma importante ferramenta de planejamento estratégico muito comum entre as empresas que permite uma melhor visão de negócios. É função da análise SWOT: 
RESPOSTA: Analisar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo e as forças e fraquezas presentes no ambiente interno da organização.
· A Análise SWOT é um sistema simples de análise que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação e, devido sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional. Possui o método de gestão para o estudo dos ambientes interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta. Além de avaliar fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de seu planejamento estratégico.
O Business Model Canvas tem se tornado cada vez mais popular no mundo dos negócios devido a sua simplicidade e abrangência. Trata-se uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite o empreendedor esmiuçar uma ideia em várias partes, para que seja possível enxergar o modelo de negócio viável. Com base no conteúdo da unidade 3, leia e identifique as descrições corretas das características do Canvas. 
RESPOSTA: I, II, IV, apenas.
III. O quadro deve ser obrigatoriamente iniciado pelo segmento de clientes para que os resultados do Canvas sejam alcançados. 
· Nem sempre, visto que quem determina isto é a pessoa que irá realizar o canvas. O modelo de Canvas é algo simples e fácil de realizar, sendo um meio criativo e prático para o empreendedor definir seu modelo de negócios sem perder muito tempo.
5. Canvas ou Plano de Negócios? As duas ferramentas podem ser utilizadas pelo empreendedor para desenvolver ou melhorar um empreendimento em andamento, porém cada uma a seu tempo, pois cada ferramenta possui características peculiares que as diferenciam na utilização em um negócio. A partir do texto e do conteúdo estudado sobre as diferenças entre Canvas e Plano de Negócio, leia as afirmações e identifique corretamente as características. 
RESPOSTA: II, III, apenas.
I. Com o Plano de negócios é possível modelar e atualizar o negócio a qualquer momento e sua estrutura permite uma leitura rápida e fácil. 
· Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas, pode ser definido ainda como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucesso desejado, transformando-o num plano de sucesso. Desse modo, um plano de negócios não possui uma estrutura que permite leitura rápida e fácil. O modelo de canvas pode fazer uso de notas adesivas (post-its) com informações, facilitano a visualização todo o negócio, além de poder alterar as partes necessárias de forma fácil e rápida.
 IV. O Canvas demanda um longo tempo para ser elaborado e quase nunca é atualizado. Assinale a alternativa correta: 
· O modelo de Canvas é algo simples e fácil de realizar, sendo um meio criativo e prático para o empreendedor definir seu modelo de negócios sem perder muito tempo.
A proposta de valor de uma empresa ao mercado é composta de um conjunto de atributos que formam sua oferta. Em outras palavras, é a proposta de custos a ser dispendida subtraída dos benefícios ofertados. Assim, as empresas têm de criar proposta de valor cada vez mais agressiva para superar a expectativa do cliente. DAMÁZIO, L. F. et al. É só marketing?. São Paulo: Saraiva, 2019, p.175. Com relação a proposta de valor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Uma única proposta de valor não é suficiente para atender toda a base de clientes, se a empresa atua com segmentos distintos. PORQUE II. Públicos diferentes reagem de forma diferente. Assim, para cada segmento de clientes deve haver uma proposta de valor distinta, ainda que seja pequenas variações, em um ou dois elementos do composto mercadológico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
· O ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização e, que de alguma forma, exercem influência sobre ela. Desse modo, é preciso ficar tento ao o que o seu publico pede e o quanto seria o valor para aquilo, visto que se considerarmos que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo mercado pode-se notar que somente aquelas que conseguirem melhor identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades sofrendo uma menor quantidade de danos e ameaças.
O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma “empresa incubada”, de sensibilizar parceiros e investidores. Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução mais imediatista de sucesso aparente. O plano de negócios pode também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento. A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que: 
Objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.
· Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas, pode ser definido ainda como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucesso desejado, transformando-o num plano de sucesso.
PROVA DISCURSSIVA
6 - Um grupo de 30 artesãos do Litoral do Piauí decidiram montar uma cooperativa para viabilizar a produção e comercialização em maior escala de artesanato do simples ao mais sofisticado para exportar para países europeus. Para testar a viabilidade da ideia os artesãos elaboram o Business Model Canvas na sala de reunião da cooperativa, preencheram o modelo utilizando blocos de papéis tipo post-tis, colando-os nos blocos específicos do BMC, com as ideias que forem sendo dadas. Com base no texto, faça o que se pede a seguir:
Cite e explique três benefícios que o Canvas pode propiciar para planejar e analisar recursos das operações para a sustentabilidade da cooperativa.
· O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. O Business Model Canvas é uma ferramenta muito útil para definir o Modelo de Negócios de uma empresa ou de qualquer projeto em que você for trabalhar. O CANVAS é um meio criativo e prático para o empreendedor definir seu modelo de negócios sem perder muito tempo.
O canvas proporciona uma visão geral de planejamento, sendo simples e fácil, visto que será adicionado segmentos de mercado (Para quem criamos valor? Quem são os nossos clientes mais importantes?), proposta de valor: Que valor proporcionamos aos nossos clientes? Que problemas dos nossos clientes ajudamos a solucionar? Que necessidades dos nossos clientes satisfazemos? Que pacote