Buscar

Resumo - Fatos sociais-Durkheim

Prévia do material em texto

Fatos sociais
1. O que é um fato social?
· Definição: não é algo generalizado, apresenta algumas características específicas, é um fato que consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao próprio individuo, é dotados de um poder coercivo e possui as seguintes características :
· exterioridade
· ação coerciva
· generalidade     
· Nem todos os acontecimentos humanos são considerados fatos sociais.
· A ação coerciva acontece por vontade própria ou não, quando não resistimos a ela é pouco notada, no entanto, quando passamos a resistir ou viola-la ela é imposta. Pode ser de forma direta ou indireta, violenta ou não.
· " se tento violar as regras do direito, elas reagem contra mim de modo a impedir o meu ato, se ainda for possível, ou a anulá-lo e a restabelecê-lo sob a sua forma normal [...]".
· " a consciência publica reprime todos os atos que as ofendem, através da vigilância que exerce sobre a conduta dos cidadãos e das penas especiais de que dispõe.".
· Os fatos sociais podem está presentes tanto em lugares com organização definida, como locais jurídicos, econômicos e etc como também de forma mais aberta nas chamadas correntes sociais.
· Muitos dos fatos sociais não demostram nenhuma coerção sobre o indivíduo e este desacredita da sua existência, mas no momento em que tenta se afastar ela se afirma sob o indivíduo.
· "estamos então a ser vítimas de uma ilusão que nos faz acreditar termos sido nós quem fizemos aquilo que nos é imposto.".
· Os indivíduos que sozinhos não demostravam opiniões e gestos agressivos, quando unidos são capazes de gestos agressivos, o mesmo acontece com opiniões.
· Somente a generalidade de um acontecimento não é suficiente para o tornar um fato social, ele existe independente das formas individuais.
· " é um produto das ações e reações das consciências individuais.".

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes