Buscar

Procedimentos de Devolução de Mercadorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diante do problema apresentado no contexto:
Descreva de que forma você resolveria essa situação, evidenciando qual o procedimento que você adotaria para atender à necessidade da empresa, ou seja, a devolução da mercadoria.
R: Caso se confirme que a falha ocorreu, o fornecedor será acionado para, em primeiro plano, repor o material em questão e, em seguida, se for o caso, ressarcir os prejuízos causados. Entretanto, qualquer que seja o motivo da devolução, alguns procedimentos são fundamentais para evitar transtornos para a empresa e seus fornecedores. Indica-se, por exemplo, que as reclamações e/ou devoluções de mercadorias, qualquer que seja o motivo, independentemente de providências, sejam devidamente esclarecidas ao fornecedor envolvido por meio do documento comunicação de divergência ou não conformidade. Quando a mercadoria foi efetivamente recebida pelo destinatário, por não ter sido constatada nenhuma inconsistência nas conferências de descarregamento, a nota fiscal será inserida no sistema; e a entrada da mercadoria no estabelecimento e o posterior lançamento no livro de registro contábil serão feitos. Portanto, no momento da saída dessa mercadoria, a título de devolução, deve-se emitir nota fiscal em nome do fornecedor para esse fim.
A devolução com nota fiscal emitida pelo destinatário, ou seja, pela empresa, é realizada da mesma forma que a emissão de uma nota fiscal comum.
Se a empresa utiliza um sistema para emissão de notas, por exemplo, fará o procedimento exatamente igual. O que vai mudar, porém, é a natureza da operação e o CFOP, que deverão indicar o motivo “devolução”. Também deve fazer uma referência, dentro dessa nota fiscal de devolução, da nota fiscal original, informando o número. Por isso é muito importante que a empresa solicite ao cliente a entrega da DANFE. Caso contrário, será mais difícil localizar as informações necessárias para esse procedimento.
Outra maneira de fazer uma nota de devolução é usando a mesma nota fiscal, ou seja, a nota fiscal de compra.
Quando o cliente devolver a nota fiscal junto com a mercadoria, basta que você anote, no seu verso, o motivo da devolução, data e assinatura.
Essa nota fiscal de devolução deverá ser encaminhada para a escrituração e crédito no livro Registro de Entradas. Ela não pode, nunca, ser misturada com as outras notas fiscais de venda.
Explique também qual é a função da devolução.
R: Os procedimentos de devolução consistem em devolver mercadorias após constatadas irregularidades. Isso significa que, após o processo de descarga e das conferências quantitativa e qualitativa, por meio das minuciosas avaliações técnicas e da simultânea confrontação entre mercadorias (físico), nota fiscal (documento) e ordem/pedido de compra, diferentes situações se originam. A operação de devolução, em conformidade com a legislação, objetiva anular os efeitos da operação de compra. Desse modo, deve-se proceder observando o mesmo tratamento tributário vigente na época da saída da mercadoria do estabelecimento fornecedor. Isso significa que a nota fiscal de devolução sempre deve ser emitida da mesma maneira como foi emitida a nota fiscal de origem.

Outros materiais