Buscar

AP Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2 – A respeito do crescimento populacional microbiano abordado no conteúdo da aula 6 responda:
a – Que alterações ocorrem na célula bacteriana durante o processo de Fissão Binária?
b- Determine o tempo de geração das células de uma cultura de bactérias, cuja população apresentou os seguintes parâmetros para construção da curva de crescimento:
-Quantidade de bactérias no momento do inóculo = 45 células por ml
-Quantidade de bactérias, após três horas de incubação, em condições ideais para o cultivo = 720 células por ml.
a)
. Para que uma bactéria consiga se reproduzir, ela precisa primeiramente crescer, ou seja, aumentar o seu volume através da biossíntese de seu conteúdo celular. Depois que ela duplica o genoma, tem início o processo de separação que origina duas novas células.
 Para que uma bactéria possa alongar-se, ela precisa primeiramente aumentar a dimensão da sua parede celular. Uma das características das células bacterianas é a alta TONICIDADE do seu protoplasma
Durante a etapa de alongamento, ocorre uma intensa biossíntese dos componentes celulares com conseqüente aumento do corpo bacteriano. Este crescimento acontece nas extremidades, e gradualmente a célula vai se tornando mais longa, até completar o septo de separação
b) 4
 De acordo com o tema da Aula 11, responda:
a- Quão importante é o fenômeno da bioluminescência no ambiente marinho?
b- Quais são os seres microbianos responsáveis pela geração do fenômeno perguntado na alternativa "a" acima?
a) A importância da bioluminescência no ambiente marinho ocorre na cadeia alimentar, onde bactérias utilizam fragmentos de qualquer tipo de matéria orgânica como meio de cultura. Com o aumento da massa desses micróbios sua luminescência passa a ser mais notável por peixes e outros organismos, que se vêem atraídos pela luminosidade provinda das bactérias, e se alimentam delas. No interior desses organismos, as bactérias continuam a se reproduzirem até serem evacuadas e servirem de alimento novamente para os organismos.
b) Os seres responsáveis por tal fenômeno são uma molécula chamada luciferina, que é capaz de emitir luz assim que esta molécula é oxidada, e a enzima luciferase, que catalisa essa oxidação
Questão 4 – Em conformidade com o texto do complemento 4 e o conteúdo da aula 11 responda: Que procedimentos um microbiologista deve executar para detectar bactérias, da microbiota humana, associadas à superfície dos dedos da mão?
Esse fenômeno se observa quando expomos uma placa de Petri, contendo meio nutritivo, ao contato com o ar em movimento, durante um período de três a cinco minutos. Nessa caçada às bactérias presentes no ar, é comum se observar o aparecimento de colônias, umas após 24h, outras mais tarde, até 72h. As colônias maiores correspondem às bactérias que têm tempo de geração menor. Já as colônias que aparecem posteriormente, são formadas por bactérias que demoram mais a se duplicar, ou seja, tem tempo de geração maior. Depois da incubação é possível fazer uma análise sobre a diversidade microbiana presente no ar de um ambiente, a partir das colônias de fungos ou bactérias que proliferaram na placa. 
1) O que são interferons e como agem no organismo acometido por uma virose?
Num sistema fechado, como é o corpo humano, no qual a quantidade de nutrientes, como por exemplo a glicose, é mantida em equilíbrio, para que um grupo de células prolifere é necessário que outro ou outros grupos deixem de proliferar. É isso que ocorre no corpo humano, pois a insulina é produzida em doses ínfimas e as células só conseguem internalizar glicose se antes capturarem insulina. Isso você viu nas Aulas 31, 32 e 33 de Bioquímica. Para tanto, precisam sintetizar os receptores para este hormônio e impedir que outras células o capturem. O artifício utilizado pelas células é o seguinte: a célula que primeiro entrar na fase de anabolismo, sintetiza e secreta um grupo de citocinas que tem o nome de INTERFERONS. 
Estes exercem seus efeitos biológicos induzindo as células, às quais se ligam, a retardarem ou paralisarem o processo de síntese protéica que estão executando. assim, em virtude do déficit energético, passam do estado de anabolismo para o de catabolismo. Dessa forma, nem sintetizam seus componentes essenciais, nem traduzem informações contidas em genomas nelas internalizados. 
Fisiologicamente, as células ao liberarem IFN contribuem para que suas vizinhas freiem a síntese protéica e passem para o estado de catabolismo, durante o qual fazem a degradação proteassomal das proteínas neoformadas. Essa situação pode ser facilmente registrada em pessoas que tomam interferon ou naquelas que estão acometidas de uma forte virose. A sensação de mal-estar pode ser assim explicada: as células sensibilizadas pelos interferons reduzem a produção dos seus receptores de superfície e, com isso, deixam de capturar muitos dos produtos que lhe são essenciais.

Outros materiais