Buscar

Atenção à Saúde da Pessoa e Família em Situação de Risco

Prévia do material em texto

Atenção à Saúde da Pessoa e Família em Situação de Risco
Curso: Enfermagem. Período: 5º Noite II
Prof. Marianna Rodrigues 
Aluno: Jones Danilo Souza da Silva
Artigo resumo: 
 
GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES CARDIOLÓGICAS: PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊN-CIAS PARA TOMADA DE DECISÕES
 O gerenciamento em Enfermagem pode ser definido como um processo de coordenação do trabalho dos membros da organização e de alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. E podemos definir como unidade cardiológica, é a unidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. Os Enfermeiros que gerenciam uma unidade cardiológica, precisa saber e aplicar a implementação de saberes, como saber-saber, saber-fazer, saber-estar e saber-gerenciar, para o alcance dos objetivos propostos. 
 O artigo relata a vivencia da enfermagem no processo gerencial, deste as dificuldades recorrentes ate a superação dessas dificuldades. Um ponto a ser observado, seria a capacitação, a busca pelo conhecimento para poder atuar nessa unidade, já que é algo bem especifico. O Enfermeiro/a deve se especializar para poder atuar com total segurança, e minimizar os possíveis erros que possam existir em seu gerenciamento, já que o mesmo vai estar qualificado a atuar, gerenciar, organizar e por em pratica de forma efetiva, para melhor atuação na unidade e no setor. 
 O processo de gerenciamento de uma unidade especializados em Cardiologia é complexo, e envolve diversos aspectos relevantes para assistência à saúde, o Enfermeiro/a como gerente deve ter conhecimentos e habilidade pratica para resolução de imediato, havendo uma visão geral e a mente clara, para poder atuar com um diferencial, e poder tratar do ser paciente e de sua saúde com êxito.
 Para um bom gerenciamento, existem diversas estratégias de como pode ser aplicada de forma mais eficaz, porém cada uma dessas formas foi estudada, testada e aprovada, para assim poderem ser usadas em vários sistemas de gerenciamento. Mas para que o Enfermeiro/a possam utilizar em seu meio de trabalho, o mesmo precisa ter o conhecimento teórico para poder utilizar em sua pratica diária.

Outros materiais