A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Princípios Jurídicos nas Organizações -Atividade Objetiva 1 dissertativa

Pré-visualização | Página 1 de 1

Leia o texto a seguir:
Focalizando, porém, a questão sob o prisma particular que estamos considerando, podemos dizer que fato jurídico é todo e qualquer fato que, na vida social, venha a corresponder ao modelo de comportamento ou de organização configurado por uma ou mais normas de direito. O fato jurídico, em suma, repete, no plano dos comportamentos efetivos, aquilo que genericamente está enunciado no modelo normativo.
(...)
Outras vezes, o fato não é mero acontecimento natural, mas, ao contrário, algo que se prende à deliberação volitiva do homem, à qual a norma jurídica confere consequências de direito, tais como as de constituir, modificar ou extinguir uma "relação jurídica", ou mais amplamente, uma "situação jurídica".
A teoria dos fatos e atos jurídicos é comum, quanto aos princípios gerais, a todos os domínios do Direito, sendo compreensível que a sua disciplina seja feita no Código Civil, por ser a sede do Direito comum, sem prejuízo, é claro, da existência de requisitos peculiares aos diversos setores de sua aplicação.
(REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 25a ed. São Paulo: Saraiva, 2001, pp. 180 e 190)
Considerando a leitura do texto acima, indique a qual categoria de fatos e atos jurídicos pertencem as hipóteses abaixo apresentadas e justifique sua resposta:
a) criança compra um pacote de figurinhas na banca de jornal
b) pagamento de seguro em razão de perda total de veículo devido a uma enchente
c) contrato de compra e venda de imóvel
d) cirurgia de cérebro realizada por médico especialista em estômago, que deixa o paciente com sequelas
e) maioridade aos 18 anos
Sua Resposta:
As pessoas ao desenvolverem suas atividades na civilização podem com suas atitudes gerar consequências jurídicas.
Essas atitudes juridicamente relevantes são dominadas  fatos jurídicos.
Os fatos jurídicos em sentido amplo podem ser divididos em fatos jurídicos naturais (sentido estrito) e fatos jurídicos humanos (sentidos amplo).
Os fatos jurídicos naturais, também  denominados fatos jurídicos em sentido estrito, que são as situações sociais juridicamente relevantes que decorrem em regras, da própria natureza, sem intervenção humana .

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.