Buscar

Avaliação de Pesquisa (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metrologia
Aluno (a): 
Data: / /
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
1. Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
2. Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
3. Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
4. As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
5. Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
6. Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
7. O que é um sistema de medição, quais são as maneiras e as defina?
É a coleção de instrumentos ou dispositivos de medição, padrões, operações, métodos, dispositivos de fixação, software, pessoal, ambiente e premissas utilizadas para quantificar a unidade de medição ou corrigir a avaliação de uma característica sendo medida; o processo completo para obter medições.
8. Na prática, toda medição está sujeita a erros. O erro de uma medição pode ser definido como a diferença entre o valor medido de uma grandeza e um valor de referência (valor verdadeiro). Usualmente, o erro tem duas componentes. Quais são e os defina.
O erro sistemático é igual ao erro subtraído do erro aleatório. Tal como o valor verdadeiro, o erro sistemático e as suas causas não podem ser completamente
9. O que é paquímetro e para que serve?
O paquímetro é um instrumento utilizado por diversos profissionais para medir com precisão objetos pequenos, como parafusos e roscas, a profundidade de furos, rasgos e buracos, além de outras medidas. O paquímetro é capaz de realizar quatro tipos diferentes de medidas: interna, externa, profundidade e ressalto.
10. Uma medida pode ser dita exata?
A medida é dita exata (ou com acurácia) quando se aproxima satisfatoriamente do valor real dado por um padrão, logo, uma medida exata ou acurada tem um “compromisso” com a verdade.
11. O que é Variância permite avaliar e qual é a sua fórmula?
Para calcular essa variância, precisamos calcular o quão distante cada observação está em relação à média do grupo, para todas as 40 observações. Tecnicamente é a soma dos desvios ao quadrado da diferença de cada observação em relação à média do grupo, dividido pelo s GL do erro.
12. Defina o que são Grandezas físicas? Detalhe.
Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos. ... Nesse exemplo em questão, a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.
13. Um engenheiro mecânico deseja saber o valor da resistência à tração de um material metálico. Para isso, realiza um ensaio de tração em uma máquina de ensaios universal, mas não tem certeza sobre a exatidão desse sistema de medição. Para ter uma ideia da exatidão associada ao valor medido, o engenheiro realiza a instrumentação do corpo de prova. Depois de executar o ensaio, a máquina de ensaios indica o valor de 725,97 MPa para a resistência à tração do corpo de prova. Em seguida, o engenheiro verifica que a instrumentação indica um valor de referência de 725,36 MPa para o mesmo corpo de prova. Qual o erro associado ao valor medido? A máquina de ensaios universal tem boa exatidão? Utilizando a Equação 2 e adotando o valor do corpo de prova instrumentado como valor de referência, temos:
Para isso, realiza um ensaio de tração em uma máquina de ensaios universal, mas não tem certeza sobre a exatidão desse sistema de medição
Resistência mecânica é a capacidade que um material tem de suportar ... Quando se realiza ensaio de tração, podem ocorrer duas deformações.
14. Podemos classificar a relação entre precisão e acurácia para um conjunto de dados. Conceitue todos eles.
Entendendo sobre acurácia e precisão
Resultados com boa precisão possuem menor variação de valores (pontos mais próximos). Precisão está diretamente ligada com a dispersão da distribuição das observações. ... Já a acurácia está relacionada com o erro aleatório e sistemático, englobando também os conceitos de precisao
15. Pesquise como surgiu o Sistema Internacional de Medidas e cite os principais.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.
16. Defina o que é o emprego do sistema métrico decimal e detalhe as principais medidas.
O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL é parte integrante do Sistema de Medidas. É adotado no Brasil tendo como unidade fundamental de medida o metro. O Sistema de Medidas é um conjunto de medidas usado em quase todo o mundo, visando padronizar as formas de medição. ... Cada um, desta forma, tinha seus próprios métodos de medição.
Avaliação de Pesquisa: Metrologia

Outros materiais