Buscar

Redação impactos ambientais no planeta e ação humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o fragmento de texto abaixo:
O Brasil, assim como qualquer país do mundo, enfrenta ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.
 Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter meramente motivador, redija uma dissertação sobre o seguinte tema:
IMPACTOS AMBIENTAIS NO PLANETA E AÇÃO HUMANA: PROBLEMAS, DESAFIOS E SOLUÇÕES
Ao elaborar seu texto, aborde necessariamente os seguintes tópicos: 
• O conceito de sustentabilidade ambiental e sua importância para a preservação do planeta;
 • Impactos ambientais decorrentes da ação humana e seus principais efeitos no curto e no longo prazo;
 • Propostas de intervenção para reduzir os impactos e seus efeitos.
A forma com que os seres humanos utilizam os recursos, naturais, para suprir as próprias necessidades e garantir que haja recursos para as próximas gerações, é denominada de sustentabilidade ambiental. O uso controlado desses recursos gera grandes impactos positivos, uma vez que o desperdício é um dos maiores problemas ambientais. Para tanto, tal conceito precisa ser disseminado por todo o planeta, buscando uma conscientização que traga mudanças, visando a preservação do planta.
Os impactos gerados pelo mau uso das riquezas naturais causam severas consequências aos seres humanos. Como visto no Distrito Federal (ente federativo do Brasil), onde ouve racionamento de água, após seus dois principais reservatórios atingirem níveis críticos, nos anos de 2017 e 2018. Nem todos os efeitos são sentidos a curto prazo, e isso faz com que a sociedade não leve em consideração possíveis reflexos a longo prazo, por vezes, tidos como irreversíveis ou de difícil reversão.
Dito isso, é imprescindível a participação em conjunto da sociedade, dos países e de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). A criação de normas que regulamentem a utilização dos recursos naturais em grandes empresas e em sociedades agrícolas. A fiscalização quanto ao uso diário da sociedade. Campanhas educativas, que busquem conscientizar sobre a forma correta de utilizá-los e os riscos causados pelo mau uso. São algumas das formas de reduzir os desperdícios e consequentemente seus efeitos e impactos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais