Buscar

América Colonial - Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância (AD)
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o texto abaixo:
As expedições que foram para a América durante os primeiros anos da colonização espanhola precisavam obter a autorização da Coroa Espanhola na chamada ‘Casa de Contratación’, que ficava na cidade de Sevilha. 
De acordo com a esta afirmativa, e com base nos estudos realizados, pesquise e desenvolva um texto, entre 20 e 30 linhas, descrevendo quais as funções e o papel da Casa de Contratação no sistema administrativo da América Colonial Espanhola.
	Para estabelecer um controle nos moldes mercantilistas de exploração e aproveitar a abundância de metais preciosos do novo mundo, os espanhóis acabaram por montar um sistema colonial complexo, com a classificação das colônias como vice-reinos e capitanias gerais. Na Espanha criaram a Casa de Contrataçión e o Conselho das Índias.
	Quando os Reis Católicos Fernando de Aragon e Isabel de Castela observaram que a descoberta de Cristovão Colombo era muito maior do que ele imaginava, resolveram criar a Casa de Contratación. 
A cidade de Sevilha foi escolhida como sede por possuir uma localização estratégica, ser mais bem protegida, possuir melhor infraestrutura e acesso ao Oceano Atlântico através do Rio Guadalquivir. 
Foi fundada em 20 de janeiro de 1503 e contava apenas com três funcionários, sendo um administrador, um tesoureiro e um contador, porém com o rápido crescimento dos negócios, chegou a ter mais de 110 funcionários.
	Suas principais funções eram o controle de passageiros que iam e vinham das Índias; fiscalização do comércio, através do sistema de porto único, Sevilha na Espanha e na América somente pelos portos de Vera Cruz, Porto Belo e Cartagena; a cobrança do quinto real, ou seja, 20% do que era arrecadado de todas as transações comerciais eram destinados à Coroa; e a difusão do conhecimento de náutica e navegação, na qual a experiência e os ensinamentos teóricos dos melhores navegadores eram transmitidos a outros navegadores menos experientes, sendo criado o cargo de piloto mayor que chegou a ser ocupado por nomes como Américo Vespúcio, Juan de Solís e Sebastian Cabot.
	No ano de 1717, devido ao impulsionamento do comércio a níveis internacionais, a sedimentação do porto de Sevilha e aos novos navios serem muito grandes para navegar no Rio Guadalquivir, o Rei Felipe V transferiu a Casa de Contratación para Cádiz tendo sido designado como seu primeiro presidente José Potiño.
	A Casa de Contratación contribuiu para o desenvolvimento da administração colonial da Espanha, pois tornou-se o modelo administrativo mais importante da modernidade.
	O decreto do Livre Comércio de 1765 e o Regulamento de Livre Comércio de 1778 permitiram a abertura de novos portos peninsulares para o comércio com a América acabando com o monopólio espanhol e levando ao fechamento da Casa de Contratación em 1790.

Outros materiais