Buscar

Debate com profissionais do SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Kamila França Pimentel 
Debate com profissionais sobre a inserção do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde (SUS).
 No dia 19 de abril, tivemos um debate com os profissionais, no qual a Palestrante Isabela Pacheco elucidou um pouco sobre a atuação do cirurgião dentista, sobre os demais âmbitos que ele participa ativamente. Outrossim, também teve a palestra da Luiza, a qual é uma gestora e falou sobre a atuação do cirurgião dentista como um gestor.
 A primeira palestrante foi a Dra. Isabela Pacheco, a qual falou sobre o posto de saúde Frei Tito, na comunidade Caça e Pesca , local onde ela atua, o local possui na saúde bucal 4 dentistas, 2 auxiliares, 1 técnica e 1 consultório com 3 cadeiras odontológicas. Na atuação existe atividades clínicas e atividades extra clinicas, as quais vão além do consultório odontológico .
 Em verdade, para o paciente que deseja um atendimento odontológico existem dois tipos de acolhimento, o de grupo preferencial - o qual abrange gestantes e seus bebês até os 2 anos, idosos, pacientes especiais, hipertensos).
 De fato, a atuação do cirurgião dentista é bem abrangente, pois é sempre necessário ver o paciente como um todo e atende-lo da melhor forma possível. Nessa perspectiva, ele pode atuar na administração do consultório( produção, manutenção de equipamentos, consumo médio), regulação (controle de demanda reprimida, exames especializados, regula e encaminha para a atenção secundária e terciária), atividades educativas (espaços sociais), programas de saúde a escola, organização em grupos de gestantes, hipertensos e diabetes, escovação supervisionada e ATF, visitas domiciliares para pacientes acamados e pacientes especiais, preceptorias, testes rápidos ( HIV, sífilis e exames no posto), eventos (fórum da mulher , campanhas de vacina, dia das crianças), epidemiologias( indicadores da saúde bucal), programa de leitura compartilhada.
 Destarte, a atuação do cirurgião dentista se estendeu após sua inserção na estratégia de saúde a família, tal fato deu uma área de abrangência maior, pois antes o profissional estava atuando mais ativamente no setor privado, em clínicas ( REIS et al., 2015).
 Ademais, a palestrante Dra. Luiza elucidou uma frase , a qual foi bastante impactante durante a palestra ‘’ Estar na gestão do SUS é um dos maiores desafios poderia enfrentar’’. De fato, são diversas as funções dos gestores, como o propósito de financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira; promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais; reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a equidade.(CARVALHO et al., 2016). Dessa forma, todas essas atividades tem que ser realizadas e em uma boa parte do tempo com verbas baixíssimas. 
 Em suma, tais palestras foram enriquecedoras para o nosso conhecimento de abrangência profissional, o qual nos possibilita uma visão abrangente sobre nossa futura atuação. 
Referências:
Palestra da Dra. Isabela Pacheco e Dra. Luiza.
Reis W.G.; Scherer M.D.A; Carcereri D.L. O trabalho do Cirurgião-Dentista na Atenção Primária à Saúde: entre o prescrito e o real. Saúde Debate. v. 39, n. 104, p. 56-64, 2015.
Carvalho R.R.S.; Jorge M.S.B.; Serapioni M.; Morais J.B. ; Caminha E.C.C.R. Programa Pesquisa para o SUS: desafios para aplicabilidade na gestão e serviços de saúde do Ceará. Saúde Debate. , v. 40, n. 110, p. 53-63, 2016.

Outros materiais

Outros materiais